Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lúcia
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lopes, Ana Isabel, Welch, Graça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/303
Resumo: O nosso envolvimento na concepção curricular e na leccionação de disciplinas do Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Ensino Precoce das Línguas Estrangeiras (EPLE), que funcionou na Escola Superior de Educação (ESE) de Leiria nos anos lectivos de 1999/2000 e 2000/2001, despertou-nos o interesse em conhecer a situação do ensino das LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (LE) nos Jardins de Infância e escolas do 1.º ciclo do EB, da área de influência da ESE de Leiria. Interessava-nos saber que instituições estavam envolvidas neste projecto e de que forma o estavam a implementar. Com este trabalho propomo-nos fazer uma breve caracterização sobre algumas questões curriculares e metodológicas que se prendem com a iniciação à Língua Estrangeira (LE) nos Jardins de Infância e nas escolas do 1.º ciclo do EB, da área de influência da ESE de Leiria. Para o efeito construímos um questionário que foi enviado às Comissões Executivas Instaladoras dos diferentes agrupamentos e, no caso das escolas não organizadas em agrupamentos, às Delegações Escolares da área do CAE de Leiria e do Oeste. Os dados recolhidos reportam-se ao ano lectivo de 1999/2000.
id RCAP_644e8af5069e27b8bfd319fa3f54a5c4
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/303
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curricularesEnsino de línguasLíngua inglesaEnsino básicoJardim de infânciaO nosso envolvimento na concepção curricular e na leccionação de disciplinas do Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Ensino Precoce das Línguas Estrangeiras (EPLE), que funcionou na Escola Superior de Educação (ESE) de Leiria nos anos lectivos de 1999/2000 e 2000/2001, despertou-nos o interesse em conhecer a situação do ensino das LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (LE) nos Jardins de Infância e escolas do 1.º ciclo do EB, da área de influência da ESE de Leiria. Interessava-nos saber que instituições estavam envolvidas neste projecto e de que forma o estavam a implementar. Com este trabalho propomo-nos fazer uma breve caracterização sobre algumas questões curriculares e metodológicas que se prendem com a iniciação à Língua Estrangeira (LE) nos Jardins de Infância e nas escolas do 1.º ciclo do EB, da área de influência da ESE de Leiria. Para o efeito construímos um questionário que foi enviado às Comissões Executivas Instaladoras dos diferentes agrupamentos e, no caso das escolas não organizadas em agrupamentos, às Delegações Escolares da área do CAE de Leiria e do Oeste. Os dados recolhidos reportam-se ao ano lectivo de 1999/2000.Escola Superior de Educação de LeiriaIC-OnlineOliveira, LúciaLopes, Ana IsabelWelch, Graça2010-07-29T15:25:56Z2005-012005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/303porOLIVEIRA, Lúcia; LOPES, Ana Isabel; Welch, Graça - Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curriculares. Educação & Comunicação. N.º 8 (Jan. 2005), p. 183-211.0874-6346info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:40:57Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:23.347515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curriculares
title Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curriculares
spellingShingle Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curriculares
Oliveira, Lúcia
Ensino de línguas
Língua inglesa
Ensino básico
Jardim de infância
title_short Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curriculares
title_full Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curriculares
title_fullStr Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curriculares
title_full_unstemmed Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curriculares
title_sort Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curriculares
author Oliveira, Lúcia
author_facet Oliveira, Lúcia
Lopes, Ana Isabel
Welch, Graça
author_role author
author2 Lopes, Ana Isabel
Welch, Graça
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lúcia
Lopes, Ana Isabel
Welch, Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Língua inglesa
Ensino básico
Jardim de infância
topic Ensino de línguas
Língua inglesa
Ensino básico
Jardim de infância
description O nosso envolvimento na concepção curricular e na leccionação de disciplinas do Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Ensino Precoce das Línguas Estrangeiras (EPLE), que funcionou na Escola Superior de Educação (ESE) de Leiria nos anos lectivos de 1999/2000 e 2000/2001, despertou-nos o interesse em conhecer a situação do ensino das LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (LE) nos Jardins de Infância e escolas do 1.º ciclo do EB, da área de influência da ESE de Leiria. Interessava-nos saber que instituições estavam envolvidas neste projecto e de que forma o estavam a implementar. Com este trabalho propomo-nos fazer uma breve caracterização sobre algumas questões curriculares e metodológicas que se prendem com a iniciação à Língua Estrangeira (LE) nos Jardins de Infância e nas escolas do 1.º ciclo do EB, da área de influência da ESE de Leiria. Para o efeito construímos um questionário que foi enviado às Comissões Executivas Instaladoras dos diferentes agrupamentos e, no caso das escolas não organizadas em agrupamentos, às Delegações Escolares da área do CAE de Leiria e do Oeste. Os dados recolhidos reportam-se ao ano lectivo de 1999/2000.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01
2005-01-01T00:00:00Z
2010-07-29T15:25:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/303
url http://hdl.handle.net/10400.8/303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Lúcia; LOPES, Ana Isabel; Welch, Graça - Ensino precoce de línguas estrangeiras : algumas práticas curriculares. Educação & Comunicação. N.º 8 (Jan. 2005), p. 183-211.
0874-6346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Leiria
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Leiria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136949619916800