Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rui Miguel Filipe da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18843
Resumo: Este documento serve de resumo e apreciação do processo formativo desenvolvido no decorrer do estágio pedagógico. Esta abordagem, crítica e reflexiva, tem como objetivo fundamental demonstrar e comprovar a análise elaborada às diversas atividades desenvolvidas na escola, enquanto professor. Deste modo, serão analisadas todas as áreas de intervenção do professor estagiário. O estágio constitui uma etapa de aprendizagem e crescimento imprescindível a qualquer profissional, habilitando-o a desempenhar as funções propostas. A experimentação das diversas tarefas e áreas de intervenção do professor na escola, bem como as competências de responsabilidade, criatividade e autonomia a elas associadas, permitem um desenvolvimento de habilitações pessoais e profissionais muito suportado e sustentado. O professor é constantemente obrigado a crescer e evoluir, sendo permanentemente exposto à necessidade de mobilizar os seus conhecimentos, “skills” e aptidões, dando resposta às necessidades dos alunos e potenciando o seu conhecimento. Assim, se compreende a preponderância e afinidade das variáveis aprender e ensinar a que o docente está constantemente sujeito para um desenvolvimento harmonioso das suas funções. Este trabalho e envolvimento, de constante reflexão e partilha, funciona como impulsionador do desenvolvimento pessoal e profissional do professor estagiário, fomentando a aquisição de inúmeras competências fulcrais para o seu futuro.
id RCAP_645605d7b2888001fa874210fa2165ac
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18843
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama BarrosAvaliação formativaEducação físicaEstágio pedagógicoFeedbackInclusãoIntegraçãoProcesso ensino-aprendizagemProfessor estagiárioReflexãoRetenção escolarFeedbackFormative evaluationInclusion IntegrationIntegrationPedagogical internshipPhysical educationReflectionSchool retentionTeacher traineeTeaching-earning processDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste documento serve de resumo e apreciação do processo formativo desenvolvido no decorrer do estágio pedagógico. Esta abordagem, crítica e reflexiva, tem como objetivo fundamental demonstrar e comprovar a análise elaborada às diversas atividades desenvolvidas na escola, enquanto professor. Deste modo, serão analisadas todas as áreas de intervenção do professor estagiário. O estágio constitui uma etapa de aprendizagem e crescimento imprescindível a qualquer profissional, habilitando-o a desempenhar as funções propostas. A experimentação das diversas tarefas e áreas de intervenção do professor na escola, bem como as competências de responsabilidade, criatividade e autonomia a elas associadas, permitem um desenvolvimento de habilitações pessoais e profissionais muito suportado e sustentado. O professor é constantemente obrigado a crescer e evoluir, sendo permanentemente exposto à necessidade de mobilizar os seus conhecimentos, “skills” e aptidões, dando resposta às necessidades dos alunos e potenciando o seu conhecimento. Assim, se compreende a preponderância e afinidade das variáveis aprender e ensinar a que o docente está constantemente sujeito para um desenvolvimento harmonioso das suas funções. Este trabalho e envolvimento, de constante reflexão e partilha, funciona como impulsionador do desenvolvimento pessoal e profissional do professor estagiário, fomentando a aquisição de inúmeras competências fulcrais para o seu futuro.This document is a summary and appreciation of the process developed during the internship. This critical and reflexive approach has as fundamental objective to demonstrate the elaborated analysis to the activities developed in the school. In this way, all areas of intervention of the trainee teacher will be analyzed. The internship is a stage of learning and growth essential to any professional, enabling him to perform the proposed functions. The experimentation of the diverse tasks and areas of intervention, as well as the skills of responsibility, creativity and autonomy associated to them, allow a development of personal and professional qualifications very supported and sustained. The teacher is constantly obliged to grow and evolve, being permanently exposed to the need to mobilize their knowledge, skills and aptitudes, responding to the needs of the students and enhancing their knowledge. Thus, one understands the preponderance and affinity of the variables to learn and to teach to which the teacher is constantly subject for a harmonious development of their functions. This work and involvement, of constant reflection and sharing, works as a driver of the personal and professional development of the trainee teacher, fostering the acquisition of innumerable core competences for his future.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Rui Miguel Filipe da2019-11-25T15:39:26Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18843TID:202303217porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:49.895377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros
Silva, Rui Miguel Filipe da
Avaliação formativa
Educação física
Estágio pedagógico
Feedback
Inclusão
Integração
Processo ensino-aprendizagem
Professor estagiário
Reflexão
Retenção escolar
Feedback
Formative evaluation
Inclusion Integration
Integration
Pedagogical internship
Physical education
Reflection
School retention
Teacher trainee
Teaching-earning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros
author Silva, Rui Miguel Filipe da
author_facet Silva, Rui Miguel Filipe da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Nuno Miguel da Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rui Miguel Filipe da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Educação física
Estágio pedagógico
Feedback
Inclusão
Integração
Processo ensino-aprendizagem
Professor estagiário
Reflexão
Retenção escolar
Feedback
Formative evaluation
Inclusion Integration
Integration
Pedagogical internship
Physical education
Reflection
School retention
Teacher trainee
Teaching-earning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Avaliação formativa
Educação física
Estágio pedagógico
Feedback
Inclusão
Integração
Processo ensino-aprendizagem
Professor estagiário
Reflexão
Retenção escolar
Feedback
Formative evaluation
Inclusion Integration
Integration
Pedagogical internship
Physical education
Reflection
School retention
Teacher trainee
Teaching-earning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Este documento serve de resumo e apreciação do processo formativo desenvolvido no decorrer do estágio pedagógico. Esta abordagem, crítica e reflexiva, tem como objetivo fundamental demonstrar e comprovar a análise elaborada às diversas atividades desenvolvidas na escola, enquanto professor. Deste modo, serão analisadas todas as áreas de intervenção do professor estagiário. O estágio constitui uma etapa de aprendizagem e crescimento imprescindível a qualquer profissional, habilitando-o a desempenhar as funções propostas. A experimentação das diversas tarefas e áreas de intervenção do professor na escola, bem como as competências de responsabilidade, criatividade e autonomia a elas associadas, permitem um desenvolvimento de habilitações pessoais e profissionais muito suportado e sustentado. O professor é constantemente obrigado a crescer e evoluir, sendo permanentemente exposto à necessidade de mobilizar os seus conhecimentos, “skills” e aptidões, dando resposta às necessidades dos alunos e potenciando o seu conhecimento. Assim, se compreende a preponderância e afinidade das variáveis aprender e ensinar a que o docente está constantemente sujeito para um desenvolvimento harmonioso das suas funções. Este trabalho e envolvimento, de constante reflexão e partilha, funciona como impulsionador do desenvolvimento pessoal e profissional do professor estagiário, fomentando a aquisição de inúmeras competências fulcrais para o seu futuro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-11-25T15:39:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18843
TID:202303217
url http://hdl.handle.net/10400.5/18843
identifier_str_mv TID:202303217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131130141605888