Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18843 |
Resumo: | Este documento serve de resumo e apreciação do processo formativo desenvolvido no decorrer do estágio pedagógico. Esta abordagem, crítica e reflexiva, tem como objetivo fundamental demonstrar e comprovar a análise elaborada às diversas atividades desenvolvidas na escola, enquanto professor. Deste modo, serão analisadas todas as áreas de intervenção do professor estagiário. O estágio constitui uma etapa de aprendizagem e crescimento imprescindível a qualquer profissional, habilitando-o a desempenhar as funções propostas. A experimentação das diversas tarefas e áreas de intervenção do professor na escola, bem como as competências de responsabilidade, criatividade e autonomia a elas associadas, permitem um desenvolvimento de habilitações pessoais e profissionais muito suportado e sustentado. O professor é constantemente obrigado a crescer e evoluir, sendo permanentemente exposto à necessidade de mobilizar os seus conhecimentos, “skills” e aptidões, dando resposta às necessidades dos alunos e potenciando o seu conhecimento. Assim, se compreende a preponderância e afinidade das variáveis aprender e ensinar a que o docente está constantemente sujeito para um desenvolvimento harmonioso das suas funções. Este trabalho e envolvimento, de constante reflexão e partilha, funciona como impulsionador do desenvolvimento pessoal e profissional do professor estagiário, fomentando a aquisição de inúmeras competências fulcrais para o seu futuro. |
id |
RCAP_645605d7b2888001fa874210fa2165ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18843 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama BarrosAvaliação formativaEducação físicaEstágio pedagógicoFeedbackInclusãoIntegraçãoProcesso ensino-aprendizagemProfessor estagiárioReflexãoRetenção escolarFeedbackFormative evaluationInclusion IntegrationIntegrationPedagogical internshipPhysical educationReflectionSchool retentionTeacher traineeTeaching-earning processDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste documento serve de resumo e apreciação do processo formativo desenvolvido no decorrer do estágio pedagógico. Esta abordagem, crítica e reflexiva, tem como objetivo fundamental demonstrar e comprovar a análise elaborada às diversas atividades desenvolvidas na escola, enquanto professor. Deste modo, serão analisadas todas as áreas de intervenção do professor estagiário. O estágio constitui uma etapa de aprendizagem e crescimento imprescindível a qualquer profissional, habilitando-o a desempenhar as funções propostas. A experimentação das diversas tarefas e áreas de intervenção do professor na escola, bem como as competências de responsabilidade, criatividade e autonomia a elas associadas, permitem um desenvolvimento de habilitações pessoais e profissionais muito suportado e sustentado. O professor é constantemente obrigado a crescer e evoluir, sendo permanentemente exposto à necessidade de mobilizar os seus conhecimentos, “skills” e aptidões, dando resposta às necessidades dos alunos e potenciando o seu conhecimento. Assim, se compreende a preponderância e afinidade das variáveis aprender e ensinar a que o docente está constantemente sujeito para um desenvolvimento harmonioso das suas funções. Este trabalho e envolvimento, de constante reflexão e partilha, funciona como impulsionador do desenvolvimento pessoal e profissional do professor estagiário, fomentando a aquisição de inúmeras competências fulcrais para o seu futuro.This document is a summary and appreciation of the process developed during the internship. This critical and reflexive approach has as fundamental objective to demonstrate the elaborated analysis to the activities developed in the school. In this way, all areas of intervention of the trainee teacher will be analyzed. The internship is a stage of learning and growth essential to any professional, enabling him to perform the proposed functions. The experimentation of the diverse tasks and areas of intervention, as well as the skills of responsibility, creativity and autonomy associated to them, allow a development of personal and professional qualifications very supported and sustained. The teacher is constantly obliged to grow and evolve, being permanently exposed to the need to mobilize their knowledge, skills and aptitudes, responding to the needs of the students and enhancing their knowledge. Thus, one understands the preponderance and affinity of the variables to learn and to teach to which the teacher is constantly subject for a harmonious development of their functions. This work and involvement, of constant reflection and sharing, works as a driver of the personal and professional development of the trainee teacher, fostering the acquisition of innumerable core competences for his future.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Rui Miguel Filipe da2019-11-25T15:39:26Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18843TID:202303217porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:49.895377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros Silva, Rui Miguel Filipe da Avaliação formativa Educação física Estágio pedagógico Feedback Inclusão Integração Processo ensino-aprendizagem Professor estagiário Reflexão Retenção escolar Feedback Formative evaluation Inclusion Integration Integration Pedagogical internship Physical education Reflection School retention Teacher trainee Teaching-earning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Gama Barros |
author |
Silva, Rui Miguel Filipe da |
author_facet |
Silva, Rui Miguel Filipe da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Nuno Miguel da Silva Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rui Miguel Filipe da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação formativa Educação física Estágio pedagógico Feedback Inclusão Integração Processo ensino-aprendizagem Professor estagiário Reflexão Retenção escolar Feedback Formative evaluation Inclusion Integration Integration Pedagogical internship Physical education Reflection School retention Teacher trainee Teaching-earning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Avaliação formativa Educação física Estágio pedagógico Feedback Inclusão Integração Processo ensino-aprendizagem Professor estagiário Reflexão Retenção escolar Feedback Formative evaluation Inclusion Integration Integration Pedagogical internship Physical education Reflection School retention Teacher trainee Teaching-earning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Este documento serve de resumo e apreciação do processo formativo desenvolvido no decorrer do estágio pedagógico. Esta abordagem, crítica e reflexiva, tem como objetivo fundamental demonstrar e comprovar a análise elaborada às diversas atividades desenvolvidas na escola, enquanto professor. Deste modo, serão analisadas todas as áreas de intervenção do professor estagiário. O estágio constitui uma etapa de aprendizagem e crescimento imprescindível a qualquer profissional, habilitando-o a desempenhar as funções propostas. A experimentação das diversas tarefas e áreas de intervenção do professor na escola, bem como as competências de responsabilidade, criatividade e autonomia a elas associadas, permitem um desenvolvimento de habilitações pessoais e profissionais muito suportado e sustentado. O professor é constantemente obrigado a crescer e evoluir, sendo permanentemente exposto à necessidade de mobilizar os seus conhecimentos, “skills” e aptidões, dando resposta às necessidades dos alunos e potenciando o seu conhecimento. Assim, se compreende a preponderância e afinidade das variáveis aprender e ensinar a que o docente está constantemente sujeito para um desenvolvimento harmonioso das suas funções. Este trabalho e envolvimento, de constante reflexão e partilha, funciona como impulsionador do desenvolvimento pessoal e profissional do professor estagiário, fomentando a aquisição de inúmeras competências fulcrais para o seu futuro. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-11-25T15:39:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18843 TID:202303217 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18843 |
identifier_str_mv |
TID:202303217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131130141605888 |