Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, João Diogo Morais Cardoso Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14132
Resumo: O estágio revelou-se como o momento mais importante e decisivo no meu processo de formação inicial enquanto futuro professor de educação física. A qualidade do processo ensinoaprendizagem revelou-se dependente dos processos de planeamento, condução e avaliação formativa. Ficou também saliente a importância da atuação de um professor em diversas áreas, além das questões relacionadas estritamente com o ensino. A investigação realizada na escola, acerca do bullying, surgiu após debate acerca do tema em conselho pedagógico e permitiu verificar que os resultados, embora abaixo dos valores nacionais, são alarmantes por afetarem aproximadamente 270 alunos da escola, numa população de 1426 alunos. A coadjuvação num núcleo de desporto escolar de futsal resultou num contributo significativo para a evolução do grupo-equipa. Foi realizada uma ação de formação para os professores do grupo acerca da inclusão nas aulas da disciplina, incluindo modalidades como o boccia e o slalom em cadeira de rodas, e que possibilitou o contacto direto com alunos da unidade de multideficiência da escola. Ao nível da relação com a comunidade, fica saliente a importância do desenvolvimento das competências relacionadas com a direção de turma e com a organização e participação em visitas de estudo e outras atividades.
id RCAP_1a0072139941e776bc8643fbfb03d18c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14132
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama BarrosEducação FísicaProcesso ensino-aprendizagemFeedback pedagógicoPlaneamentoConduçãoClima de aulaAvaliação formativaBullyingInclusãoReflexãoPedagogical InternshipPhysical EducationTeaching-learning processPedagogical feedbackPlanningConductionClassroom climateFormative evaluationBullyingInclusionReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio revelou-se como o momento mais importante e decisivo no meu processo de formação inicial enquanto futuro professor de educação física. A qualidade do processo ensinoaprendizagem revelou-se dependente dos processos de planeamento, condução e avaliação formativa. Ficou também saliente a importância da atuação de um professor em diversas áreas, além das questões relacionadas estritamente com o ensino. A investigação realizada na escola, acerca do bullying, surgiu após debate acerca do tema em conselho pedagógico e permitiu verificar que os resultados, embora abaixo dos valores nacionais, são alarmantes por afetarem aproximadamente 270 alunos da escola, numa população de 1426 alunos. A coadjuvação num núcleo de desporto escolar de futsal resultou num contributo significativo para a evolução do grupo-equipa. Foi realizada uma ação de formação para os professores do grupo acerca da inclusão nas aulas da disciplina, incluindo modalidades como o boccia e o slalom em cadeira de rodas, e que possibilitou o contacto direto com alunos da unidade de multideficiência da escola. Ao nível da relação com a comunidade, fica saliente a importância do desenvolvimento das competências relacionadas com a direção de turma e com a organização e participação em visitas de estudo e outras atividades.The internship proved to be the most important and decisive moment in my initial formation as a future physical education teacher. At teaching level, the quality of the teaching-learning process revealed itself dependent of the processes of planning, conducting and formative evaluation. It was also emphasized the importance of a teacher's performance in several areas, instead of issues related strictly to teaching. The investigation carried out in the school, about bullying, came after a debate about the subject in the pedagogical advice, and showed that the results, although below the national values, are alarming because they affected 270 students of the school, in a population of 1426. Coordination in a futsal school sports center has made a significant contribution to the evolution of the team group. A training action was conducted for physical education teachers about the inclusion in the class of the discipline, including modalities such as boccia and wheelchair slalom, that permited direct contact with students of the unit. At the level of the relationship with the community, the importance of the development of the competences related to the direction of the class and with the organization and participation in study visits stands out as very important too.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaGomes, João Diogo Morais Cardoso Pereira2017-10-04T12:16:24Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14132TID:201700468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:01.062477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
Gomes, João Diogo Morais Cardoso Pereira
Educação Física
Processo ensino-aprendizagem
Feedback pedagógico
Planeamento
Condução
Clima de aula
Avaliação formativa
Bullying
Inclusão
Reflexão
Pedagogical Internship
Physical Education
Teaching-learning process
Pedagogical feedback
Planning
Conduction
Classroom climate
Formative evaluation
Bullying
Inclusion
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
author Gomes, João Diogo Morais Cardoso Pereira
author_facet Gomes, João Diogo Morais Cardoso Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Nuno Miguel da Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, João Diogo Morais Cardoso Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Processo ensino-aprendizagem
Feedback pedagógico
Planeamento
Condução
Clima de aula
Avaliação formativa
Bullying
Inclusão
Reflexão
Pedagogical Internship
Physical Education
Teaching-learning process
Pedagogical feedback
Planning
Conduction
Classroom climate
Formative evaluation
Bullying
Inclusion
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Física
Processo ensino-aprendizagem
Feedback pedagógico
Planeamento
Condução
Clima de aula
Avaliação formativa
Bullying
Inclusão
Reflexão
Pedagogical Internship
Physical Education
Teaching-learning process
Pedagogical feedback
Planning
Conduction
Classroom climate
Formative evaluation
Bullying
Inclusion
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio revelou-se como o momento mais importante e decisivo no meu processo de formação inicial enquanto futuro professor de educação física. A qualidade do processo ensinoaprendizagem revelou-se dependente dos processos de planeamento, condução e avaliação formativa. Ficou também saliente a importância da atuação de um professor em diversas áreas, além das questões relacionadas estritamente com o ensino. A investigação realizada na escola, acerca do bullying, surgiu após debate acerca do tema em conselho pedagógico e permitiu verificar que os resultados, embora abaixo dos valores nacionais, são alarmantes por afetarem aproximadamente 270 alunos da escola, numa população de 1426 alunos. A coadjuvação num núcleo de desporto escolar de futsal resultou num contributo significativo para a evolução do grupo-equipa. Foi realizada uma ação de formação para os professores do grupo acerca da inclusão nas aulas da disciplina, incluindo modalidades como o boccia e o slalom em cadeira de rodas, e que possibilitou o contacto direto com alunos da unidade de multideficiência da escola. Ao nível da relação com a comunidade, fica saliente a importância do desenvolvimento das competências relacionadas com a direção de turma e com a organização e participação em visitas de estudo e outras atividades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-04T12:16:24Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14132
TID:201700468
url http://hdl.handle.net/10400.5/14132
identifier_str_mv TID:201700468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131087491825664