Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14132 |
Resumo: | O estágio revelou-se como o momento mais importante e decisivo no meu processo de formação inicial enquanto futuro professor de educação física. A qualidade do processo ensinoaprendizagem revelou-se dependente dos processos de planeamento, condução e avaliação formativa. Ficou também saliente a importância da atuação de um professor em diversas áreas, além das questões relacionadas estritamente com o ensino. A investigação realizada na escola, acerca do bullying, surgiu após debate acerca do tema em conselho pedagógico e permitiu verificar que os resultados, embora abaixo dos valores nacionais, são alarmantes por afetarem aproximadamente 270 alunos da escola, numa população de 1426 alunos. A coadjuvação num núcleo de desporto escolar de futsal resultou num contributo significativo para a evolução do grupo-equipa. Foi realizada uma ação de formação para os professores do grupo acerca da inclusão nas aulas da disciplina, incluindo modalidades como o boccia e o slalom em cadeira de rodas, e que possibilitou o contacto direto com alunos da unidade de multideficiência da escola. Ao nível da relação com a comunidade, fica saliente a importância do desenvolvimento das competências relacionadas com a direção de turma e com a organização e participação em visitas de estudo e outras atividades. |
id |
RCAP_1a0072139941e776bc8643fbfb03d18c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14132 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama BarrosEducação FísicaProcesso ensino-aprendizagemFeedback pedagógicoPlaneamentoConduçãoClima de aulaAvaliação formativaBullyingInclusãoReflexãoPedagogical InternshipPhysical EducationTeaching-learning processPedagogical feedbackPlanningConductionClassroom climateFormative evaluationBullyingInclusionReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio revelou-se como o momento mais importante e decisivo no meu processo de formação inicial enquanto futuro professor de educação física. A qualidade do processo ensinoaprendizagem revelou-se dependente dos processos de planeamento, condução e avaliação formativa. Ficou também saliente a importância da atuação de um professor em diversas áreas, além das questões relacionadas estritamente com o ensino. A investigação realizada na escola, acerca do bullying, surgiu após debate acerca do tema em conselho pedagógico e permitiu verificar que os resultados, embora abaixo dos valores nacionais, são alarmantes por afetarem aproximadamente 270 alunos da escola, numa população de 1426 alunos. A coadjuvação num núcleo de desporto escolar de futsal resultou num contributo significativo para a evolução do grupo-equipa. Foi realizada uma ação de formação para os professores do grupo acerca da inclusão nas aulas da disciplina, incluindo modalidades como o boccia e o slalom em cadeira de rodas, e que possibilitou o contacto direto com alunos da unidade de multideficiência da escola. Ao nível da relação com a comunidade, fica saliente a importância do desenvolvimento das competências relacionadas com a direção de turma e com a organização e participação em visitas de estudo e outras atividades.The internship proved to be the most important and decisive moment in my initial formation as a future physical education teacher. At teaching level, the quality of the teaching-learning process revealed itself dependent of the processes of planning, conducting and formative evaluation. It was also emphasized the importance of a teacher's performance in several areas, instead of issues related strictly to teaching. The investigation carried out in the school, about bullying, came after a debate about the subject in the pedagogical advice, and showed that the results, although below the national values, are alarming because they affected 270 students of the school, in a population of 1426. Coordination in a futsal school sports center has made a significant contribution to the evolution of the team group. A training action was conducted for physical education teachers about the inclusion in the class of the discipline, including modalities such as boccia and wheelchair slalom, that permited direct contact with students of the unit. At the level of the relationship with the community, the importance of the development of the competences related to the direction of the class and with the organization and participation in study visits stands out as very important too.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaGomes, João Diogo Morais Cardoso Pereira2017-10-04T12:16:24Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14132TID:201700468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:01.062477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros Gomes, João Diogo Morais Cardoso Pereira Educação Física Processo ensino-aprendizagem Feedback pedagógico Planeamento Condução Clima de aula Avaliação formativa Bullying Inclusão Reflexão Pedagogical Internship Physical Education Teaching-learning process Pedagogical feedback Planning Conduction Classroom climate Formative evaluation Bullying Inclusion Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária de Gama Barros |
author |
Gomes, João Diogo Morais Cardoso Pereira |
author_facet |
Gomes, João Diogo Morais Cardoso Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Nuno Miguel da Silva Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, João Diogo Morais Cardoso Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Processo ensino-aprendizagem Feedback pedagógico Planeamento Condução Clima de aula Avaliação formativa Bullying Inclusão Reflexão Pedagogical Internship Physical Education Teaching-learning process Pedagogical feedback Planning Conduction Classroom climate Formative evaluation Bullying Inclusion Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Física Processo ensino-aprendizagem Feedback pedagógico Planeamento Condução Clima de aula Avaliação formativa Bullying Inclusão Reflexão Pedagogical Internship Physical Education Teaching-learning process Pedagogical feedback Planning Conduction Classroom climate Formative evaluation Bullying Inclusion Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O estágio revelou-se como o momento mais importante e decisivo no meu processo de formação inicial enquanto futuro professor de educação física. A qualidade do processo ensinoaprendizagem revelou-se dependente dos processos de planeamento, condução e avaliação formativa. Ficou também saliente a importância da atuação de um professor em diversas áreas, além das questões relacionadas estritamente com o ensino. A investigação realizada na escola, acerca do bullying, surgiu após debate acerca do tema em conselho pedagógico e permitiu verificar que os resultados, embora abaixo dos valores nacionais, são alarmantes por afetarem aproximadamente 270 alunos da escola, numa população de 1426 alunos. A coadjuvação num núcleo de desporto escolar de futsal resultou num contributo significativo para a evolução do grupo-equipa. Foi realizada uma ação de formação para os professores do grupo acerca da inclusão nas aulas da disciplina, incluindo modalidades como o boccia e o slalom em cadeira de rodas, e que possibilitou o contacto direto com alunos da unidade de multideficiência da escola. Ao nível da relação com a comunidade, fica saliente a importância do desenvolvimento das competências relacionadas com a direção de turma e com a organização e participação em visitas de estudo e outras atividades. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-04T12:16:24Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/14132 TID:201700468 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/14132 |
identifier_str_mv |
TID:201700468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131087491825664 |