À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_6466420fd9c9530c035128ff46a8cb04
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.SurdezLinguagem escritaPrograma de intervençãoEstudo de casoDeafnessWritten languageIntervention programmeCase studyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto UniversitárioO presente estudo teve como objetivo geral desenvolver um programa de intervenção capaz de promover a evolução do desenvolvimento da linguagem escrita de crianças surdas, no pré-escolar. Recorreu-se a um estudo de caso com uma criança surda do tipo neuro sensorial e de grau profundo. Foi realizado um pré teste em que se avaliou os conhecimentos da criança sobre linguagem escrita, um programa de intervenção baseado em princípios construtivistas com 22 sessões e um pós-teste. O programa visou, através de atividades relacionadas com a linguagem escrita e adaptadas às características cognitivas e motivacionais da criança, levá-la a compreender que as palavras são compostas por letras numa determinada sequência, a reforçar as relações entre os gestos, as imagens e as palavras impressas e a desenvolver a linguagem em situações comunicativas. Foi realizada uma análise exaustiva do tipo de estratégias usadas que demonstraram um impacto significativo do programa de intervenção na evolução do desenvolvimento da linguagem escrita desta criança. Conclui-se, portanto, que promover a reflexão acerca da linguagem escrita permitiu à criança colocar novas hipóteses infantis acerca do mundo da escrita, adquirindo conhecimentos relacionados com o princípio alfabético. Analisaram-se finalmente as implicações educativas deste estudo.ABSTRACT. The present study had as its main goal, to develop an intervention programme capable of promoting the evolution of the written language of deaf children, in preschool. It was used a case study of a deaf child, with a deafness of the neuro-sensory type and of a profound degree. A pre-test was held, in which the child's knowledge in written language was evaluated, followed by an intervention programme, with 22 sessions, based on constructivist principles and a post-test. The program's aim was to make the child understand that the words are composed by letters in a certain sequence, through activities related to the written language and adapted to the cognitive and motivational characteristics of the child. It also had the aim to strengthen the relations between gestures, images and printed words, and to develop the language in communicative situations. It was held an exhaustive analyse of the type of strategies used, that showed the significant impact of the intervention programme in this child's evolution of the written language. Therefore, it is conclude, that promoting the reflection about the written language allowed the child to place new childlike hypotheses about the world of writing, acquiring knowledge related to the alphabetical principle. Finally, the educational implications of this study were analysed.Martins, Margarida AlvesRepositório do ISPAPalha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira2017-02-01T20:16:04Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233201551624porhttp://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:57Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:02.941634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.
title À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.
spellingShingle À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.
Palha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira
Surdez
Linguagem escrita
Programa de intervenção
Estudo de caso
Deafness
Written language
Intervention programme
Case study
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.
title_full À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.
title_fullStr À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.
title_full_unstemmed À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.
title_sort À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.
author Palha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira
author_facet Palha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Palha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Linguagem escrita
Programa de intervenção
Estudo de caso
Deafness
Written language
Intervention programme
Case study
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Surdez
Linguagem escrita
Programa de intervenção
Estudo de caso
Deafness
Written language
Intervention programme
Case study
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016-01-01T00:00:00Z
2017-02-01T20:16:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233
201551624
url http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233
identifier_str_mv 201551624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130091463114752