À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário |
id |
RCAP_6466420fd9c9530c035128ff46a8cb04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5234 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.SurdezLinguagem escritaPrograma de intervençãoEstudo de casoDeafnessWritten languageIntervention programmeCase studyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto UniversitárioO presente estudo teve como objetivo geral desenvolver um programa de intervenção capaz de promover a evolução do desenvolvimento da linguagem escrita de crianças surdas, no pré-escolar. Recorreu-se a um estudo de caso com uma criança surda do tipo neuro sensorial e de grau profundo. Foi realizado um pré teste em que se avaliou os conhecimentos da criança sobre linguagem escrita, um programa de intervenção baseado em princípios construtivistas com 22 sessões e um pós-teste. O programa visou, através de atividades relacionadas com a linguagem escrita e adaptadas às características cognitivas e motivacionais da criança, levá-la a compreender que as palavras são compostas por letras numa determinada sequência, a reforçar as relações entre os gestos, as imagens e as palavras impressas e a desenvolver a linguagem em situações comunicativas. Foi realizada uma análise exaustiva do tipo de estratégias usadas que demonstraram um impacto significativo do programa de intervenção na evolução do desenvolvimento da linguagem escrita desta criança. Conclui-se, portanto, que promover a reflexão acerca da linguagem escrita permitiu à criança colocar novas hipóteses infantis acerca do mundo da escrita, adquirindo conhecimentos relacionados com o princípio alfabético. Analisaram-se finalmente as implicações educativas deste estudo.ABSTRACT. The present study had as its main goal, to develop an intervention programme capable of promoting the evolution of the written language of deaf children, in preschool. It was used a case study of a deaf child, with a deafness of the neuro-sensory type and of a profound degree. A pre-test was held, in which the child's knowledge in written language was evaluated, followed by an intervention programme, with 22 sessions, based on constructivist principles and a post-test. The program's aim was to make the child understand that the words are composed by letters in a certain sequence, through activities related to the written language and adapted to the cognitive and motivational characteristics of the child. It also had the aim to strengthen the relations between gestures, images and printed words, and to develop the language in communicative situations. It was held an exhaustive analyse of the type of strategies used, that showed the significant impact of the intervention programme in this child's evolution of the written language. Therefore, it is conclude, that promoting the reflection about the written language allowed the child to place new childlike hypotheses about the world of writing, acquiring knowledge related to the alphabetical principle. Finally, the educational implications of this study were analysed.Martins, Margarida AlvesRepositório do ISPAPalha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira2017-02-01T20:16:04Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233201551624porhttp://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:57Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:02.941634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar. |
title |
À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar. |
spellingShingle |
À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar. Palha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira Surdez Linguagem escrita Programa de intervenção Estudo de caso Deafness Written language Intervention programme Case study Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar. |
title_full |
À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar. |
title_fullStr |
À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar. |
title_full_unstemmed |
À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar. |
title_sort |
À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar. |
author |
Palha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira |
author_facet |
Palha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Margarida Alves Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Linguagem escrita Programa de intervenção Estudo de caso Deafness Written language Intervention programme Case study Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Surdez Linguagem escrita Programa de intervenção Estudo de caso Deafness Written language Intervention programme Case study Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016-01-01T00:00:00Z 2017-02-01T20:16:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233 201551624 |
url |
http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233 |
identifier_str_mv |
201551624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130091463114752 |