A temática étnico-racial no currículo de Pedagogia: discursos e práticas pedagógicas na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Antonio Batista da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/107269
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4937
Resumo: Este artigo tem por objetivo geral analisar produções discursivas de membros da comunidade acadêmica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Deste modo propomos uma discussão sobre os estudos sobre as relações étnico-raciais no currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia, tendo como ponto central as demandas curriculares antirracistas. A investigação está ancorada no debate realizado no campo da educação para as relações étnico-raciais. O método da História Oral incluiu a revisão de literatura sobre a temática e entrevistas que possibilitaram a análise de interpretações concorrentes e relações de poder/conhecimento. A análise revela que embora as políticas públicas educacionais já estejam introduzidas no campo educacional no país, há reivindicações com vistas à uma educação antirracista, onde a discussão acerca dos estudos das relações étnico-raciais ainda ocorrem em disciplinas optativas.
id RCAP_64714c9c4a977815a68450c200065cf5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/107269
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A temática étnico-racial no currículo de Pedagogia: discursos e práticas pedagógicas na universidadeThe ethnic-racial theme in the Pedagogy curriculum: discourses and pedagogical practices at the universityEl tema étnico-racial en el currículo de Pedagogía: discursos y prácticas pedagógicas en la universidadEducação antirracistaFormação de professoresEnsino superiorAnti-racist educationTeachers trainingUniversity educationEducación antirracistaFormación de profesoresEnseñanza superiorEste artigo tem por objetivo geral analisar produções discursivas de membros da comunidade acadêmica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Deste modo propomos uma discussão sobre os estudos sobre as relações étnico-raciais no currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia, tendo como ponto central as demandas curriculares antirracistas. A investigação está ancorada no debate realizado no campo da educação para as relações étnico-raciais. O método da História Oral incluiu a revisão de literatura sobre a temática e entrevistas que possibilitaram a análise de interpretações concorrentes e relações de poder/conhecimento. A análise revela que embora as políticas públicas educacionais já estejam introduzidas no campo educacional no país, há reivindicações com vistas à uma educação antirracista, onde a discussão acerca dos estudos das relações étnico-raciais ainda ocorrem em disciplinas optativas.The general objective of this article is to analyze discursive productions of members of the academic community of the Faculty of Education of the Federal University of Rio de Janeiro. In this way we propose a discussion about the studies on ethnic-racial relations in the curriculum of the Degree Course in Pedagogy, having as central point the anti-racist curricular demands. The research is anchored in the debate held in the field of education for ethnic-racial relations. The Oral History method included a literature review on the theme and interviews that allowed the analysis of competing interpretations and power/knowledge relations. The analysis reveals that although educational public policies are already introduced in the educational field in the country, there are demands for an anti-racist education, where the discussion about the studies of ethnic-racial relations still occurs in optional subjects.Este artículo pretende analizar las producciones discursivas de los miembros de la comunidad académica de la Facultad de Educación de la Universidad Federal do Rio de Janeiro. De esta forma, proponemos una discusión sobre los estudios de las relaciones étnico-raciales en el currículo de la Carrera de Pedagogía, teniendo como punto central las reivindicaciones curriculares antirracistas. La investigación está anclada en el debate mantenido en el ámbito de la educación para las relaciones étnico-raciales. El método de la Historia Oral incluyó una revisión bibliográfica sobre el tema y entrevistas que permitieron analizar interpretaciones contrapuestas y relaciones de poder/conocimiento. El análisis revela que, aunque las políticas públicas educativas ya están introducidas en el campo de la educación en el país, existen reivindicaciones que apuntan a una educación antirracista, donde la discusión sobre los estudios de las relaciones étnico-raciales todavía ocurre en asignaturas optativas.Universidade de Sorocaba2023-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/107269http://hdl.handle.net/10316/107269https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4937por2177-57961518-2886https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4937Silva, Marcos Antonio Batista dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-23T14:00:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/107269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:23:38.983055Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A temática étnico-racial no currículo de Pedagogia: discursos e práticas pedagógicas na universidade
The ethnic-racial theme in the Pedagogy curriculum: discourses and pedagogical practices at the university
El tema étnico-racial en el currículo de Pedagogía: discursos y prácticas pedagógicas en la universidad
title A temática étnico-racial no currículo de Pedagogia: discursos e práticas pedagógicas na universidade
spellingShingle A temática étnico-racial no currículo de Pedagogia: discursos e práticas pedagógicas na universidade
Silva, Marcos Antonio Batista da
Educação antirracista
Formação de professores
Ensino superior
Anti-racist education
Teachers training
University education
Educación antirracista
Formación de profesores
Enseñanza superior
title_short A temática étnico-racial no currículo de Pedagogia: discursos e práticas pedagógicas na universidade
title_full A temática étnico-racial no currículo de Pedagogia: discursos e práticas pedagógicas na universidade
title_fullStr A temática étnico-racial no currículo de Pedagogia: discursos e práticas pedagógicas na universidade
title_full_unstemmed A temática étnico-racial no currículo de Pedagogia: discursos e práticas pedagógicas na universidade
title_sort A temática étnico-racial no currículo de Pedagogia: discursos e práticas pedagógicas na universidade
author Silva, Marcos Antonio Batista da
author_facet Silva, Marcos Antonio Batista da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos Antonio Batista da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação antirracista
Formação de professores
Ensino superior
Anti-racist education
Teachers training
University education
Educación antirracista
Formación de profesores
Enseñanza superior
topic Educação antirracista
Formação de professores
Ensino superior
Anti-racist education
Teachers training
University education
Educación antirracista
Formación de profesores
Enseñanza superior
description Este artigo tem por objetivo geral analisar produções discursivas de membros da comunidade acadêmica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Deste modo propomos uma discussão sobre os estudos sobre as relações étnico-raciais no currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia, tendo como ponto central as demandas curriculares antirracistas. A investigação está ancorada no debate realizado no campo da educação para as relações étnico-raciais. O método da História Oral incluiu a revisão de literatura sobre a temática e entrevistas que possibilitaram a análise de interpretações concorrentes e relações de poder/conhecimento. A análise revela que embora as políticas públicas educacionais já estejam introduzidas no campo educacional no país, há reivindicações com vistas à uma educação antirracista, onde a discussão acerca dos estudos das relações étnico-raciais ainda ocorrem em disciplinas optativas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/107269
http://hdl.handle.net/10316/107269
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4937
url http://hdl.handle.net/10316/107269
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2177-5796
1518-2886
https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4937
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Sorocaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Sorocaba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134123015536640