A importância da educação das relações étnico-raciais no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39992 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória, voltado à apresentar importância da educação das relações étnico-raciais no ensino superior. Optou-se por tomar como norteador da análise de dados qualitativos a técnica proposta por Bardin, muito utilizada em pesquisas de caráter social, e adaptá-la à realidade do artigo. No ensino superior, os cursos de graduação estão voltados para formação profissional, e dentro desse cenário é preciso compreender a importância da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (DCN), uma vez que oportunizam a promoção das discussões em torno do negro e não negro, vez que, oportuniza a formação pautada não só em instrumentos normativos, mas, principalmente, para uma educação nas relações étnico raciais positivas. |
id |
UNIFEI_238980fb89a63a05d35b1e96f892baec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39992 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da educação das relações étnico-raciais no ensino superior The importance of education on ethnic-racial relations in higher education La importancia de la educación sobre las relaciones étnico-raciales en la educación superior Ensino superiorRacismoEducação antirracistaEducaçãoDireitos.Enseñanza superiorRacismoEducación antirracistaEducaciónDerechos.University educationRacismAnti-racist educationEducationRights.Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória, voltado à apresentar importância da educação das relações étnico-raciais no ensino superior. Optou-se por tomar como norteador da análise de dados qualitativos a técnica proposta por Bardin, muito utilizada em pesquisas de caráter social, e adaptá-la à realidade do artigo. No ensino superior, os cursos de graduação estão voltados para formação profissional, e dentro desse cenário é preciso compreender a importância da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (DCN), uma vez que oportunizam a promoção das discussões em torno do negro e não negro, vez que, oportuniza a formação pautada não só em instrumentos normativos, mas, principalmente, para uma educação nas relações étnico raciais positivas.This is a qualitative and exploratory research, aimed at presenting the importance of the education of ethnic-racial relations in higher education. It was decided to take the technique proposed by Bardin as a guideline for the analysis of qualitative data, which is widely used in research of a social nature, and adapt it to the reality of the article. In higher education, undergraduate courses are focused on professional training, and within this scenario it is necessary to understand the importance of implementing the National Curriculum Guidelines for Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (DCN ), since they provide opportunities for the promotion of discussions around blacks and non-blacks, since they provide training based not only on normative instruments, but mainly on education in positive ethnic-racial relations.Se trata de una investigación cualitativa y exploratoria, cuyo objetivo es presentar la importancia de la educación de las relaciones étnico-raciales en la educación superior. Se decidió tomar como guía la técnica propuesta por Bardin para el análisis de datos cualitativos, muy utilizada en investigaciones de carácter social, y adaptarla a la realidad del artículo. En la educación superior, los cursos de graduación están enfocados en la formación profesional, y en ese escenario es necesario comprender la importancia de implementar las Directrices Curriculares Nacionales para las Relaciones Étnico-Raciales y para la Enseñanza de la Historia y Cultura Afrobrasileña y Africana (DCN) , ya que brindan oportunidades para la promoción de discusiones en torno a negros y no negros, ya que brindan formación basada no solo en instrumentos normativos, sino principalmente en la educación en relaciones étnico-raciales positivas.Research, Society and Development2023-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3999210.33448/rsd-v12i2.39992Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e13812239992Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e13812239992Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e138122399922525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39992/32804Copyright (c) 2023 Fabiana Maria S. S. Vilar Alvez; Giorge Andre Landohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVilar Alvez, Fabiana Maria S. S. Lando, Giorge Andre2023-02-14T20:07:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39992Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-02-14T20:07:52Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da educação das relações étnico-raciais no ensino superior The importance of education on ethnic-racial relations in higher education La importancia de la educación sobre las relaciones étnico-raciales en la educación superior |
title |
A importância da educação das relações étnico-raciais no ensino superior |
spellingShingle |
A importância da educação das relações étnico-raciais no ensino superior Vilar Alvez, Fabiana Maria S. S. Ensino superior Racismo Educação antirracista Educação Direitos. Enseñanza superior Racismo Educación antirracista Educación Derechos. University education Racism Anti-racist education Education Rights. |
title_short |
A importância da educação das relações étnico-raciais no ensino superior |
title_full |
A importância da educação das relações étnico-raciais no ensino superior |
title_fullStr |
A importância da educação das relações étnico-raciais no ensino superior |
title_full_unstemmed |
A importância da educação das relações étnico-raciais no ensino superior |
title_sort |
A importância da educação das relações étnico-raciais no ensino superior |
author |
Vilar Alvez, Fabiana Maria S. S. |
author_facet |
Vilar Alvez, Fabiana Maria S. S. Lando, Giorge Andre |
author_role |
author |
author2 |
Lando, Giorge Andre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilar Alvez, Fabiana Maria S. S. Lando, Giorge Andre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Racismo Educação antirracista Educação Direitos. Enseñanza superior Racismo Educación antirracista Educación Derechos. University education Racism Anti-racist education Education Rights. |
topic |
Ensino superior Racismo Educação antirracista Educação Direitos. Enseñanza superior Racismo Educación antirracista Educación Derechos. University education Racism Anti-racist education Education Rights. |
description |
Trata-se de pesquisa qualitativa e exploratória, voltado à apresentar importância da educação das relações étnico-raciais no ensino superior. Optou-se por tomar como norteador da análise de dados qualitativos a técnica proposta por Bardin, muito utilizada em pesquisas de caráter social, e adaptá-la à realidade do artigo. No ensino superior, os cursos de graduação estão voltados para formação profissional, e dentro desse cenário é preciso compreender a importância da implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (DCN), uma vez que oportunizam a promoção das discussões em torno do negro e não negro, vez que, oportuniza a formação pautada não só em instrumentos normativos, mas, principalmente, para uma educação nas relações étnico raciais positivas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39992 10.33448/rsd-v12i2.39992 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39992 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i2.39992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39992/32804 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Fabiana Maria S. S. Vilar Alvez; Giorge Andre Lando https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Fabiana Maria S. S. Vilar Alvez; Giorge Andre Lando https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 2; e13812239992 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 2; e13812239992 Research, Society and Development; v. 12 n. 2; e13812239992 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052617444032512 |