Gestão Curricular e a Promoção de Competências Académicas dos Alunos com Necessidades de Saúde Especiais (NSE): estudo de caso sobre as perspetivas de prosseguimento de estudos no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Ana Paula Geralda Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6834
Resumo: A gestão curricular foi atribuída às escolas que se encontram próximas às realidades vivenciadas por seus diversos alunos, sendo, antes, a maioria das decisões escolares centralizadas a nível nacional (Roldão e Almeida, 2018). Com este estudo, busca-se conhecer as perspetivas dos alunos com NSE do 12.º ano em relação ao prosseguimento de estudos, sendo o acesso ao ensino superior geral garantido às pessoas com deficiência (ONU, 2006). Foram delineados os seguintes objetivos: i) verificar as perspetivas dos alunos com NSE em ingressar num curso de ensino superior; ii) analisar as perspetivas dos diretores de turma/professor de turma quanto à valorização de competências académicas dos alunos com NSE; iii) analisar as perspetivas dos diretores de turma/professor de turma e professores de educação especial sobre as relações e o tipo de trabalho colaborativo, entre eles, os outros professores e os técnicos da escola, no âmbito da promoção de competências académicas dos alunos com NSE; iv) analisar as perspetivas dos alunos com NSE sobre as relações e o companheirismo, entre eles e os alunos sem NSE, no âmbito da promoção de competências académicas daqueles alunos; v) comprender o impacto (relativo) da autonomia e flexibilidade curricular na promoção de expetativas e condições favoráveis ao prosseguimento de estudos por parte de alunos com NSE; vi) comprender o impacto (relativo) do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na promoção de expetativas e condições favoráveis ao prosseguimento de estudos por parte de alunos com NSE. Esta investigação é de natureza qualitativa, tendo como formas de recolha de informações as entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistados, além dos alunos, elementos que participam da interação inclusiva no âmbito escolar. Verificamos expetativas favoráveis à continuação de estudos por parte de alunos com NSE que não usufruíram de adaptações curriculares. Percebemos que os alunos com NSE que usufruíram de medidas adicionais de apoio à aprendizagem e à inclusão não se encontram inteirados sobre as possíveis formas de ingresso no ensino superior. Consideramos que a gestão curricular e a promoção de competências académicas promoveram efetivas expetativas e possibilidades de alunos com NSE, que cursaram as disciplinas sem adaptações curriculares, prosseguirem os estudos no ensino.
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Foram delineados os seguintes objetivos: i) verificar as perspetivas dos alunos com NSE em ingressar num curso de ensino superior; ii) analisar as perspetivas dos diretores de turma/professor de turma quanto à valorização de competências académicas dos alunos com NSE; iii) analisar as perspetivas dos diretores de turma/professor de turma e professores de educação especial sobre as relações e o tipo de trabalho colaborativo, entre eles, os outros professores e os técnicos da escola, no âmbito da promoção de competências académicas dos alunos com NSE; iv) analisar as perspetivas dos alunos com NSE sobre as relações e o companheirismo, entre eles e os alunos sem NSE, no âmbito da promoção de competências académicas daqueles alunos; v) comprender o impacto (relativo) da autonomia e flexibilidade curricular na promoção de expetativas e condições favoráveis ao prosseguimento de estudos por parte de alunos com NSE; vi) comprender o impacto (relativo) do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória na promoção de expetativas e condições favoráveis ao prosseguimento de estudos por parte de alunos com NSE. Esta investigação é de natureza qualitativa, tendo como formas de recolha de informações as entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Foram entrevistados, além dos alunos, elementos que participam da interação inclusiva no âmbito escolar. Verificamos expetativas favoráveis à continuação de estudos por parte de alunos com NSE que não usufruíram de adaptações curriculares. Percebemos que os alunos com NSE que usufruíram de medidas adicionais de apoio à aprendizagem e à inclusão não se encontram inteirados sobre as possíveis formas de ingresso no ensino superior. Consideramos que a gestão curricular e a promoção de competências académicas promoveram efetivas expetativas e possibilidades de alunos com NSE, que cursaram as disciplinas sem adaptações curriculares, prosseguirem os estudos no ensino.The curricular management was attributed to schools that are close to the realities experienced by their various students, but most of the school decisions were centralized at the national level (Roldão e Almeida, 2018). With this study, we seek to know the perspectives of students with Special Health Needs (SHN) of the 12th year in relation to the continuation of studies, and access to general higher education guaranteed to people with disabilities (ONU, 2006). The following objectives were outlined: i) to verify the perspectives of students with SHN in entering a higher education course; ii) to analyze the perspectives of class directors/class teacher principals regarding the appreciation of academic skills of students with SHN; iii) to analyze the perspectives of class directors/class teacher and teachers of special education on relationships and the type of collaborative work, including other teachers and school technicians, in the context of promoting academic skills of students with SHN; iv) to analyze the perspectives of students with SHN on relationships and companionship, between them and students without SHN, in the context of the promotion of academic skills of those students; v) to understand the (relative) impact of curricular autonomy and flexibility in promoting expectations and conditions favorable to the continuation of studies by students with SHN; vi) to understand the (relative) impact of the Students’ Profile on the Departure from Compulsory Schooling in the promotion of expectations and conditions favorable to the continuation of studies by students with SHN. This research is qualitative in nature, with semi-structured interviews as forms of information collection. Content analysis was used for data analysis. In addition to the students, elements that participate in inclusive interaction in the school environment were interviewed. We verified expectations favorable to the continuation of studies by students with SHN who did not enjoy curricular adaptations. We noticed that students with SHN who have benefited from additional measures to support learning and inclusion are not aware about the possible ways of entering higher education. We consider that curriculum management and the promotion of academic competencies promoted effective expectations and possibilities of students with SHN, who attended the subjects without curricular adaptations, to continue their studies in teaching.Ramalho, HenriqueLacerda, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuDuarte, Ana Paula Geralda Moreira2021-09-16T09:21:14Z2021-06-162021-05-172021-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6834TID:202765261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:01Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6834Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:40.508472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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