Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100005 http://hdl.handle.net/11449/10631 |
Resumo: | A educação inclusiva envolve dimensões político-administrativas e pedagógicas. O currículo é umas dessas dimensões, e as adequações curriculares aparecem como uma estratégia para que sejam atendidos os princípios de uma escola para todos. Este estudo objetiva caracterizar o campo de estudos da educação inclusiva, por meio de uma revisão da literatura publicada entre os anos 2000 e 2010, em periódicos da área de educação, disponíveis no banco de dados Scielo. As palavras-chave utilizadas foram curricular, currículo, deficiência, educação especial e necessidades especiais. Os resultados demonstram que as produções na área são escassas no que diz respeito às estratégias para efetivação da educação inclusiva, limitando-se, prioritariamente, a reflexões e discussões teóricas que envolvem os princípios e políticas educacionais, pouco retratando experiências didático-pedagógicas que promovam ajustes curriculares e/ou formas de flexibilização do ensino. |
id |
UNSP_e9654866a8aad853984d8dcf71d13c21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/10631 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusivaCurriculum and disability: analysis of brazilian publications in the scenario of inclusive educationEducação InclusivaCurrículoDeficiênciaInclusive EducationCurriculumDisabilityA educação inclusiva envolve dimensões político-administrativas e pedagógicas. O currículo é umas dessas dimensões, e as adequações curriculares aparecem como uma estratégia para que sejam atendidos os princípios de uma escola para todos. Este estudo objetiva caracterizar o campo de estudos da educação inclusiva, por meio de uma revisão da literatura publicada entre os anos 2000 e 2010, em periódicos da área de educação, disponíveis no banco de dados Scielo. As palavras-chave utilizadas foram curricular, currículo, deficiência, educação especial e necessidades especiais. Os resultados demonstram que as produções na área são escassas no que diz respeito às estratégias para efetivação da educação inclusiva, limitando-se, prioritariamente, a reflexões e discussões teóricas que envolvem os princípios e políticas educacionais, pouco retratando experiências didático-pedagógicas que promovam ajustes curriculares e/ou formas de flexibilização do ensino.The Inclusive Education involves political, administrative and pedagogical dimensions. The curriculum is one of these dimensions, and adaptation of curriculum appears as a strategy to comply the principles of a school for all. This study aims characterize the inclusive education field, through a literature review between 2000 and 2010 in Education journals available in SciELo database. The keywords used were curriculum, disability, special education and special needs. Results demonstrate that there are scarce productions with respect to strategies for Inclusive Education effectiveness, restricting primarily to theoretical reflections and discussions that involving the educational principles and policies, portraying little didactic and pedagogical experiences that promote curricular adaptation and/or teaching flexible forms.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Psicologia do Desenvolvimento e da AprendizagemUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação EspecialUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Psicologia do Desenvolvimento e da AprendizagemUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação EspecialUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Lúcia Pereira [UNESP]Borelli, Laura Moreira [UNESP]Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]2014-05-20T13:31:12Z2014-05-20T13:31:12Z2013-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article63-92application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100005Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 29, n. 1, p. 63-92, 2013.0102-4698http://hdl.handle.net/11449/1063110.1590/S0102-46982013000100005S0102-46982013000100005S0102-46982013000100005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10631Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva Curriculum and disability: analysis of brazilian publications in the scenario of inclusive education |
title |
Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva |
spellingShingle |
Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva Leite, Lúcia Pereira [UNESP] Educação Inclusiva Currículo Deficiência Inclusive Education Curriculum Disability |
title_short |
Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva |
title_full |
Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva |
title_fullStr |
Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva |
title_sort |
Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva |
author |
Leite, Lúcia Pereira [UNESP] |
author_facet |
Leite, Lúcia Pereira [UNESP] Borelli, Laura Moreira [UNESP] Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Borelli, Laura Moreira [UNESP] Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Lúcia Pereira [UNESP] Borelli, Laura Moreira [UNESP] Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Currículo Deficiência Inclusive Education Curriculum Disability |
topic |
Educação Inclusiva Currículo Deficiência Inclusive Education Curriculum Disability |
description |
A educação inclusiva envolve dimensões político-administrativas e pedagógicas. O currículo é umas dessas dimensões, e as adequações curriculares aparecem como uma estratégia para que sejam atendidos os princípios de uma escola para todos. Este estudo objetiva caracterizar o campo de estudos da educação inclusiva, por meio de uma revisão da literatura publicada entre os anos 2000 e 2010, em periódicos da área de educação, disponíveis no banco de dados Scielo. As palavras-chave utilizadas foram curricular, currículo, deficiência, educação especial e necessidades especiais. Os resultados demonstram que as produções na área são escassas no que diz respeito às estratégias para efetivação da educação inclusiva, limitando-se, prioritariamente, a reflexões e discussões teóricas que envolvem os princípios e políticas educacionais, pouco retratando experiências didático-pedagógicas que promovam ajustes curriculares e/ou formas de flexibilização do ensino. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-01 2014-05-20T13:31:12Z 2014-05-20T13:31:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100005 Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 29, n. 1, p. 63-92, 2013. 0102-4698 http://hdl.handle.net/11449/10631 10.1590/S0102-46982013000100005 S0102-46982013000100005 S0102-46982013000100005.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100005 http://hdl.handle.net/11449/10631 |
identifier_str_mv |
Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 29, n. 1, p. 63-92, 2013. 0102-4698 10.1590/S0102-46982013000100005 S0102-46982013000100005 S0102-46982013000100005.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
63-92 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128100215554048 |