Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Borelli, Laura Moreira [UNESP], Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100005
http://hdl.handle.net/11449/10631
Resumo: A educação inclusiva envolve dimensões político-administrativas e pedagógicas. O currículo é umas dessas dimensões, e as adequações curriculares aparecem como uma estratégia para que sejam atendidos os princípios de uma escola para todos. Este estudo objetiva caracterizar o campo de estudos da educação inclusiva, por meio de uma revisão da literatura publicada entre os anos 2000 e 2010, em periódicos da área de educação, disponíveis no banco de dados Scielo. As palavras-chave utilizadas foram curricular, currículo, deficiência, educação especial e necessidades especiais. Os resultados demonstram que as produções na área são escassas no que diz respeito às estratégias para efetivação da educação inclusiva, limitando-se, prioritariamente, a reflexões e discussões teóricas que envolvem os princípios e políticas educacionais, pouco retratando experiências didático-pedagógicas que promovam ajustes curriculares e/ou formas de flexibilização do ensino.
id UNSP_e9654866a8aad853984d8dcf71d13c21
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10631
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusivaCurriculum and disability: analysis of brazilian publications in the scenario of inclusive educationEducação InclusivaCurrículoDeficiênciaInclusive EducationCurriculumDisabilityA educação inclusiva envolve dimensões político-administrativas e pedagógicas. O currículo é umas dessas dimensões, e as adequações curriculares aparecem como uma estratégia para que sejam atendidos os princípios de uma escola para todos. Este estudo objetiva caracterizar o campo de estudos da educação inclusiva, por meio de uma revisão da literatura publicada entre os anos 2000 e 2010, em periódicos da área de educação, disponíveis no banco de dados Scielo. As palavras-chave utilizadas foram curricular, currículo, deficiência, educação especial e necessidades especiais. Os resultados demonstram que as produções na área são escassas no que diz respeito às estratégias para efetivação da educação inclusiva, limitando-se, prioritariamente, a reflexões e discussões teóricas que envolvem os princípios e políticas educacionais, pouco retratando experiências didático-pedagógicas que promovam ajustes curriculares e/ou formas de flexibilização do ensino.The Inclusive Education involves political, administrative and pedagogical dimensions. The curriculum is one of these dimensions, and adaptation of curriculum appears as a strategy to comply the principles of a school for all. This study aims characterize the inclusive education field, through a literature review between 2000 and 2010 in Education journals available in SciELo database. The keywords used were curriculum, disability, special education and special needs. Results demonstrate that there are scarce productions with respect to strategies for Inclusive Education effectiveness, restricting primarily to theoretical reflections and discussions that involving the educational principles and policies, portraying little didactic and pedagogical experiences that promote curricular adaptation and/or teaching flexible forms.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Psicologia do Desenvolvimento e da AprendizagemUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação EspecialUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Psicologia do Desenvolvimento e da AprendizagemUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Educação EspecialUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Lúcia Pereira [UNESP]Borelli, Laura Moreira [UNESP]Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]2014-05-20T13:31:12Z2014-05-20T13:31:12Z2013-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article63-92application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100005Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 29, n. 1, p. 63-92, 2013.0102-4698http://hdl.handle.net/11449/1063110.1590/S0102-46982013000100005S0102-46982013000100005S0102-46982013000100005.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:28:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10631Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:28:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva
Curriculum and disability: analysis of brazilian publications in the scenario of inclusive education
title Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva
spellingShingle Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva
Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
Educação Inclusiva
Currículo
Deficiência
Inclusive Education
Curriculum
Disability
title_short Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva
title_full Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva
title_fullStr Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva
title_full_unstemmed Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva
title_sort Currículo e deficiência: análise de publicações brasileiras no cenário da educação inclusiva
author Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
author_facet Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
Borelli, Laura Moreira [UNESP]
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
author_role author
author2 Borelli, Laura Moreira [UNESP]
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lúcia Pereira [UNESP]
Borelli, Laura Moreira [UNESP]
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Currículo
Deficiência
Inclusive Education
Curriculum
Disability
topic Educação Inclusiva
Currículo
Deficiência
Inclusive Education
Curriculum
Disability
description A educação inclusiva envolve dimensões político-administrativas e pedagógicas. O currículo é umas dessas dimensões, e as adequações curriculares aparecem como uma estratégia para que sejam atendidos os princípios de uma escola para todos. Este estudo objetiva caracterizar o campo de estudos da educação inclusiva, por meio de uma revisão da literatura publicada entre os anos 2000 e 2010, em periódicos da área de educação, disponíveis no banco de dados Scielo. As palavras-chave utilizadas foram curricular, currículo, deficiência, educação especial e necessidades especiais. Os resultados demonstram que as produções na área são escassas no que diz respeito às estratégias para efetivação da educação inclusiva, limitando-se, prioritariamente, a reflexões e discussões teóricas que envolvem os princípios e políticas educacionais, pouco retratando experiências didático-pedagógicas que promovam ajustes curriculares e/ou formas de flexibilização do ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
2014-05-20T13:31:12Z
2014-05-20T13:31:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100005
Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 29, n. 1, p. 63-92, 2013.
0102-4698
http://hdl.handle.net/11449/10631
10.1590/S0102-46982013000100005
S0102-46982013000100005
S0102-46982013000100005.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100005
http://hdl.handle.net/11449/10631
identifier_str_mv Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 29, n. 1, p. 63-92, 2013.
0102-4698
10.1590/S0102-46982013000100005
S0102-46982013000100005
S0102-46982013000100005.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 63-92
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128100215554048