Envolvimento família / jardim de nfância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Daniela Sofia Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42077
Resumo: Sendo a família um dos parceiros fundamentais na educação das crianças é importante ter em conta os seus saberes e as suas práticas, estabelecendo uma estreita articulação com o Jardim de Infância. É neste seguimento que surge o presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, onde existiu a oportunidade de observar e experienciar a relação da família com as instituições educativas no decorrer do estágio curricular em Jardim de Infância. O relatório é composto pela Introdução, a Fundamentação Teórica, o Estudo Empírico e as Considerações Finais. Na Introdução é sucintamente apresentado o tema do relatório final, destacando a sua importância. É, de igual modo, feito um enquadramento do estágio curricular que permitiu a concretização deste estudo, bem como a descrição da estrutura do presente documento. Na Fundamentação Teórica são abordados temas como o papel da educação pré-escolar e do/a educador/a no desenvolvimento da criança, aprofundam-se conceitos como família, envolvimento e participação dos pais e Encarregados de Educação (EE) no Jardim de Infância com o objetivo de compreender a importância de um efetivo envolvimento da família e do Jardim de Infância para o desenvolvimento das crianças. No Estudo Empírico são apresentados e discutidos os dados que se recolheram através de um questionário feito aos pais e EE e de uma entrevista feita à educadora do grupo de crianças do estágio curricular. Por último, nas Considerações Finais surgem as conclusões resultantes deste estudo.
id RCAP_6482c554f49b02e943453e0f0e75fddf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42077
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento família / jardim de nfânciaFamíliaParticipaçãoEducação Pré-EscolarEnvolvimentoSendo a família um dos parceiros fundamentais na educação das crianças é importante ter em conta os seus saberes e as suas práticas, estabelecendo uma estreita articulação com o Jardim de Infância. É neste seguimento que surge o presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, onde existiu a oportunidade de observar e experienciar a relação da família com as instituições educativas no decorrer do estágio curricular em Jardim de Infância. O relatório é composto pela Introdução, a Fundamentação Teórica, o Estudo Empírico e as Considerações Finais. Na Introdução é sucintamente apresentado o tema do relatório final, destacando a sua importância. É, de igual modo, feito um enquadramento do estágio curricular que permitiu a concretização deste estudo, bem como a descrição da estrutura do presente documento. Na Fundamentação Teórica são abordados temas como o papel da educação pré-escolar e do/a educador/a no desenvolvimento da criança, aprofundam-se conceitos como família, envolvimento e participação dos pais e Encarregados de Educação (EE) no Jardim de Infância com o objetivo de compreender a importância de um efetivo envolvimento da família e do Jardim de Infância para o desenvolvimento das crianças. No Estudo Empírico são apresentados e discutidos os dados que se recolheram através de um questionário feito aos pais e EE e de uma entrevista feita à educadora do grupo de crianças do estágio curricular. Por último, nas Considerações Finais surgem as conclusões resultantes deste estudo.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumFrancisco, Daniela Sofia Martins2022-10-28T08:58:06Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42077203085558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-22T02:15:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:11.605001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento família / jardim de nfância
title Envolvimento família / jardim de nfância
spellingShingle Envolvimento família / jardim de nfância
Francisco, Daniela Sofia Martins
Família
Participação
Educação Pré-Escolar
Envolvimento
title_short Envolvimento família / jardim de nfância
title_full Envolvimento família / jardim de nfância
title_fullStr Envolvimento família / jardim de nfância
title_full_unstemmed Envolvimento família / jardim de nfância
title_sort Envolvimento família / jardim de nfância
author Francisco, Daniela Sofia Martins
author_facet Francisco, Daniela Sofia Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Daniela Sofia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Participação
Educação Pré-Escolar
Envolvimento
topic Família
Participação
Educação Pré-Escolar
Envolvimento
description Sendo a família um dos parceiros fundamentais na educação das crianças é importante ter em conta os seus saberes e as suas práticas, estabelecendo uma estreita articulação com o Jardim de Infância. É neste seguimento que surge o presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, onde existiu a oportunidade de observar e experienciar a relação da família com as instituições educativas no decorrer do estágio curricular em Jardim de Infância. O relatório é composto pela Introdução, a Fundamentação Teórica, o Estudo Empírico e as Considerações Finais. Na Introdução é sucintamente apresentado o tema do relatório final, destacando a sua importância. É, de igual modo, feito um enquadramento do estágio curricular que permitiu a concretização deste estudo, bem como a descrição da estrutura do presente documento. Na Fundamentação Teórica são abordados temas como o papel da educação pré-escolar e do/a educador/a no desenvolvimento da criança, aprofundam-se conceitos como família, envolvimento e participação dos pais e Encarregados de Educação (EE) no Jardim de Infância com o objetivo de compreender a importância de um efetivo envolvimento da família e do Jardim de Infância para o desenvolvimento das crianças. No Estudo Empírico são apresentados e discutidos os dados que se recolheram através de um questionário feito aos pais e EE e de uma entrevista feita à educadora do grupo de crianças do estágio curricular. Por último, nas Considerações Finais surgem as conclusões resultantes deste estudo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-28T08:58:06Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/42077
203085558
url http://hdl.handle.net/10400.26/42077
identifier_str_mv 203085558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130595788324864