Envolvimento família / jardim de nfância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42077 |
Resumo: | Sendo a família um dos parceiros fundamentais na educação das crianças é importante ter em conta os seus saberes e as suas práticas, estabelecendo uma estreita articulação com o Jardim de Infância. É neste seguimento que surge o presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, onde existiu a oportunidade de observar e experienciar a relação da família com as instituições educativas no decorrer do estágio curricular em Jardim de Infância. O relatório é composto pela Introdução, a Fundamentação Teórica, o Estudo Empírico e as Considerações Finais. Na Introdução é sucintamente apresentado o tema do relatório final, destacando a sua importância. É, de igual modo, feito um enquadramento do estágio curricular que permitiu a concretização deste estudo, bem como a descrição da estrutura do presente documento. Na Fundamentação Teórica são abordados temas como o papel da educação pré-escolar e do/a educador/a no desenvolvimento da criança, aprofundam-se conceitos como família, envolvimento e participação dos pais e Encarregados de Educação (EE) no Jardim de Infância com o objetivo de compreender a importância de um efetivo envolvimento da família e do Jardim de Infância para o desenvolvimento das crianças. No Estudo Empírico são apresentados e discutidos os dados que se recolheram através de um questionário feito aos pais e EE e de uma entrevista feita à educadora do grupo de crianças do estágio curricular. Por último, nas Considerações Finais surgem as conclusões resultantes deste estudo. |
id |
RCAP_6482c554f49b02e943453e0f0e75fddf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42077 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento família / jardim de nfânciaFamíliaParticipaçãoEducação Pré-EscolarEnvolvimentoSendo a família um dos parceiros fundamentais na educação das crianças é importante ter em conta os seus saberes e as suas práticas, estabelecendo uma estreita articulação com o Jardim de Infância. É neste seguimento que surge o presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, onde existiu a oportunidade de observar e experienciar a relação da família com as instituições educativas no decorrer do estágio curricular em Jardim de Infância. O relatório é composto pela Introdução, a Fundamentação Teórica, o Estudo Empírico e as Considerações Finais. Na Introdução é sucintamente apresentado o tema do relatório final, destacando a sua importância. É, de igual modo, feito um enquadramento do estágio curricular que permitiu a concretização deste estudo, bem como a descrição da estrutura do presente documento. Na Fundamentação Teórica são abordados temas como o papel da educação pré-escolar e do/a educador/a no desenvolvimento da criança, aprofundam-se conceitos como família, envolvimento e participação dos pais e Encarregados de Educação (EE) no Jardim de Infância com o objetivo de compreender a importância de um efetivo envolvimento da família e do Jardim de Infância para o desenvolvimento das crianças. No Estudo Empírico são apresentados e discutidos os dados que se recolheram através de um questionário feito aos pais e EE e de uma entrevista feita à educadora do grupo de crianças do estágio curricular. Por último, nas Considerações Finais surgem as conclusões resultantes deste estudo.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumFrancisco, Daniela Sofia Martins2022-10-28T08:58:06Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42077203085558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-22T02:15:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:11.605001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento família / jardim de nfância |
title |
Envolvimento família / jardim de nfância |
spellingShingle |
Envolvimento família / jardim de nfância Francisco, Daniela Sofia Martins Família Participação Educação Pré-Escolar Envolvimento |
title_short |
Envolvimento família / jardim de nfância |
title_full |
Envolvimento família / jardim de nfância |
title_fullStr |
Envolvimento família / jardim de nfância |
title_full_unstemmed |
Envolvimento família / jardim de nfância |
title_sort |
Envolvimento família / jardim de nfância |
author |
Francisco, Daniela Sofia Martins |
author_facet |
Francisco, Daniela Sofia Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Daniela Sofia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família Participação Educação Pré-Escolar Envolvimento |
topic |
Família Participação Educação Pré-Escolar Envolvimento |
description |
Sendo a família um dos parceiros fundamentais na educação das crianças é importante ter em conta os seus saberes e as suas práticas, estabelecendo uma estreita articulação com o Jardim de Infância. É neste seguimento que surge o presente estudo, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, onde existiu a oportunidade de observar e experienciar a relação da família com as instituições educativas no decorrer do estágio curricular em Jardim de Infância. O relatório é composto pela Introdução, a Fundamentação Teórica, o Estudo Empírico e as Considerações Finais. Na Introdução é sucintamente apresentado o tema do relatório final, destacando a sua importância. É, de igual modo, feito um enquadramento do estágio curricular que permitiu a concretização deste estudo, bem como a descrição da estrutura do presente documento. Na Fundamentação Teórica são abordados temas como o papel da educação pré-escolar e do/a educador/a no desenvolvimento da criança, aprofundam-se conceitos como família, envolvimento e participação dos pais e Encarregados de Educação (EE) no Jardim de Infância com o objetivo de compreender a importância de um efetivo envolvimento da família e do Jardim de Infância para o desenvolvimento das crianças. No Estudo Empírico são apresentados e discutidos os dados que se recolheram através de um questionário feito aos pais e EE e de uma entrevista feita à educadora do grupo de crianças do estágio curricular. Por último, nas Considerações Finais surgem as conclusões resultantes deste estudo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-28T08:58:06Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/42077 203085558 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/42077 |
identifier_str_mv |
203085558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130595788324864 |