Utilização Regular do Geogebra nos Primeiros Anos do Ensino Básico
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.27278 |
Resumo: | A utilização regular do GeoGebra nos 1.º e 2.º anos é o assunto do estudo que se apresenta neste texto e a sua pertinência justifica-se pelos contributos que poderá dar para o desenvolvimento profissional dos professores. Esta utilização sistemática tem sido desenvolvida no âmbito de um projeto cujo propósito é o acompanhamento, numa dinâmica de trabalho colaborativo, de experiências de utilização do GeoGebra realizadas por professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Neste artigo são apresentados alguns resultados da experiência que permitiu construir um referencial de utilização regular deste recurso tecnológico. Para o obter foi seguida uma metodologia de análise de descrições de aplicação de tarefas ao longo de um período de tempo alargado. O referencial obtido evidencia a flexibilidade de abordagem dos conteúdos curriculares, o papel das conexões matemáticas internas e a visualização. A descrição reflexiva que se apresenta procura destacar aspetos relevantes das potencialidades de utilização curricular do GeoGebra nos primeiros anos e da sua profunda associação ao desenho das tarefas de aprendizagem e ao conhecimento matemático do professor. |
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Utilização Regular do Geogebra nos Primeiros Anos do Ensino BásicoArtigosA utilização regular do GeoGebra nos 1.º e 2.º anos é o assunto do estudo que se apresenta neste texto e a sua pertinência justifica-se pelos contributos que poderá dar para o desenvolvimento profissional dos professores. Esta utilização sistemática tem sido desenvolvida no âmbito de um projeto cujo propósito é o acompanhamento, numa dinâmica de trabalho colaborativo, de experiências de utilização do GeoGebra realizadas por professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Neste artigo são apresentados alguns resultados da experiência que permitiu construir um referencial de utilização regular deste recurso tecnológico. Para o obter foi seguida uma metodologia de análise de descrições de aplicação de tarefas ao longo de um período de tempo alargado. O referencial obtido evidencia a flexibilidade de abordagem dos conteúdos curriculares, o papel das conexões matemáticas internas e a visualização. A descrição reflexiva que se apresenta procura destacar aspetos relevantes das potencialidades de utilização curricular do GeoGebra nos primeiros anos e da sua profunda associação ao desenho das tarefas de aprendizagem e ao conhecimento matemático do professor.The regular use of GeoGebra in the 1st and 2nd years is the subject of the study presented in this text. This systematic use has been accompanied by a collaborative group of teachers from the 1st and 2nd cycles of Basic Education. All these teachers also carry out experiments using dynamic geometry. This parity of GeoGebra users allows the creation of a very rich and constructive collaborative group, with a strong dynamic of sharing and reflection. Regarding the experience presented, we highlight the framework of this practice of regular use of this technological resource and the analysis of two paths of experienced tasks. The reflective description was elaborated with the aim of highlighting relevant aspects of this experience for the advancement of knowledge about the potential for curricular use of GeoGebra in the early years. Among these are the flexibility of approach to curricular contents, the role of internal mathematical connections and visualization.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2022-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.27278por1646-2335Loureiro, CristinaPereira, GraçaDias, Sandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:10:01Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:06.705487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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