Construção de regras para o funcionamento democrático da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Samanta Caleiro Raimundo Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14681
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio articula-se com o projeto de intervenção e de investigação que desenvolvemos no contexto de Prática Pedagógica Supervisionada A2 e foi implementado numa turma do 2º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este insere-se na temática da Gestão e Organização do processo de ensino e de aprendizagem, tendo como principal foco a construção de regras para o funcionamento democrático da sala de aula. Com este projeto pretendíamos por um lado, refletir sobre como poderíamos promover um ambiente de aprendizagem positivo e democrático e compreender de que modo a construção de regras poderia contribuir, ou não para o funcionamento democrático da sala de aula e, por outro, consciencializar os alunos para a necessidade de existirem regras de trabalho e de convivência social na sala de aula, promover a sua participação na construção dessas mesmas regras e desenvolver a sua capacidade de reflexão sobre o modo como estão a ser capazes, ou não, de respeitar essas mesmas regras e sua a pertinência, ou não. Este projeto possui caraterísticas de investigação-ação, tendo-se privilegiado como instrumentos de recolha de dados a entrevista realizada à orientadora cooperante, o portefólio reflexivo individual, a observação, as vídeo-gravações das sessões realizadas e o inquérito por questionário realizado aos alunos no final da implementação do mesmo. Os resultados obtidos sugerem que, através da implementação de forma integrada de estratégias de organização e gestão de sala de aula, como é o caso da construção de regras de trabalho e de convivência, o conselho de turma e o diário de turma, é possível promover a participação dos alunos na tomada de decisões ao nível da gestão da sala de aula e criar condições para que o processo de ensino e de aprendizagem ocorra num ambiente positivo e democrático.
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