Avaliação do padrão de consumo de produtos cosméticos no canal de farmácia comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, João Guilherme Pereira dos Santos Parada
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12529
Resumo: O uso de produtos cosméticos existe há milhares de anos, mas teve apenas um desenvolvimento mais notável, a partir do século XIX. No decorrer dos anos, com o avanço da medicina e da tecnologia, juntamente com o aumento do conhecimento da fisiologia da pele, houve um grande impulsionamento dos cosméticos, tornando-se o seu uso uma constante no quotidiano da população. Os cosméticos exercem um papel muito importante, não só a nível estético, mas também como produtos de higiene e adjuvantes no tratamento de dermatoses, promovendo ainda mais a eficácia da terapia tópica e minimizando os efeitos adversos da terapêutica oral. A farmácia comunitária sempre foi um local de dispensa deste tipo de produtos, mas existem outros canais de venda de cosméticos, como os supermercados ou as perfumarias. Esta dissertação tem como objetivo avaliar o padrão de consumo de produtos cosméticos, no âmbito da farmácia comunitária. Os dados foram obtidos a partir de um questionário presencial, feito a consumidores de ambos os géneros, que compram produtos de dermocosmética em farmácia numa farmácia de Palmela, com uma amostra de 200 inquiridos. Os resultados empíricos demonstraram que os consumidores tendem a preferir os produtos cosméticos vendidos nas farmácias, devido a uma maior confiança no aconselhamento dos profissionais de saúde que aí trabalham. Apesar do preço dos produtos dermocosméticos nas farmácias não ser muito competitivo, a qualidade e a segurança dos mesmos, ao ver dos inquiridos, é.
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