Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Valter
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5413
Resumo: O artigo analisa a evolução do conceito de equidade e as suas implicações na agenda e definição das políticas públicas de educação. Analisa-se também a relação da equidade em educação com os resultados escolares, salientando designadamente dois indicadores de acesso e de sucesso. Neste quadro, estuda-se a respetiva evolução no sistema escolar português, nos últimos 50 anos, concluindo pela progressão das condições de equidade, expressa na melhoria continuada dos dois indicadores, ainda que de forma mais constante na dimensão do acesso do que na do sucesso escolar.
id RCAP_64a9973b5d4abab462b086d71763f3fc
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5413
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolarPolíticas públicasEquidadeResultados escolaresSucesso escolarPublic policiesEquityEducational achievementSchool failurePolitiques publiquesÉquitéRésultats scolairesRéussite scolairePolíticas públicasEquidadResultados escolaresÉxito escolarO artigo analisa a evolução do conceito de equidade e as suas implicações na agenda e definição das políticas públicas de educação. Analisa-se também a relação da equidade em educação com os resultados escolares, salientando designadamente dois indicadores de acesso e de sucesso. Neste quadro, estuda-se a respetiva evolução no sistema escolar português, nos últimos 50 anos, concluindo pela progressão das condições de equidade, expressa na melhoria continuada dos dois indicadores, ainda que de forma mais constante na dimensão do acesso do que na do sucesso escolar.The article analyzes the evolution of the concept of equity and its implications on the education public policies agenda. It analyzes also the relationship of equity in education with school results namely two indicators of school access and achievement. In this context we study the evolution of those in the Portuguese school system, over the past 50 years, and concluded by the progression of equity conditions, expressed in the continued improvement of the two indicators, albeit more consistent in school access than in school achievement.L’article analyse l’évolution du concept d’équité et ses implications sur l’agenda et la définition des politiques publiques d’éducation. Il analyse aussi la relation entre l’équité dans l’éducation et les résultats scolaires, en mettant l’accent sur deux indicateurs d’accès et de succès. Dans ce contexte, l’article étudie son évolution dans le système scolaire portugais au cours des 50 dernières années et conclut à la progression des conditions d’équité, qui se traduit par l’amélioration continue des deux indicateurs, même si elle est plus constante en ce qui concerne l’accès qu’en ce qui concerne la réussite scolaire.El artículo analiza la evolución del concepto de equidad y sus implicaciones en la agenda y definición de las políticas públicas de educación. Se analiza también la relación de la equidad en educación con los resultados escolares, subrayando específicamente dos indicadores de acceso y de éxito. En este marco, se estudia la respectiva evolución en el sistema escolar portugués, en los últimos 50 años, concluyendo por la progresión de las condiciones de equidad, expresa en la mejoría continuada de los dos indicadores, aunque de forma más constante en la dimensión del acceso que en el éxito escolar.Mundos Sociais/CIES-IUL2013-08-08T10:29:45Z2013-09-01T00:00:00Z2013-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/5413por0873-6529Lemos, Valterinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:40:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:56.452741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar
title Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar
spellingShingle Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar
Lemos, Valter
Políticas públicas
Equidade
Resultados escolares
Sucesso escolar
Public policies
Equity
Educational achievement
School failure
Politiques publiques
Équité
Résultats scolaires
Réussite scolaire
Políticas públicas
Equidad
Resultados escolares
Éxito escolar
title_short Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar
title_full Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar
title_fullStr Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar
title_full_unstemmed Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar
title_sort Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar
author Lemos, Valter
author_facet Lemos, Valter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Valter
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Equidade
Resultados escolares
Sucesso escolar
Public policies
Equity
Educational achievement
School failure
Politiques publiques
Équité
Résultats scolaires
Réussite scolaire
Políticas públicas
Equidad
Resultados escolares
Éxito escolar
topic Políticas públicas
Equidade
Resultados escolares
Sucesso escolar
Public policies
Equity
Educational achievement
School failure
Politiques publiques
Équité
Résultats scolaires
Réussite scolaire
Políticas públicas
Equidad
Resultados escolares
Éxito escolar
description O artigo analisa a evolução do conceito de equidade e as suas implicações na agenda e definição das políticas públicas de educação. Analisa-se também a relação da equidade em educação com os resultados escolares, salientando designadamente dois indicadores de acesso e de sucesso. Neste quadro, estuda-se a respetiva evolução no sistema escolar português, nos últimos 50 anos, concluindo pela progressão das condições de equidade, expressa na melhoria continuada dos dois indicadores, ainda que de forma mais constante na dimensão do acesso do que na do sucesso escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-08T10:29:45Z
2013-09-01T00:00:00Z
2013-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/5413
url http://hdl.handle.net/10071/5413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais/CIES-IUL
publisher.none.fl_str_mv Mundos Sociais/CIES-IUL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134748893773824