Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5413 |
Resumo: | O artigo analisa a evolução do conceito de equidade e as suas implicações na agenda e definição das políticas públicas de educação. Analisa-se também a relação da equidade em educação com os resultados escolares, salientando designadamente dois indicadores de acesso e de sucesso. Neste quadro, estuda-se a respetiva evolução no sistema escolar português, nos últimos 50 anos, concluindo pela progressão das condições de equidade, expressa na melhoria continuada dos dois indicadores, ainda que de forma mais constante na dimensão do acesso do que na do sucesso escolar. |
id |
RCAP_64a9973b5d4abab462b086d71763f3fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5413 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolarPolíticas públicasEquidadeResultados escolaresSucesso escolarPublic policiesEquityEducational achievementSchool failurePolitiques publiquesÉquitéRésultats scolairesRéussite scolairePolíticas públicasEquidadResultados escolaresÉxito escolarO artigo analisa a evolução do conceito de equidade e as suas implicações na agenda e definição das políticas públicas de educação. Analisa-se também a relação da equidade em educação com os resultados escolares, salientando designadamente dois indicadores de acesso e de sucesso. Neste quadro, estuda-se a respetiva evolução no sistema escolar português, nos últimos 50 anos, concluindo pela progressão das condições de equidade, expressa na melhoria continuada dos dois indicadores, ainda que de forma mais constante na dimensão do acesso do que na do sucesso escolar.The article analyzes the evolution of the concept of equity and its implications on the education public policies agenda. It analyzes also the relationship of equity in education with school results namely two indicators of school access and achievement. In this context we study the evolution of those in the Portuguese school system, over the past 50 years, and concluded by the progression of equity conditions, expressed in the continued improvement of the two indicators, albeit more consistent in school access than in school achievement.L’article analyse l’évolution du concept d’équité et ses implications sur l’agenda et la définition des politiques publiques d’éducation. Il analyse aussi la relation entre l’équité dans l’éducation et les résultats scolaires, en mettant l’accent sur deux indicateurs d’accès et de succès. Dans ce contexte, l’article étudie son évolution dans le système scolaire portugais au cours des 50 dernières années et conclut à la progression des conditions d’équité, qui se traduit par l’amélioration continue des deux indicateurs, même si elle est plus constante en ce qui concerne l’accès qu’en ce qui concerne la réussite scolaire.El artículo analiza la evolución del concepto de equidad y sus implicaciones en la agenda y definición de las políticas públicas de educación. Se analiza también la relación de la equidad en educación con los resultados escolares, subrayando específicamente dos indicadores de acceso y de éxito. En este marco, se estudia la respectiva evolución en el sistema escolar portugués, en los últimos 50 años, concluyendo por la progresión de las condiciones de equidad, expresa en la mejoría continuada de los dos indicadores, aunque de forma más constante en la dimensión del acceso que en el éxito escolar.Mundos Sociais/CIES-IUL2013-08-08T10:29:45Z2013-09-01T00:00:00Z2013-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/5413por0873-6529Lemos, Valterinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T02:57:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T02:57:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar |
title |
Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar |
spellingShingle |
Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar Lemos, Valter Políticas públicas Equidade Resultados escolares Sucesso escolar Public policies Equity Educational achievement School failure Politiques publiques Équité Résultats scolaires Réussite scolaire Políticas públicas Equidad Resultados escolares Éxito escolar |
title_short |
Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar |
title_full |
Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar |
title_fullStr |
Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar |
title_sort |
Políticas públicas de educação: equidade e sucesso escolar |
author |
Lemos, Valter |
author_facet |
Lemos, Valter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Valter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Equidade Resultados escolares Sucesso escolar Public policies Equity Educational achievement School failure Politiques publiques Équité Résultats scolaires Réussite scolaire Políticas públicas Equidad Resultados escolares Éxito escolar |
topic |
Políticas públicas Equidade Resultados escolares Sucesso escolar Public policies Equity Educational achievement School failure Politiques publiques Équité Résultats scolaires Réussite scolaire Políticas públicas Equidad Resultados escolares Éxito escolar |
description |
O artigo analisa a evolução do conceito de equidade e as suas implicações na agenda e definição das políticas públicas de educação. Analisa-se também a relação da equidade em educação com os resultados escolares, salientando designadamente dois indicadores de acesso e de sucesso. Neste quadro, estuda-se a respetiva evolução no sistema escolar português, nos últimos 50 anos, concluindo pela progressão das condições de equidade, expressa na melhoria continuada dos dois indicadores, ainda que de forma mais constante na dimensão do acesso do que na do sucesso escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-08T10:29:45Z 2013-09-01T00:00:00Z 2013-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/5413 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/5413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-6529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Mundos Sociais/CIES-IUL |
publisher.none.fl_str_mv |
Mundos Sociais/CIES-IUL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546363864350720 |