Efeitos do Local do Jogo e do Número do Set na Performance em Jogos de Voleibol de Alto Nível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beça, Paulo Jorge Ferreira dos Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/254
Resumo: O presente estudo tem como objectivo identificar de que forma o efeito do local (casa/fora) e do número do set nos procedimentos do jogo de voleibol de alto nível tem repercussões no desfecho final (vitória/derrota). Foram analisados 76 jogos da Liga Europeia de 2007 (seniores masculinos) a partir do Software DataVolley, correspondentes a 610 sets, num total de 39.068 acções distribuídas por 13.555 acções de serviço, 13.496 acções de ataque, 10.742 acções de recepção e 1.275 acções de bloco. Para a descrição dos dados recorremos aos procedimentos habituais da estatística descritiva, a média e o desvio-padrão. Foi utilizada uma ANOVA para medidas repetidas a dois factores: número de set e local de jogo. Estes dois procedimentos foram repetidos para o jogo a 3, 4 e 5 sets. No caso de se necessitar de realizar a comparações múltiplas foi utilizado o teste de Tukey HSD. Considerou-se o valor de p<0,05 para nível de significância. Os principais resultados permitemnos constatar que no factor casa, nos jogos a 3 sets, os procedimentos de jogo que apresentam maior eficácia são o bloco e o ataque. Nos jogos a 4 e a 5 sets, a recepção e o bloco são os procedimentos que apresentam maior eficácia. No entanto independentemente dos jogos a 3, 4 e a 5 sets o procedimento de jogo que apresenta maior eficácia é o bloco. Na comparação entre sets, nos jogos a 3 e a 4 sets não se verificaram diferenças significativas, no entanto, nos jogos a 5 sets verificaram-se diferenças significativas entre todos os procedimentos de jogo (serviço, recepção, ataque e bloco), no entanto o serviço e recepção apresentam diferenças com todos os sets anteriores (1º,2º,3º e 4º). O presente estudo reforçou a necessidade da utilização do bloco como factor fundamental para o sucesso da equipa, principalmente nos jogos em casa.
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