Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Alexandra Maria Vilela
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/11358
Resumo: O estágio pedagógico é um dos mais importantes elementos da formação de professores, uma vez que é através dele que o professor estagiário tem o primeiro contacto com a prática pedagógica. O estágio pedagógico emerge como um momento indispensável no processo de transição de aluno para professor, desenvolvendo factores essenciais na formação e no desenvolvimento do futuro professor, nomeadamente o contacto com a comunidade escolar. Os Orientadores Científicos e o Orientador Cooperante desempenham um papel muito importante na transmissão de conhecimentos para superar dificuldades, no desenvolvimento de capacidades de raciocínio e no aperfeiçoamento da acção pedagógica e científica do professor estagiário. O estágio educacional teve a duração de dois semestres lectivos. As actividades realizadas ao longo do ano de estágio – preparação e concretização de aulas, reflexão sobre a prática lectiva, planificação e concretização de actividades extracurriculares e realização de trabalhos académicos - originaram um trabalho conjunto e uma partilha de responsabilidades que foram assumidas pelo núcleo de estágio. O núcleo de estágio é constituído por duas estagiárias da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que exerceram prática pedagógica supervisionada na turma da Orientadora Cooperante na Escola Secundária de Jaime Cortesão. Leccionaram, durante o ano lectivo, vinte e três aulas na disciplina de Física e Química A, do 10º Ano turma 2. Treze lições foram de cento e trinta e cinco minutos e dez de noventa minutos. Dessas vinte e três aulas, catorze foram utilizadas na componente de Química e nove foram para a leccionação de conteúdos da componente de Física. A Orientadora Cooperante assistiu a todas as aulas dadas por cada uma das professoras estagiárias. Na componente de Química a Orientadora Científica esteve presente em quatro aulas. Na leccionação de conteúdos de Física a Orientadora Científica assistiu a duas aulas. Na componente de Química, ambas as estagiárias leccionaram nas duas unidades temáticas – na Unidade 1: “Das estrelas ao átomo” e na Unidade 2: “Da atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura”, do Programa Curricular para a disciplina de Física e Químoca A Neste Relatório, relativamente à componente de Física, descrevem-se as actividades relacionadas com a segunda sub-unidade – “A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas” da Unidade 1 – “Do Sol ao aquecimento”. Durante essa sub-unidade desenvolveram-se os conteúdos previstos de forma cuidada, de modo a favorecer o processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Nas duas componentes – Química e Física - da disciplina de Física e Química A, analisa-se e comenta-se a contextualização programática, as unidades temáticas, as aulas leccionadas e as actividades realizadas na Escola. O futuro professor deve ter presente a elevada responsabilidade que esta profissão representa e o dever de a exercer com o maior cuidado, empenho, dedicação e competência. Esta profissão exige uma constante actualização de conhecimentos, contribuindo para uma melhor qualidade na formação dos discentes.
id RCAP_64c11499fdcf0d2010c1bdc7e8a1d443
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/11358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioEnsino da Física - estágio pedagógicoEnsino da química - estágio pedagógicoFormação de professoresO estágio pedagógico é um dos mais importantes elementos da formação de professores, uma vez que é através dele que o professor estagiário tem o primeiro contacto com a prática pedagógica. O estágio pedagógico emerge como um momento indispensável no processo de transição de aluno para professor, desenvolvendo factores essenciais na formação e no desenvolvimento do futuro professor, nomeadamente o contacto com a comunidade escolar. Os Orientadores Científicos e o Orientador Cooperante desempenham um papel muito importante na transmissão de conhecimentos para superar dificuldades, no desenvolvimento de capacidades de raciocínio e no aperfeiçoamento da acção pedagógica e científica do professor estagiário. O estágio educacional teve a duração de dois semestres lectivos. As actividades realizadas ao longo do ano de estágio – preparação e concretização de aulas, reflexão sobre a prática lectiva, planificação e concretização de actividades extracurriculares e realização de trabalhos académicos - originaram um trabalho conjunto e uma partilha de responsabilidades que foram assumidas pelo núcleo de estágio. O núcleo de estágio é constituído por duas estagiárias da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que exerceram prática pedagógica supervisionada na turma da Orientadora Cooperante na Escola Secundária de Jaime Cortesão. Leccionaram, durante o ano lectivo, vinte e três aulas na disciplina de Física e Química A, do 10º Ano turma 2. Treze lições foram de cento e trinta e cinco minutos e dez de noventa minutos. Dessas vinte e três aulas, catorze foram utilizadas na componente de Química e nove foram para a leccionação de conteúdos da componente de Física. A Orientadora Cooperante assistiu a todas as aulas dadas por cada uma das professoras estagiárias. Na componente de Química a Orientadora Científica esteve presente em quatro aulas. Na leccionação de conteúdos de Física a Orientadora Científica assistiu a duas aulas. Na componente de Química, ambas as estagiárias leccionaram nas duas unidades temáticas – na Unidade 1: “Das estrelas ao átomo” e na Unidade 2: “Da atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura”, do Programa Curricular para a disciplina de Física e Químoca A Neste Relatório, relativamente à componente de Física, descrevem-se as actividades relacionadas com a segunda sub-unidade – “A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas” da Unidade 1 – “Do Sol ao aquecimento”. Durante essa sub-unidade desenvolveram-se os conteúdos previstos de forma cuidada, de modo a favorecer o processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Nas duas componentes – Química e Física - da disciplina de Física e Química A, analisa-se e comenta-se a contextualização programática, as unidades temáticas, as aulas leccionadas e as actividades realizadas na Escola. O futuro professor deve ter presente a elevada responsabilidade que esta profissão representa e o dever de a exercer com o maior cuidado, empenho, dedicação e competência. Esta profissão exige uma constante actualização de conhecimentos, contribuindo para uma melhor qualidade na formação dos discentes.2009-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/11358http://hdl.handle.net/10316/11358porALVES, Alexandra Maria Vilela - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2009Alves, Alexandra Maria Vilelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T01:36:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/11358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:00:20.958322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Alves, Alexandra Maria Vilela
Ensino da Física - estágio pedagógico
Ensino da química - estágio pedagógico
Formação de professores
title_short Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_full Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
title_sort Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
author Alves, Alexandra Maria Vilela
author_facet Alves, Alexandra Maria Vilela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Alexandra Maria Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Física - estágio pedagógico
Ensino da química - estágio pedagógico
Formação de professores
topic Ensino da Física - estágio pedagógico
Ensino da química - estágio pedagógico
Formação de professores
description O estágio pedagógico é um dos mais importantes elementos da formação de professores, uma vez que é através dele que o professor estagiário tem o primeiro contacto com a prática pedagógica. O estágio pedagógico emerge como um momento indispensável no processo de transição de aluno para professor, desenvolvendo factores essenciais na formação e no desenvolvimento do futuro professor, nomeadamente o contacto com a comunidade escolar. Os Orientadores Científicos e o Orientador Cooperante desempenham um papel muito importante na transmissão de conhecimentos para superar dificuldades, no desenvolvimento de capacidades de raciocínio e no aperfeiçoamento da acção pedagógica e científica do professor estagiário. O estágio educacional teve a duração de dois semestres lectivos. As actividades realizadas ao longo do ano de estágio – preparação e concretização de aulas, reflexão sobre a prática lectiva, planificação e concretização de actividades extracurriculares e realização de trabalhos académicos - originaram um trabalho conjunto e uma partilha de responsabilidades que foram assumidas pelo núcleo de estágio. O núcleo de estágio é constituído por duas estagiárias da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que exerceram prática pedagógica supervisionada na turma da Orientadora Cooperante na Escola Secundária de Jaime Cortesão. Leccionaram, durante o ano lectivo, vinte e três aulas na disciplina de Física e Química A, do 10º Ano turma 2. Treze lições foram de cento e trinta e cinco minutos e dez de noventa minutos. Dessas vinte e três aulas, catorze foram utilizadas na componente de Química e nove foram para a leccionação de conteúdos da componente de Física. A Orientadora Cooperante assistiu a todas as aulas dadas por cada uma das professoras estagiárias. Na componente de Química a Orientadora Científica esteve presente em quatro aulas. Na leccionação de conteúdos de Física a Orientadora Científica assistiu a duas aulas. Na componente de Química, ambas as estagiárias leccionaram nas duas unidades temáticas – na Unidade 1: “Das estrelas ao átomo” e na Unidade 2: “Da atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura”, do Programa Curricular para a disciplina de Física e Químoca A Neste Relatório, relativamente à componente de Física, descrevem-se as actividades relacionadas com a segunda sub-unidade – “A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas” da Unidade 1 – “Do Sol ao aquecimento”. Durante essa sub-unidade desenvolveram-se os conteúdos previstos de forma cuidada, de modo a favorecer o processo de ensino – aprendizagem dos alunos. Nas duas componentes – Química e Física - da disciplina de Física e Química A, analisa-se e comenta-se a contextualização programática, as unidades temáticas, as aulas leccionadas e as actividades realizadas na Escola. O futuro professor deve ter presente a elevada responsabilidade que esta profissão representa e o dever de a exercer com o maior cuidado, empenho, dedicação e competência. Esta profissão exige uma constante actualização de conhecimentos, contribuindo para uma melhor qualidade na formação dos discentes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/11358
http://hdl.handle.net/10316/11358
url http://hdl.handle.net/10316/11358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ALVES, Alexandra Maria Vilela - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133894382977024