Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/11359 |
Resumo: | Elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3º ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, este Relatório refere-se ao Estágio Pedagógico iniciado em Setembro de 2008, na Escola Secundária de Jaime Cortesão, Coimbra. Sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Manuela Coelho, desenvolveram-se diferentes actividades lectivas, nas Componentes de Química e de Física, aplicadas à turma 2 do 10º ano, do curso Científico – Humanístico de Ciências e Tecnologias. O núcleo de Estágio de Ciências Físico – Químicas é constituído pelos seguintes elementos: Orientadora Científica da Componente de Química (Professora Doutora Maria Emília Azenha), Orientadora Científica da Componente da Física (Professora Doutora Maria José B. M. de Almeida), Orientadora Cooperante (Dr.ª Manuela Coelho) e duas professoras estagiárias (Alexandra Alves e Telma Esperança). A componente de Química, leccionada de Setembro de 2008 a Fevereiro de 2009, teve a Orientação Científica da responsabilidade da Professora Doutora Maria Emília Azenha. A prática de ensino supervisionada, num total de 14 aulas, foi efectuada para todos os objectos de ensino desta componente. Quatro das aulas referidas foram assistidas pelas Orientadoras Científica e Cooperante e as restantes 10 aulas tiveram a presença da Orientadora Cooperante. Promoveram-se actividades extracurriculares, nomeadamente Visita de Estudo, Clube da Ciência e Exposição de Química. A componente de Física, leccionada a partir de 10 de Fevereiro até ao final do ano lectivo, teve a Orientação Científica da Professora Doutora Maria José B. M. de Almeida. A prática de ensino supervisionada efectuou-se num total de 9 aulas para a Unidade Programática Energia – do Sol para a Terra. Duas das aulas referidas foram assistidas pelas Orientadoras Científica e Cooperante e as restantes 7 aulas tiveram a presença da Orientadora Cooperante. Foi realizada uma Exposição de Física para a Comunidade Escolar. O Relatório de Estágio compreende uma introdução, quatro capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução são apresentados os objectivos do trabalho, as unidades de Física e de Química focadas e a metodologia seguida. No capítulo I é efectuado o enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições de trabalho, a turma alvo da prática de ensino supervisionada e as disciplinas / turmas da responsabilidade da Orientadora Cooperante. O capítulo II (Química - 10º ano) e o capítulo III (Física – 10ºano) contêm a análise da bibliografia oficial associada, as planificações, as metodologias, os instrumentos de avaliação e as actividades extracurriculares realizadas. O capítulo IV, e último, proporciona uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, associada a sugestões futuras, eventualmente mais eficazes para a aprendizagem da Física e da Química, pelos alunos. |
id |
RCAP_e34064f1b275399efe69623d53b48dea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/11359 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundárioEnsino da física - estágio pedagógicoEnsino da química - estágio pedagógicoFormação de professoresElaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3º ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, este Relatório refere-se ao Estágio Pedagógico iniciado em Setembro de 2008, na Escola Secundária de Jaime Cortesão, Coimbra. Sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Manuela Coelho, desenvolveram-se diferentes actividades lectivas, nas Componentes de Química e de Física, aplicadas à turma 2 do 10º ano, do curso Científico – Humanístico de Ciências e Tecnologias. O núcleo de Estágio de Ciências Físico – Químicas é constituído pelos seguintes elementos: Orientadora Científica da Componente de Química (Professora Doutora Maria Emília Azenha), Orientadora Científica da Componente da Física (Professora Doutora Maria José B. M. de Almeida), Orientadora Cooperante (Dr.ª Manuela Coelho) e duas professoras estagiárias (Alexandra Alves e Telma Esperança). A componente de Química, leccionada de Setembro de 2008 a Fevereiro de 2009, teve a Orientação Científica da responsabilidade da Professora Doutora Maria Emília Azenha. A prática de ensino supervisionada, num total de 14 aulas, foi efectuada para todos os objectos de ensino desta componente. Quatro das aulas referidas foram assistidas pelas Orientadoras Científica e Cooperante e as restantes 10 aulas tiveram a presença da Orientadora Cooperante. Promoveram-se actividades extracurriculares, nomeadamente Visita de Estudo, Clube da Ciência e Exposição de Química. A componente de Física, leccionada a partir de 10 de Fevereiro até ao final do ano lectivo, teve a Orientação Científica da Professora Doutora Maria José B. M. de Almeida. A prática de ensino supervisionada efectuou-se num total de 9 aulas para a Unidade Programática Energia – do Sol para a Terra. Duas das aulas referidas foram assistidas pelas Orientadoras Científica e Cooperante e as restantes 7 aulas tiveram a presença da Orientadora Cooperante. Foi realizada uma Exposição de Física para a Comunidade Escolar. O Relatório de Estágio compreende uma introdução, quatro capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução são apresentados os objectivos do trabalho, as unidades de Física e de Química focadas e a metodologia seguida. No capítulo I é efectuado o enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições de trabalho, a turma alvo da prática de ensino supervisionada e as disciplinas / turmas da responsabilidade da Orientadora Cooperante. O capítulo II (Química - 10º ano) e o capítulo III (Física – 10ºano) contêm a análise da bibliografia oficial associada, as planificações, as metodologias, os instrumentos de avaliação e as actividades extracurriculares realizadas. O capítulo IV, e último, proporciona uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, associada a sugestões futuras, eventualmente mais eficazes para a aprendizagem da Física e da Química, pelos alunos.2009-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/11359http://hdl.handle.net/10316/11359porEsperança, Telma Henriques - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2009Esperança, Telma Henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/11359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:00:17.498784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title |
Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
spellingShingle |
Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário Esperança, Telma Henriques Ensino da física - estágio pedagógico Ensino da química - estágio pedagógico Formação de professores |
title_short |
Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title_full |
Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title_fullStr |
Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
title_sort |
Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário |
author |
Esperança, Telma Henriques |
author_facet |
Esperança, Telma Henriques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esperança, Telma Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da física - estágio pedagógico Ensino da química - estágio pedagógico Formação de professores |
topic |
Ensino da física - estágio pedagógico Ensino da química - estágio pedagógico Formação de professores |
description |
Elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química para o 3º ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário, este Relatório refere-se ao Estágio Pedagógico iniciado em Setembro de 2008, na Escola Secundária de Jaime Cortesão, Coimbra. Sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Manuela Coelho, desenvolveram-se diferentes actividades lectivas, nas Componentes de Química e de Física, aplicadas à turma 2 do 10º ano, do curso Científico – Humanístico de Ciências e Tecnologias. O núcleo de Estágio de Ciências Físico – Químicas é constituído pelos seguintes elementos: Orientadora Científica da Componente de Química (Professora Doutora Maria Emília Azenha), Orientadora Científica da Componente da Física (Professora Doutora Maria José B. M. de Almeida), Orientadora Cooperante (Dr.ª Manuela Coelho) e duas professoras estagiárias (Alexandra Alves e Telma Esperança). A componente de Química, leccionada de Setembro de 2008 a Fevereiro de 2009, teve a Orientação Científica da responsabilidade da Professora Doutora Maria Emília Azenha. A prática de ensino supervisionada, num total de 14 aulas, foi efectuada para todos os objectos de ensino desta componente. Quatro das aulas referidas foram assistidas pelas Orientadoras Científica e Cooperante e as restantes 10 aulas tiveram a presença da Orientadora Cooperante. Promoveram-se actividades extracurriculares, nomeadamente Visita de Estudo, Clube da Ciência e Exposição de Química. A componente de Física, leccionada a partir de 10 de Fevereiro até ao final do ano lectivo, teve a Orientação Científica da Professora Doutora Maria José B. M. de Almeida. A prática de ensino supervisionada efectuou-se num total de 9 aulas para a Unidade Programática Energia – do Sol para a Terra. Duas das aulas referidas foram assistidas pelas Orientadoras Científica e Cooperante e as restantes 7 aulas tiveram a presença da Orientadora Cooperante. Foi realizada uma Exposição de Física para a Comunidade Escolar. O Relatório de Estágio compreende uma introdução, quatro capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução são apresentados os objectivos do trabalho, as unidades de Física e de Química focadas e a metodologia seguida. No capítulo I é efectuado o enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições de trabalho, a turma alvo da prática de ensino supervisionada e as disciplinas / turmas da responsabilidade da Orientadora Cooperante. O capítulo II (Química - 10º ano) e o capítulo III (Física – 10ºano) contêm a análise da bibliografia oficial associada, as planificações, as metodologias, os instrumentos de avaliação e as actividades extracurriculares realizadas. O capítulo IV, e último, proporciona uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido, associada a sugestões futuras, eventualmente mais eficazes para a aprendizagem da Física e da Química, pelos alunos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/11359 http://hdl.handle.net/10316/11359 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/11359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esperança, Telma Henriques - Relatório de estágio de mestrado em ensino de física e de química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133893786337280 |