Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6442 |
Resumo: | Para promover a inclusão de adultos que vivenciaram insucesso escolar, a escola pública portuguesa desenvolveu currículos alternativos ao currículo nacional, adaptados a públicos-alvo específicos. A presença da Educação Ambiental neste currículo alternativo pretendia contribuir para a melhoria da qualidade de vida na comunidade envolvente, criando pontes entre esta e a escola, favorecendo a inclusão social dos alunos e a sua participação activa na vida da comunidade. Seguimos uma metodologia de investigação-acção, partindo de uma prática reflectida, para intervir na realidade educativa, melhorando-a. Optámos pelo trabalho de projecto associado ao trabalho colaborativo, pela sua adequação ao público adulto. Os participantes foram os alunos e professores desta turma. A recolha de dados recorreu à observação participante, entrevistas, tarefas de inspiração projectiva e trabalhos/materiais produzidos pelos alunos. Com este projecto, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal (CMS), procurámos sensibilizar vários sectores da comunidade para os perigos decorrentes da existência de dejectos caninos em locais públicos. Os alunos avaliaram positivamente a sua participação, que contribuiu para a inclusão na comunidade educativa, a promoção da auto-estima e o sucesso académico. Os públicos-alvo avaliaram favoravelmente as acções em que participaram, considerando-as interessantes e enfatizando a necessidade desta temática para promoção da qualidade de vida. |
id |
RCAP_64cfb3a2f402865dc0bfd749ed1f306f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/6442 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolventeSustentabilidadeEducação ambientalTrabalho colaborativoTrabalho de projectoCurrículo alternativoEducação de adultosPara promover a inclusão de adultos que vivenciaram insucesso escolar, a escola pública portuguesa desenvolveu currículos alternativos ao currículo nacional, adaptados a públicos-alvo específicos. A presença da Educação Ambiental neste currículo alternativo pretendia contribuir para a melhoria da qualidade de vida na comunidade envolvente, criando pontes entre esta e a escola, favorecendo a inclusão social dos alunos e a sua participação activa na vida da comunidade. Seguimos uma metodologia de investigação-acção, partindo de uma prática reflectida, para intervir na realidade educativa, melhorando-a. Optámos pelo trabalho de projecto associado ao trabalho colaborativo, pela sua adequação ao público adulto. Os participantes foram os alunos e professores desta turma. A recolha de dados recorreu à observação participante, entrevistas, tarefas de inspiração projectiva e trabalhos/materiais produzidos pelos alunos. Com este projecto, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal (CMS), procurámos sensibilizar vários sectores da comunidade para os perigos decorrentes da existência de dejectos caninos em locais públicos. Os alunos avaliaram positivamente a sua participação, que contribuiu para a inclusão na comunidade educativa, a promoção da auto-estima e o sucesso académico. Os públicos-alvo avaliaram favoravelmente as acções em que participaram, considerando-as interessantes e enfatizando a necessidade desta temática para promoção da qualidade de vida.Repositório da Universidade de LisboaCourela, C.César, Margarida2012-06-04T12:09:59Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6442porRevista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 5 Nº 1 (2006)1579-1513info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:14.649262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente |
title |
Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente |
spellingShingle |
Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente Courela, C. Sustentabilidade Educação ambiental Trabalho colaborativo Trabalho de projecto Currículo alternativo Educação de adultos |
title_short |
Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente |
title_full |
Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente |
title_fullStr |
Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente |
title_full_unstemmed |
Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente |
title_sort |
Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente |
author |
Courela, C. |
author_facet |
Courela, C. César, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
César, Margarida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Courela, C. César, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Educação ambiental Trabalho colaborativo Trabalho de projecto Currículo alternativo Educação de adultos |
topic |
Sustentabilidade Educação ambiental Trabalho colaborativo Trabalho de projecto Currículo alternativo Educação de adultos |
description |
Para promover a inclusão de adultos que vivenciaram insucesso escolar, a escola pública portuguesa desenvolveu currículos alternativos ao currículo nacional, adaptados a públicos-alvo específicos. A presença da Educação Ambiental neste currículo alternativo pretendia contribuir para a melhoria da qualidade de vida na comunidade envolvente, criando pontes entre esta e a escola, favorecendo a inclusão social dos alunos e a sua participação activa na vida da comunidade. Seguimos uma metodologia de investigação-acção, partindo de uma prática reflectida, para intervir na realidade educativa, melhorando-a. Optámos pelo trabalho de projecto associado ao trabalho colaborativo, pela sua adequação ao público adulto. Os participantes foram os alunos e professores desta turma. A recolha de dados recorreu à observação participante, entrevistas, tarefas de inspiração projectiva e trabalhos/materiais produzidos pelos alunos. Com este projecto, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal (CMS), procurámos sensibilizar vários sectores da comunidade para os perigos decorrentes da existência de dejectos caninos em locais públicos. Os alunos avaliaram positivamente a sua participação, que contribuiu para a inclusão na comunidade educativa, a promoção da auto-estima e o sucesso académico. Os públicos-alvo avaliaram favoravelmente as acções em que participaram, considerando-as interessantes e enfatizando a necessidade desta temática para promoção da qualidade de vida. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-01-01T00:00:00Z 2012-06-04T12:09:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/6442 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/6442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 5 Nº 1 (2006) 1579-1513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134201515081728 |