Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Courela, C.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: César, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6442
Resumo: Para promover a inclusão de adultos que vivenciaram insucesso escolar, a escola pública portuguesa desenvolveu currículos alternativos ao currículo nacional, adaptados a públicos-alvo específicos. A presença da Educação Ambiental neste currículo alternativo pretendia contribuir para a melhoria da qualidade de vida na comunidade envolvente, criando pontes entre esta e a escola, favorecendo a inclusão social dos alunos e a sua participação activa na vida da comunidade. Seguimos uma metodologia de investigação-acção, partindo de uma prática reflectida, para intervir na realidade educativa, melhorando-a. Optámos pelo trabalho de projecto associado ao trabalho colaborativo, pela sua adequação ao público adulto. Os participantes foram os alunos e professores desta turma. A recolha de dados recorreu à observação participante, entrevistas, tarefas de inspiração projectiva e trabalhos/materiais produzidos pelos alunos. Com este projecto, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal (CMS), procurámos sensibilizar vários sectores da comunidade para os perigos decorrentes da existência de dejectos caninos em locais públicos. Os alunos avaliaram positivamente a sua participação, que contribuiu para a inclusão na comunidade educativa, a promoção da auto-estima e o sucesso académico. Os públicos-alvo avaliaram favoravelmente as acções em que participaram, considerando-as interessantes e enfatizando a necessidade desta temática para promoção da qualidade de vida.
id RCAP_64cfb3a2f402865dc0bfd749ed1f306f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolventeSustentabilidadeEducação ambientalTrabalho colaborativoTrabalho de projectoCurrículo alternativoEducação de adultosPara promover a inclusão de adultos que vivenciaram insucesso escolar, a escola pública portuguesa desenvolveu currículos alternativos ao currículo nacional, adaptados a públicos-alvo específicos. A presença da Educação Ambiental neste currículo alternativo pretendia contribuir para a melhoria da qualidade de vida na comunidade envolvente, criando pontes entre esta e a escola, favorecendo a inclusão social dos alunos e a sua participação activa na vida da comunidade. Seguimos uma metodologia de investigação-acção, partindo de uma prática reflectida, para intervir na realidade educativa, melhorando-a. Optámos pelo trabalho de projecto associado ao trabalho colaborativo, pela sua adequação ao público adulto. Os participantes foram os alunos e professores desta turma. A recolha de dados recorreu à observação participante, entrevistas, tarefas de inspiração projectiva e trabalhos/materiais produzidos pelos alunos. Com este projecto, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal (CMS), procurámos sensibilizar vários sectores da comunidade para os perigos decorrentes da existência de dejectos caninos em locais públicos. Os alunos avaliaram positivamente a sua participação, que contribuiu para a inclusão na comunidade educativa, a promoção da auto-estima e o sucesso académico. Os públicos-alvo avaliaram favoravelmente as acções em que participaram, considerando-as interessantes e enfatizando a necessidade desta temática para promoção da qualidade de vida.Repositório da Universidade de LisboaCourela, C.César, Margarida2012-06-04T12:09:59Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6442porRevista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 5 Nº 1 (2006)1579-1513info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:14.649262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente
title Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente
spellingShingle Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente
Courela, C.
Sustentabilidade
Educação ambiental
Trabalho colaborativo
Trabalho de projecto
Currículo alternativo
Educação de adultos
title_short Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente
title_full Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente
title_fullStr Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente
title_full_unstemmed Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente
title_sort Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente
author Courela, C.
author_facet Courela, C.
César, Margarida
author_role author
author2 César, Margarida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Courela, C.
César, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Educação ambiental
Trabalho colaborativo
Trabalho de projecto
Currículo alternativo
Educação de adultos
topic Sustentabilidade
Educação ambiental
Trabalho colaborativo
Trabalho de projecto
Currículo alternativo
Educação de adultos
description Para promover a inclusão de adultos que vivenciaram insucesso escolar, a escola pública portuguesa desenvolveu currículos alternativos ao currículo nacional, adaptados a públicos-alvo específicos. A presença da Educação Ambiental neste currículo alternativo pretendia contribuir para a melhoria da qualidade de vida na comunidade envolvente, criando pontes entre esta e a escola, favorecendo a inclusão social dos alunos e a sua participação activa na vida da comunidade. Seguimos uma metodologia de investigação-acção, partindo de uma prática reflectida, para intervir na realidade educativa, melhorando-a. Optámos pelo trabalho de projecto associado ao trabalho colaborativo, pela sua adequação ao público adulto. Os participantes foram os alunos e professores desta turma. A recolha de dados recorreu à observação participante, entrevistas, tarefas de inspiração projectiva e trabalhos/materiais produzidos pelos alunos. Com este projecto, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal (CMS), procurámos sensibilizar vários sectores da comunidade para os perigos decorrentes da existência de dejectos caninos em locais públicos. Os alunos avaliaram positivamente a sua participação, que contribuiu para a inclusão na comunidade educativa, a promoção da auto-estima e o sucesso académico. Os públicos-alvo avaliaram favoravelmente as acções em que participaram, considerando-as interessantes e enfatizando a necessidade desta temática para promoção da qualidade de vida.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2012-06-04T12:09:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6442
url http://hdl.handle.net/10451/6442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 5 Nº 1 (2006)
1579-1513
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134201515081728