Portal de apoio à matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/16030 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 |
id |
RCAP_64d5475155059aa1b15b7bf138e81b59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/16030 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Portal de apoio à matemáticaMatemática - Estudo e ensinoTecnologias digitaisInternetDesempenho escolarTrabalhos de projeto de mestrado - 2014Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Esta investigação engloba dois propósitos relacionados entre si. Em primeiro lugar elaborar um produto multimédia, que esteja acessível de forma gratuita a toda a comunidade estudantil e que possa contribuir para a melhoria das aprendizagens na disciplina de matemática. Em segundo lugar avaliar a percepção dos alunos sobre o impacto deste produto nas suas aprendizagens. Para conseguir atingir estes dois objetivos foram percorridas diversas etapas, nomeadamente: foi efetuado um levantamento da oferta existente, em termos de produtos multimédia semelhantes e analisados os seus pontos fortes e fracos; foi feito um questionário a potenciais utilizadores para apurar as características que mais valorizam neste tipo de produtos; seguidamente foi elaborado o referido produto multimédia, na forma de um site que providencie explicações sobre a matéria, materiais de apoio e exercícios resolvidos para treinar os conhecimentos adquiridos; por fim foi elaborado um questionário, disponível para todos os utilizadores do site, que permitisse medir a percepção do impacto de um produto desta natureza. Os resultados obtidos, neste último questionário, permitem concluir que existe uma grande procura por este tipo de produtos, sendo a oferta existente ainda escassa. Foi também possível chegar à conclusão, que os alunos têm a percepção, de que este género de produtos pode constituir um auxiliar importante nos seus estudos e esclarecimento das suas dúvidas, constituindo assim, uma mais-valia no que concerne à melhoria dos seus resultados escolares.This research encompasses two interlinked purposes. Firstly, to build a multimedia product that is accessible free of charge to all students and that can contribute to improve the learning of mathematics. Secondly, to assess how students perceive the impact of this product on learning. Several steps were taken to achieve these two goals: survey of the existing similar multimedia products offer and analysis of their strengths and weaknesses; questionnaire to potential users in order to determine the most valued characteristics of this kind of products; conception of the referred multimedia product in the form of a website that provides explanations on the subject, support material and solved exercises to train the acquired learning’s; and finally a questionnaire, available to all users, allowing to measure their perception of the impact of such a product. The results achieved in the final questionnaire allow to conclude that there is a great demand for this kind of products but a current scarce offer of these. It was also possible to conclude that students perceive that this kind of products can be an important aid in studying and clarifying doubts, thus constituting an asset to improve school results.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Vitor Filipe Ribeiro, 1974-2015-02-16T10:22:26Z20142014-10-092014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/16030TID:201285088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/16030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:20.048967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portal de apoio à matemática |
title |
Portal de apoio à matemática |
spellingShingle |
Portal de apoio à matemática Nunes, Vitor Filipe Ribeiro, 1974- Matemática - Estudo e ensino Tecnologias digitais Internet Desempenho escolar Trabalhos de projeto de mestrado - 2014 |
title_short |
Portal de apoio à matemática |
title_full |
Portal de apoio à matemática |
title_fullStr |
Portal de apoio à matemática |
title_full_unstemmed |
Portal de apoio à matemática |
title_sort |
Portal de apoio à matemática |
author |
Nunes, Vitor Filipe Ribeiro, 1974- |
author_facet |
Nunes, Vitor Filipe Ribeiro, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, João Filipe, 1950- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Vitor Filipe Ribeiro, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Tecnologias digitais Internet Desempenho escolar Trabalhos de projeto de mestrado - 2014 |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Tecnologias digitais Internet Desempenho escolar Trabalhos de projeto de mestrado - 2014 |
description |
Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-10-09 2014-01-01T00:00:00Z 2015-02-16T10:22:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/16030 TID:201285088 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/16030 |
identifier_str_mv |
TID:201285088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134271153111040 |