Portal de apoio à matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Vitor Filipe Ribeiro, 1974-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/16030
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_64d5475155059aa1b15b7bf138e81b59
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/16030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Portal de apoio à matemáticaMatemática - Estudo e ensinoTecnologias digitaisInternetDesempenho escolarTrabalhos de projeto de mestrado - 2014Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014Esta investigação engloba dois propósitos relacionados entre si. Em primeiro lugar elaborar um produto multimédia, que esteja acessível de forma gratuita a toda a comunidade estudantil e que possa contribuir para a melhoria das aprendizagens na disciplina de matemática. Em segundo lugar avaliar a percepção dos alunos sobre o impacto deste produto nas suas aprendizagens. Para conseguir atingir estes dois objetivos foram percorridas diversas etapas, nomeadamente: foi efetuado um levantamento da oferta existente, em termos de produtos multimédia semelhantes e analisados os seus pontos fortes e fracos; foi feito um questionário a potenciais utilizadores para apurar as características que mais valorizam neste tipo de produtos; seguidamente foi elaborado o referido produto multimédia, na forma de um site que providencie explicações sobre a matéria, materiais de apoio e exercícios resolvidos para treinar os conhecimentos adquiridos; por fim foi elaborado um questionário, disponível para todos os utilizadores do site, que permitisse medir a percepção do impacto de um produto desta natureza. Os resultados obtidos, neste último questionário, permitem concluir que existe uma grande procura por este tipo de produtos, sendo a oferta existente ainda escassa. Foi também possível chegar à conclusão, que os alunos têm a percepção, de que este género de produtos pode constituir um auxiliar importante nos seus estudos e esclarecimento das suas dúvidas, constituindo assim, uma mais-valia no que concerne à melhoria dos seus resultados escolares.This research encompasses two interlinked purposes. Firstly, to build a multimedia product that is accessible free of charge to all students and that can contribute to improve the learning of mathematics. Secondly, to assess how students perceive the impact of this product on learning. Several steps were taken to achieve these two goals: survey of the existing similar multimedia products offer and analysis of their strengths and weaknesses; questionnaire to potential users in order to determine the most valued characteristics of this kind of products; conception of the referred multimedia product in the form of a website that provides explanations on the subject, support material and solved exercises to train the acquired learning’s; and finally a questionnaire, available to all users, allowing to measure their perception of the impact of such a product. The results achieved in the final questionnaire allow to conclude that there is a great demand for this kind of products but a current scarce offer of these. It was also possible to conclude that students perceive that this kind of products can be an important aid in studying and clarifying doubts, thus constituting an asset to improve school results.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Vitor Filipe Ribeiro, 1974-2015-02-16T10:22:26Z20142014-10-092014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/16030TID:201285088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/16030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:20.048967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Portal de apoio à matemática
title Portal de apoio à matemática
spellingShingle Portal de apoio à matemática
Nunes, Vitor Filipe Ribeiro, 1974-
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologias digitais
Internet
Desempenho escolar
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
title_short Portal de apoio à matemática
title_full Portal de apoio à matemática
title_fullStr Portal de apoio à matemática
title_full_unstemmed Portal de apoio à matemática
title_sort Portal de apoio à matemática
author Nunes, Vitor Filipe Ribeiro, 1974-
author_facet Nunes, Vitor Filipe Ribeiro, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Vitor Filipe Ribeiro, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Tecnologias digitais
Internet
Desempenho escolar
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
topic Matemática - Estudo e ensino
Tecnologias digitais
Internet
Desempenho escolar
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-09
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-16T10:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/16030
TID:201285088
url http://hdl.handle.net/10451/16030
identifier_str_mv TID:201285088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134271153111040