Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Paulo Sérgio Rodrigues, 1973-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/17939
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_c1fc23309c4a88a99ca6c5c4949bbfe1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/17939
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informáticaAmbientes virtuais de aprendizagemE-learningRecursos digitaisTrabalhos de projeto de mestrado - 2014Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014A seguinte investigação relata o estudo e o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática, analisando o impacto que este tipo de ambiente pode ter no modo como os alunos encaram a aprendizagem, bem como compreender de que modo um ambiente virtual pode contribuir para melhorar a aprendizagem. O instrumento utilizado para recolha de dados foi um questionário disponibilizado on-line. Os dados quantitativos tiveram tratamento estatístico, usando o programa informático SPSS. Os resultados obtidos sugerem que os ambientes virtuais de aprendizagem podem, de facto, ser uma boa ferramenta na prática do ensino do professor e aprendizagem dos alunos, proporcionando-lhes novas oportunidades, nomeadamente, no contacto com os conteúdos programáticos, na flexibilidade do tempo e do espaço, complementando-se com recursos pedagógicos mais interativos, tornando o estudo mais agradável e motivador. Os resultados a que chegamos apontam, que entre os inúmeros contributos que um Ambiente Virtual de Aprendizagem permite, destacam-se: a promoção da interação professor-aluno e aluno-aluno; o trabalho colaborativo e cooperativo em grupo; a motivação para a construção do próprio conhecimento e a possibilidade de diferentes ritmos de aprendizagem.The following research reports the development of a Virtual Learning Environment (VLE) under b-learning, intended to students of a training course of computer operators. We analyse the impact that this type of environment can have on the way students perceived learning, as well as we try to understand how a virtual environment can contribute to improve the learning of students. The instrument used for collecting data was a questionnaire available on-line. Quantitative data has been subjected to statistical treatment, using the computer program SPSS. The results suggested that the virtual learning environments, can in fact be a good tool in the practice of teaching and in the pupils' learning, providing them with new opportunities, in particular, in contact with the syllabus, the flexibility of time and space, a more interactive and collaborative environment, making the study more enjoyable and motivating. The results that we point out, among the numerous contributions that a VLE allows, include: the promotion of teacher-student interaction and student-student interaction; the collaborative and cooperative work in Group; the motivation for the construction of knowledge itself and the possibility of different paces of learning.Miranda, Guilhermina LobatoRepositório da Universidade de LisboaNogueira, Paulo Sérgio Rodrigues, 1973-2015-04-16T12:32:27Z20142014-10-062014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/17939TID:201284731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:03:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/17939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:37:38.406286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática
title Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática
spellingShingle Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática
Nogueira, Paulo Sérgio Rodrigues, 1973-
Ambientes virtuais de aprendizagem
E-learning
Recursos digitais
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
title_short Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática
title_full Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática
title_fullStr Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática
title_sort Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem em regime de b-learning num curso de educação e formação de operadores de informática
author Nogueira, Paulo Sérgio Rodrigues, 1973-
author_facet Nogueira, Paulo Sérgio Rodrigues, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Guilhermina Lobato
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Paulo Sérgio Rodrigues, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem
E-learning
Recursos digitais
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
topic Ambientes virtuais de aprendizagem
E-learning
Recursos digitais
Trabalhos de projeto de mestrado - 2014
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de Especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-06
2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-16T12:32:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/17939
TID:201284731
url http://hdl.handle.net/10451/17939
identifier_str_mv TID:201284731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134274684715008