Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Andreia Maria de Oliveira Afonso Volta e Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18593
Resumo: Após uma apresentação inicial da WASO – Write a Science Opera – como um processo criativo baseado na descoberta simultânea da Arte e da Ciência que assenta numa lógica dialógica e aceitação dos pontos de vista dos outros como empowerment dos seus participantes, aponto a inovação como a força que cisalha a tradicional metodologia pedagógica na sala de aula. Criatividade e Multidisciplinaridade são as fundações da matriz WASO, tornando os conteúdos académicos num processo de apropriação pessoal e construção grupal do conhecimento, que é, por sua vez, apreendido emocionalmente e não de forma passiva, como no tradicional paradigma pedagógico. O trabalho de apropriação emocional desenvolvido pelos participantes só é possível se considerarmos a Motivação como a força que conduz a evolução desde o início deste projeto. Este projeto propõe-se a estudar a motivação dos alunos, comparando o cenário antes e após a aplicação desta metodologia e tentando estabelecer alguma relação entre a experimentação desta metodologia e os níveis percebidos de motivação. Os resultados mostram que há diferença estatisticamente significativa entre os níveis de motivação antes e após o projeto, sendo os últimos mais elevados que os primeiros. Para além de justificar a presença da Criatividade e da construção ativa do conhecimento, estes resultados abrem novas perspetivas no estudo dos resultados escolares uma vez que a Motivação tende a crescer quando a Criatividade é usada como uma ferramenta pedagógica.
id RCAP_64e82f7a5be3e0db4bc74422360eeee9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/18593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciênciasMúsicaEducação artísticaMotivaçãoCriatividadeApós uma apresentação inicial da WASO – Write a Science Opera – como um processo criativo baseado na descoberta simultânea da Arte e da Ciência que assenta numa lógica dialógica e aceitação dos pontos de vista dos outros como empowerment dos seus participantes, aponto a inovação como a força que cisalha a tradicional metodologia pedagógica na sala de aula. Criatividade e Multidisciplinaridade são as fundações da matriz WASO, tornando os conteúdos académicos num processo de apropriação pessoal e construção grupal do conhecimento, que é, por sua vez, apreendido emocionalmente e não de forma passiva, como no tradicional paradigma pedagógico. O trabalho de apropriação emocional desenvolvido pelos participantes só é possível se considerarmos a Motivação como a força que conduz a evolução desde o início deste projeto. Este projeto propõe-se a estudar a motivação dos alunos, comparando o cenário antes e após a aplicação desta metodologia e tentando estabelecer alguma relação entre a experimentação desta metodologia e os níveis percebidos de motivação. Os resultados mostram que há diferença estatisticamente significativa entre os níveis de motivação antes e após o projeto, sendo os últimos mais elevados que os primeiros. Para além de justificar a presença da Criatividade e da construção ativa do conhecimento, estes resultados abrem novas perspetivas no estudo dos resultados escolares uma vez que a Motivação tende a crescer quando a Criatividade é usada como uma ferramenta pedagógica.Following an initial presentation of WASO – Write A Science Opera - as a creative process based on simultaneous science and art discovery which relies on a dialogue base and acceptance of others’ point of view to empower its participants, we pinpoint the concept of innovation as the groundbreaking force of the traditional pedagogical methodology in classroom. Creativity and multidisciplinarity are the foundations of the WASO matrix, turning academic content in a process of personal and group build-up; knowledge is therefore emotionally appropriated by its participants, rather than passive acquisition. Emotion-based work developed by subjects is only possible if we regard motivation as the force that drives the evolution since the project’s very beginning. This project proposes to study the subject’s motivation, comparing the before- and after WASOscenarios and trying to set some relation between enrolling this project and perceived levels of motivation. Results show that there’s a significant difference between the levels of motivation before and after the WASO project, being the latter higher. Beyond justifying the presence of creativity and the active construction of knowledge, this opens further new horizons on studying the effects of such creativity based projects on school results, as motivation seems to grow when creativity enters into pedagogy.Universidade de Aveiro2017-10-20T11:56:32Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18593TID:201933462porRamos, Andreia Maria de Oliveira Afonso Volta e Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:01Zoai:ria.ua.pt:10773/18593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:33.624696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências
title Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências
spellingShingle Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências
Ramos, Andreia Maria de Oliveira Afonso Volta e Sousa
Música
Educação artística
Motivação
Criatividade
title_short Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências
title_full Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências
title_fullStr Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências
title_full_unstemmed Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências
title_sort Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências
author Ramos, Andreia Maria de Oliveira Afonso Volta e Sousa
author_facet Ramos, Andreia Maria de Oliveira Afonso Volta e Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Andreia Maria de Oliveira Afonso Volta e Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Educação artística
Motivação
Criatividade
topic Música
Educação artística
Motivação
Criatividade
description Após uma apresentação inicial da WASO – Write a Science Opera – como um processo criativo baseado na descoberta simultânea da Arte e da Ciência que assenta numa lógica dialógica e aceitação dos pontos de vista dos outros como empowerment dos seus participantes, aponto a inovação como a força que cisalha a tradicional metodologia pedagógica na sala de aula. Criatividade e Multidisciplinaridade são as fundações da matriz WASO, tornando os conteúdos académicos num processo de apropriação pessoal e construção grupal do conhecimento, que é, por sua vez, apreendido emocionalmente e não de forma passiva, como no tradicional paradigma pedagógico. O trabalho de apropriação emocional desenvolvido pelos participantes só é possível se considerarmos a Motivação como a força que conduz a evolução desde o início deste projeto. Este projeto propõe-se a estudar a motivação dos alunos, comparando o cenário antes e após a aplicação desta metodologia e tentando estabelecer alguma relação entre a experimentação desta metodologia e os níveis percebidos de motivação. Os resultados mostram que há diferença estatisticamente significativa entre os níveis de motivação antes e após o projeto, sendo os últimos mais elevados que os primeiros. Para além de justificar a presença da Criatividade e da construção ativa do conhecimento, estes resultados abrem novas perspetivas no estudo dos resultados escolares uma vez que a Motivação tende a crescer quando a Criatividade é usada como uma ferramenta pedagógica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-20T11:56:32Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/18593
TID:201933462
url http://hdl.handle.net/10773/18593
identifier_str_mv TID:201933462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137587115327488