Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18593 |
Resumo: | Após uma apresentação inicial da WASO – Write a Science Opera – como um processo criativo baseado na descoberta simultânea da Arte e da Ciência que assenta numa lógica dialógica e aceitação dos pontos de vista dos outros como empowerment dos seus participantes, aponto a inovação como a força que cisalha a tradicional metodologia pedagógica na sala de aula. Criatividade e Multidisciplinaridade são as fundações da matriz WASO, tornando os conteúdos académicos num processo de apropriação pessoal e construção grupal do conhecimento, que é, por sua vez, apreendido emocionalmente e não de forma passiva, como no tradicional paradigma pedagógico. O trabalho de apropriação emocional desenvolvido pelos participantes só é possível se considerarmos a Motivação como a força que conduz a evolução desde o início deste projeto. Este projeto propõe-se a estudar a motivação dos alunos, comparando o cenário antes e após a aplicação desta metodologia e tentando estabelecer alguma relação entre a experimentação desta metodologia e os níveis percebidos de motivação. Os resultados mostram que há diferença estatisticamente significativa entre os níveis de motivação antes e após o projeto, sendo os últimos mais elevados que os primeiros. Para além de justificar a presença da Criatividade e da construção ativa do conhecimento, estes resultados abrem novas perspetivas no estudo dos resultados escolares uma vez que a Motivação tende a crescer quando a Criatividade é usada como uma ferramenta pedagógica. |
id |
RCAP_64e82f7a5be3e0db4bc74422360eeee9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/18593 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciênciasMúsicaEducação artísticaMotivaçãoCriatividadeApós uma apresentação inicial da WASO – Write a Science Opera – como um processo criativo baseado na descoberta simultânea da Arte e da Ciência que assenta numa lógica dialógica e aceitação dos pontos de vista dos outros como empowerment dos seus participantes, aponto a inovação como a força que cisalha a tradicional metodologia pedagógica na sala de aula. Criatividade e Multidisciplinaridade são as fundações da matriz WASO, tornando os conteúdos académicos num processo de apropriação pessoal e construção grupal do conhecimento, que é, por sua vez, apreendido emocionalmente e não de forma passiva, como no tradicional paradigma pedagógico. O trabalho de apropriação emocional desenvolvido pelos participantes só é possível se considerarmos a Motivação como a força que conduz a evolução desde o início deste projeto. Este projeto propõe-se a estudar a motivação dos alunos, comparando o cenário antes e após a aplicação desta metodologia e tentando estabelecer alguma relação entre a experimentação desta metodologia e os níveis percebidos de motivação. Os resultados mostram que há diferença estatisticamente significativa entre os níveis de motivação antes e após o projeto, sendo os últimos mais elevados que os primeiros. Para além de justificar a presença da Criatividade e da construção ativa do conhecimento, estes resultados abrem novas perspetivas no estudo dos resultados escolares uma vez que a Motivação tende a crescer quando a Criatividade é usada como uma ferramenta pedagógica.Following an initial presentation of WASO – Write A Science Opera - as a creative process based on simultaneous science and art discovery which relies on a dialogue base and acceptance of others’ point of view to empower its participants, we pinpoint the concept of innovation as the groundbreaking force of the traditional pedagogical methodology in classroom. Creativity and multidisciplinarity are the foundations of the WASO matrix, turning academic content in a process of personal and group build-up; knowledge is therefore emotionally appropriated by its participants, rather than passive acquisition. Emotion-based work developed by subjects is only possible if we regard motivation as the force that drives the evolution since the project’s very beginning. This project proposes to study the subject’s motivation, comparing the before- and after WASOscenarios and trying to set some relation between enrolling this project and perceived levels of motivation. Results show that there’s a significant difference between the levels of motivation before and after the WASO project, being the latter higher. Beyond justifying the presence of creativity and the active construction of knowledge, this opens further new horizons on studying the effects of such creativity based projects on school results, as motivation seems to grow when creativity enters into pedagogy.Universidade de Aveiro2017-10-20T11:56:32Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18593TID:201933462porRamos, Andreia Maria de Oliveira Afonso Volta e Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:01Zoai:ria.ua.pt:10773/18593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:33.624696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências |
title |
Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências |
spellingShingle |
Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências Ramos, Andreia Maria de Oliveira Afonso Volta e Sousa Música Educação artística Motivação Criatividade |
title_short |
Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências |
title_full |
Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências |
title_fullStr |
Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências |
title_full_unstemmed |
Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências |
title_sort |
Motivação e criatividade: o impulso comum às artes e ciências |
author |
Ramos, Andreia Maria de Oliveira Afonso Volta e Sousa |
author_facet |
Ramos, Andreia Maria de Oliveira Afonso Volta e Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Andreia Maria de Oliveira Afonso Volta e Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Educação artística Motivação Criatividade |
topic |
Música Educação artística Motivação Criatividade |
description |
Após uma apresentação inicial da WASO – Write a Science Opera – como um processo criativo baseado na descoberta simultânea da Arte e da Ciência que assenta numa lógica dialógica e aceitação dos pontos de vista dos outros como empowerment dos seus participantes, aponto a inovação como a força que cisalha a tradicional metodologia pedagógica na sala de aula. Criatividade e Multidisciplinaridade são as fundações da matriz WASO, tornando os conteúdos académicos num processo de apropriação pessoal e construção grupal do conhecimento, que é, por sua vez, apreendido emocionalmente e não de forma passiva, como no tradicional paradigma pedagógico. O trabalho de apropriação emocional desenvolvido pelos participantes só é possível se considerarmos a Motivação como a força que conduz a evolução desde o início deste projeto. Este projeto propõe-se a estudar a motivação dos alunos, comparando o cenário antes e após a aplicação desta metodologia e tentando estabelecer alguma relação entre a experimentação desta metodologia e os níveis percebidos de motivação. Os resultados mostram que há diferença estatisticamente significativa entre os níveis de motivação antes e após o projeto, sendo os últimos mais elevados que os primeiros. Para além de justificar a presença da Criatividade e da construção ativa do conhecimento, estes resultados abrem novas perspetivas no estudo dos resultados escolares uma vez que a Motivação tende a crescer quando a Criatividade é usada como uma ferramenta pedagógica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-20T11:56:32Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/18593 TID:201933462 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/18593 |
identifier_str_mv |
TID:201933462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137587115327488 |