Em busca do turismo com as cores do lugar: a educação patrimonial como instrumento de apropriação para o turismo de base local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Luana Maria Cavalcanti
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11093
Resumo: This paper brings together theoretical and epistemological efforts to reflect about the importance of heritage education in the process of appropriation of the development of tourism by the locals, focusing on its historical and cultural heritage. It was sought to reach specific objectives, dealing with resulting questions from the recognition that the cultural heritage of autochthon is a primary step to awaken and enliven sensitivities and identities, combining the issues of belonging, participation and citizenship for tourism in order to conduct them to in a natural and spontaneous way. In this sense, the place configures itself as a tourist personality. It is concluded that the heritage education is a methodology recommended for the appropriation of development processes of cultural tourism, through its guiding elements for recovery and incentive the local identity as a prerequisite for tourism development on a sustainable basis.  
id RCAP_64edb86fcf39358742a7357daa046e12
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/11093
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Em busca do turismo com as cores do lugar: a educação patrimonial como instrumento de apropriação para o turismo de base localThis paper brings together theoretical and epistemological efforts to reflect about the importance of heritage education in the process of appropriation of the development of tourism by the locals, focusing on its historical and cultural heritage. It was sought to reach specific objectives, dealing with resulting questions from the recognition that the cultural heritage of autochthon is a primary step to awaken and enliven sensitivities and identities, combining the issues of belonging, participation and citizenship for tourism in order to conduct them to in a natural and spontaneous way. In this sense, the place configures itself as a tourist personality. It is concluded that the heritage education is a methodology recommended for the appropriation of development processes of cultural tourism, through its guiding elements for recovery and incentive the local identity as a prerequisite for tourism development on a sustainable basis.  Este artigo reúne esforços teóricos e epistemológicos que visam refletir sobre a importância da educação patrimonial no processo de apropriação do desenvolvimento do turismo por parte dos residentes, com foco na sua herança histórica e cultural. Procurou-se também atender objetivos específicos, abordando questões resultantes do reconhecimento de que o patrimônio cultural do autóctone é um passo fundamental para despertar, animar e recrudescer sensibilidades e identidades, combinando as questões de pertencimento, participação e cidadania para o turismo, a fim de levá-los a contribuir de forma natural e espontânea com a atividade. Neste sentido, o lugar configura-se como uma personalidade turística. Se concluí que a educação patrimonial é uma metodologia recomendada para a apropriação dos processos dedesenvolvimento do turismo cultural, através de seus elementos orientadores à recuperação e incentivo à identidade local como pré-requisito ao desenvolvimento do turismo de forma sustentável.  Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2014-01-01T00:00:00Zjournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11093oai:proa.ua.pt:article/11093Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 21/22 (2014); 129-140Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 21/22 (2014); 129-1402182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11093https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11093https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11093/7217https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBispo, Luana Maria Cavalcanti2022-09-26T10:56:50Zoai:proa.ua.pt:article/11093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:34.767842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Em busca do turismo com as cores do lugar: a educação patrimonial como instrumento de apropriação para o turismo de base local
title Em busca do turismo com as cores do lugar: a educação patrimonial como instrumento de apropriação para o turismo de base local
spellingShingle Em busca do turismo com as cores do lugar: a educação patrimonial como instrumento de apropriação para o turismo de base local
Bispo, Luana Maria Cavalcanti
title_short Em busca do turismo com as cores do lugar: a educação patrimonial como instrumento de apropriação para o turismo de base local
title_full Em busca do turismo com as cores do lugar: a educação patrimonial como instrumento de apropriação para o turismo de base local
title_fullStr Em busca do turismo com as cores do lugar: a educação patrimonial como instrumento de apropriação para o turismo de base local
title_full_unstemmed Em busca do turismo com as cores do lugar: a educação patrimonial como instrumento de apropriação para o turismo de base local
title_sort Em busca do turismo com as cores do lugar: a educação patrimonial como instrumento de apropriação para o turismo de base local
author Bispo, Luana Maria Cavalcanti
author_facet Bispo, Luana Maria Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bispo, Luana Maria Cavalcanti
description This paper brings together theoretical and epistemological efforts to reflect about the importance of heritage education in the process of appropriation of the development of tourism by the locals, focusing on its historical and cultural heritage. It was sought to reach specific objectives, dealing with resulting questions from the recognition that the cultural heritage of autochthon is a primary step to awaken and enliven sensitivities and identities, combining the issues of belonging, participation and citizenship for tourism in order to conduct them to in a natural and spontaneous way. In this sense, the place configures itself as a tourist personality. It is concluded that the heritage education is a methodology recommended for the appropriation of development processes of cultural tourism, through its guiding elements for recovery and incentive the local identity as a prerequisite for tourism development on a sustainable basis.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11093
oai:proa.ua.pt:article/11093
url https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11093
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/11093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11093
https://doi.org/10.34624/rtd.v1i21/22.11093
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11093/7217
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 21/22 (2014); 129-140
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 21/22 (2014); 129-140
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130517365325824