Desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde em contexto de uma Unidade de Cuidados Coronários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300864 |
Resumo: | Resumo: Ambientes complexos como é o contexto de atuação dos profissionais de saúde exigem destes uma articulação conhecimentos e competências, sendo certo que uma forte componente de construção de competências emocionais implica maiores conhecimentos da parte destes. Significa que para além da necessidade de cada profissional possuir conhecimentos técnicos em domínios especializados, tem também de reunir um conjunto de competências essenciais de carácter pessoal e interpessoal. Neste sentido as competências emocionais encontram-se positivamente associadas a um conjunto de características pessoais que promovem o recurso a boas práticas e servem de fator de proteção ao bem-estar dos indivíduos. Esta investigação pretende estudar o impacte de uma intervenção psicoeducativa e formativa no desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde, que trabalham numa unidade de cuidados coronários. A opção por este tipo de unidade cuidados justifica-se pela dimensão prioritária e permanente de intervenção na área da saúde, que a pessoa, com doença crónica, do foro cardíaco exige. Para responder a este objetivo optou-se pelo recurso a uma metodologia de investigação baseada nos métodos mistos. Os dados foram recolhidos junto de seis profissionais de saúde, recorrendo-se ao método de Focus Group e aos questionários validados para a população que integra a amostra. A análise conjugada de dados qualitativos e quantitativos permitiu uma melhor compreensão da realidade e uma análise mais rigorosa da intervenção junto dos profissionais de saúde. Os discursos dos participantes revelaram que a intervenção psicoeducativa e formativa permitiu a introspeção e reflexão dos sentimentos face aos procedimentos implementados por estes profissionais à pessoa do foro cardíaco, num período de pandemia causada pelo SARS-COV2. A continuidade de ações formativas para o domínio das competências emocionais é salientada por todos os profissionais, permitindo o confronto mais eficaz de uma realidade que é complexa. |
id |
RCAP_64ee121ed16167b4fa38459afdca7534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702021000300864 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde em contexto de uma Unidade de Cuidados CoronáriosCompetência EmocionalProfissionais de Cuidados CoronáriosGestão EmocionalIntervenção Psicoeducativa e Formativa.Resumo: Ambientes complexos como é o contexto de atuação dos profissionais de saúde exigem destes uma articulação conhecimentos e competências, sendo certo que uma forte componente de construção de competências emocionais implica maiores conhecimentos da parte destes. Significa que para além da necessidade de cada profissional possuir conhecimentos técnicos em domínios especializados, tem também de reunir um conjunto de competências essenciais de carácter pessoal e interpessoal. Neste sentido as competências emocionais encontram-se positivamente associadas a um conjunto de características pessoais que promovem o recurso a boas práticas e servem de fator de proteção ao bem-estar dos indivíduos. Esta investigação pretende estudar o impacte de uma intervenção psicoeducativa e formativa no desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde, que trabalham numa unidade de cuidados coronários. A opção por este tipo de unidade cuidados justifica-se pela dimensão prioritária e permanente de intervenção na área da saúde, que a pessoa, com doença crónica, do foro cardíaco exige. Para responder a este objetivo optou-se pelo recurso a uma metodologia de investigação baseada nos métodos mistos. Os dados foram recolhidos junto de seis profissionais de saúde, recorrendo-se ao método de Focus Group e aos questionários validados para a população que integra a amostra. A análise conjugada de dados qualitativos e quantitativos permitiu uma melhor compreensão da realidade e uma análise mais rigorosa da intervenção junto dos profissionais de saúde. Os discursos dos participantes revelaram que a intervenção psicoeducativa e formativa permitiu a introspeção e reflexão dos sentimentos face aos procedimentos implementados por estes profissionais à pessoa do foro cardíaco, num período de pandemia causada pelo SARS-COV2. A continuidade de ações formativas para o domínio das competências emocionais é salientada por todos os profissionais, permitindo o confronto mais eficaz de uma realidade que é complexa.Ludomedia2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300864New Trends in Qualitative Research v.8 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300864Macedo,Ana PaulaGomes,LisaPereira,RuiCainé,JoãoMartins,Silvanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:14Zoai:scielo:S2184-77702021000300864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:40.186673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde em contexto de uma Unidade de Cuidados Coronários |
title |
Desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde em contexto de uma Unidade de Cuidados Coronários |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde em contexto de uma Unidade de Cuidados Coronários Macedo,Ana Paula Competência Emocional Profissionais de Cuidados Coronários Gestão Emocional Intervenção Psicoeducativa e Formativa. |
title_short |
Desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde em contexto de uma Unidade de Cuidados Coronários |
title_full |
Desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde em contexto de uma Unidade de Cuidados Coronários |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde em contexto de uma Unidade de Cuidados Coronários |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde em contexto de uma Unidade de Cuidados Coronários |
title_sort |
Desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde em contexto de uma Unidade de Cuidados Coronários |
author |
Macedo,Ana Paula |
author_facet |
Macedo,Ana Paula Gomes,Lisa Pereira,Rui Cainé,João Martins,Silvana |
author_role |
author |
author2 |
Gomes,Lisa Pereira,Rui Cainé,João Martins,Silvana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo,Ana Paula Gomes,Lisa Pereira,Rui Cainé,João Martins,Silvana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Emocional Profissionais de Cuidados Coronários Gestão Emocional Intervenção Psicoeducativa e Formativa. |
topic |
Competência Emocional Profissionais de Cuidados Coronários Gestão Emocional Intervenção Psicoeducativa e Formativa. |
description |
Resumo: Ambientes complexos como é o contexto de atuação dos profissionais de saúde exigem destes uma articulação conhecimentos e competências, sendo certo que uma forte componente de construção de competências emocionais implica maiores conhecimentos da parte destes. Significa que para além da necessidade de cada profissional possuir conhecimentos técnicos em domínios especializados, tem também de reunir um conjunto de competências essenciais de carácter pessoal e interpessoal. Neste sentido as competências emocionais encontram-se positivamente associadas a um conjunto de características pessoais que promovem o recurso a boas práticas e servem de fator de proteção ao bem-estar dos indivíduos. Esta investigação pretende estudar o impacte de uma intervenção psicoeducativa e formativa no desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde, que trabalham numa unidade de cuidados coronários. A opção por este tipo de unidade cuidados justifica-se pela dimensão prioritária e permanente de intervenção na área da saúde, que a pessoa, com doença crónica, do foro cardíaco exige. Para responder a este objetivo optou-se pelo recurso a uma metodologia de investigação baseada nos métodos mistos. Os dados foram recolhidos junto de seis profissionais de saúde, recorrendo-se ao método de Focus Group e aos questionários validados para a população que integra a amostra. A análise conjugada de dados qualitativos e quantitativos permitiu uma melhor compreensão da realidade e uma análise mais rigorosa da intervenção junto dos profissionais de saúde. Os discursos dos participantes revelaram que a intervenção psicoeducativa e formativa permitiu a introspeção e reflexão dos sentimentos face aos procedimentos implementados por estes profissionais à pessoa do foro cardíaco, num período de pandemia causada pelo SARS-COV2. A continuidade de ações formativas para o domínio das competências emocionais é salientada por todos os profissionais, permitindo o confronto mais eficaz de uma realidade que é complexa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300864 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.8 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137409728774144 |