O marketing digital e a decisão de compra do consumidor: estudo de caso aplicado a Barcelos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2178 |
Resumo: | De acordo com estudos feitos anteriormente, a comunicação e os meios digitais têm uma importância crescente na sociedade e na dinamização do turismo. No que se refere à utilização do marketing digital por parte do turismo, essa importância é acrescida, pois, na maioria das vezes é através do marketing digital que é possível obter informação acerca dos turistas ou fazer-lhes chegar informação. O propósito deste estudo foi analisar a utilização do marketing digital no turismo na cidade de Barcelos, onde procuramos responder à questão inicial: qual a importância dada à utilização do marketing digital por parte dos turistas que visitam a cidade de Barcelos? Para estudar esta temática recorremos ao estudo de caso, onde se conciliou a abordagem quantitativa, por intermédio da aplicação de questionários, e qualitativa, com a realização de entrevistas. Participaram no estudo 106 inquiridos e três entrevistados, mais precisamente, dois profissionais de marketing e turismo e um académico em turismo. Os resultados obtidos, por intermédio da análise do modelo de equações estruturais, permitem depreender que a experiência, a satisfação, a imagem e a lealdade são conceitos a considerar pelo marketing digital para a promoção do turismo na região de Barcelos, bem como a crescente utilização do marketing digital por parte dos turistas, no sentido em que os turistas têm cada vez mais o hábito de verificar a opinião dos demais antes de agendar a sua viagem e atribuem-lhes cada vez mais importância, e uma crescente importância atribuída, por parte dos turistas, às páginas web/redes sociais dos locais que pretendem visitar. Este estudo contribui para futuras investigações relacionadas com o turismo na cidade de Barcelos e para o marketing digital o que pode ser transposto para a gestão das organizações, no sentido de fomentar a discussão sobre os processos de captação, retenção e fidelização dos públicos-alvo. |
id |
RCAP_6505877900e01b4ebfb13e7cdd4aa34d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2178 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O marketing digital e a decisão de compra do consumidor: estudo de caso aplicado a Barcelos.Marketing digitalturismoBarcelosturismo criativodecisão de compraDe acordo com estudos feitos anteriormente, a comunicação e os meios digitais têm uma importância crescente na sociedade e na dinamização do turismo. No que se refere à utilização do marketing digital por parte do turismo, essa importância é acrescida, pois, na maioria das vezes é através do marketing digital que é possível obter informação acerca dos turistas ou fazer-lhes chegar informação. O propósito deste estudo foi analisar a utilização do marketing digital no turismo na cidade de Barcelos, onde procuramos responder à questão inicial: qual a importância dada à utilização do marketing digital por parte dos turistas que visitam a cidade de Barcelos? Para estudar esta temática recorremos ao estudo de caso, onde se conciliou a abordagem quantitativa, por intermédio da aplicação de questionários, e qualitativa, com a realização de entrevistas. Participaram no estudo 106 inquiridos e três entrevistados, mais precisamente, dois profissionais de marketing e turismo e um académico em turismo. Os resultados obtidos, por intermédio da análise do modelo de equações estruturais, permitem depreender que a experiência, a satisfação, a imagem e a lealdade são conceitos a considerar pelo marketing digital para a promoção do turismo na região de Barcelos, bem como a crescente utilização do marketing digital por parte dos turistas, no sentido em que os turistas têm cada vez mais o hábito de verificar a opinião dos demais antes de agendar a sua viagem e atribuem-lhes cada vez mais importância, e uma crescente importância atribuída, por parte dos turistas, às páginas web/redes sociais dos locais que pretendem visitar. Este estudo contribui para futuras investigações relacionadas com o turismo na cidade de Barcelos e para o marketing digital o que pode ser transposto para a gestão das organizações, no sentido de fomentar a discussão sobre os processos de captação, retenção e fidelização dos públicos-alvo.2021-07-05T19:13:10Z2021-07-05T19:13:10Z2021-04-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2178oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2178porhttp://hdl.handle.net/11110/2178202736180Amorim, -5678!#8978!17:;<info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:28Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:28.294077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O marketing digital e a decisão de compra do consumidor: estudo de caso aplicado a Barcelos. |
title |
O marketing digital e a decisão de compra do consumidor: estudo de caso aplicado a Barcelos. |
spellingShingle |
O marketing digital e a decisão de compra do consumidor: estudo de caso aplicado a Barcelos. Amorim, -5678!#8978!17:;< Marketing digital turismo Barcelos turismo criativo decisão de compra |
title_short |
O marketing digital e a decisão de compra do consumidor: estudo de caso aplicado a Barcelos. |
title_full |
O marketing digital e a decisão de compra do consumidor: estudo de caso aplicado a Barcelos. |
title_fullStr |
O marketing digital e a decisão de compra do consumidor: estudo de caso aplicado a Barcelos. |
title_full_unstemmed |
O marketing digital e a decisão de compra do consumidor: estudo de caso aplicado a Barcelos. |
title_sort |
O marketing digital e a decisão de compra do consumidor: estudo de caso aplicado a Barcelos. |
author |
Amorim, -5678!#8978!17:;< |
author_facet |
Amorim, -5678!#8978!17:;< |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, -5678!#8978!17:;< |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital turismo Barcelos turismo criativo decisão de compra |
topic |
Marketing digital turismo Barcelos turismo criativo decisão de compra |
description |
De acordo com estudos feitos anteriormente, a comunicação e os meios digitais têm uma importância crescente na sociedade e na dinamização do turismo. No que se refere à utilização do marketing digital por parte do turismo, essa importância é acrescida, pois, na maioria das vezes é através do marketing digital que é possível obter informação acerca dos turistas ou fazer-lhes chegar informação. O propósito deste estudo foi analisar a utilização do marketing digital no turismo na cidade de Barcelos, onde procuramos responder à questão inicial: qual a importância dada à utilização do marketing digital por parte dos turistas que visitam a cidade de Barcelos? Para estudar esta temática recorremos ao estudo de caso, onde se conciliou a abordagem quantitativa, por intermédio da aplicação de questionários, e qualitativa, com a realização de entrevistas. Participaram no estudo 106 inquiridos e três entrevistados, mais precisamente, dois profissionais de marketing e turismo e um académico em turismo. Os resultados obtidos, por intermédio da análise do modelo de equações estruturais, permitem depreender que a experiência, a satisfação, a imagem e a lealdade são conceitos a considerar pelo marketing digital para a promoção do turismo na região de Barcelos, bem como a crescente utilização do marketing digital por parte dos turistas, no sentido em que os turistas têm cada vez mais o hábito de verificar a opinião dos demais antes de agendar a sua viagem e atribuem-lhes cada vez mais importância, e uma crescente importância atribuída, por parte dos turistas, às páginas web/redes sociais dos locais que pretendem visitar. Este estudo contribui para futuras investigações relacionadas com o turismo na cidade de Barcelos e para o marketing digital o que pode ser transposto para a gestão das organizações, no sentido de fomentar a discussão sobre os processos de captação, retenção e fidelização dos públicos-alvo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-05T19:13:10Z 2021-07-05T19:13:10Z 2021-04-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2178 oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2178 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2178 |
identifier_str_mv |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2178 202736180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129894929563648 |