O marketing digital e a decisão de compra do consumidor: estudo de caso aplicado a Barcelos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, -5678!#8978!17:;<
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2178
Resumo: De acordo com estudos feitos anteriormente, a comunicação e os meios digitais têm uma importância crescente na sociedade e na dinamização do turismo. No que se refere à utilização do marketing digital por parte do turismo, essa importância é acrescida, pois, na maioria das vezes é através do marketing digital que é possível obter informação acerca dos turistas ou fazer-lhes chegar informação. O propósito deste estudo foi analisar a utilização do marketing digital no turismo na cidade de Barcelos, onde procuramos responder à questão inicial: qual a importância dada à utilização do marketing digital por parte dos turistas que visitam a cidade de Barcelos? Para estudar esta temática recorremos ao estudo de caso, onde se conciliou a abordagem quantitativa, por intermédio da aplicação de questionários, e qualitativa, com a realização de entrevistas. Participaram no estudo 106 inquiridos e três entrevistados, mais precisamente, dois profissionais de marketing e turismo e um académico em turismo. Os resultados obtidos, por intermédio da análise do modelo de equações estruturais, permitem depreender que a experiência, a satisfação, a imagem e a lealdade são conceitos a considerar pelo marketing digital para a promoção do turismo na região de Barcelos, bem como a crescente utilização do marketing digital por parte dos turistas, no sentido em que os turistas têm cada vez mais o hábito de verificar a opinião dos demais antes de agendar a sua viagem e atribuem-lhes cada vez mais importância, e uma crescente importância atribuída, por parte dos turistas, às páginas web/redes sociais dos locais que pretendem visitar. Este estudo contribui para futuras investigações relacionadas com o turismo na cidade de Barcelos e para o marketing digital o que pode ser transposto para a gestão das organizações, no sentido de fomentar a discussão sobre os processos de captação, retenção e fidelização dos públicos-alvo.
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