Contributos da análise e reflexão discente sobre sua formação inicial e o desenvolvimento do estágio curricular supervisionado em Educação Física: estudo caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Joaquim Campos dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/3113
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a consciencialização e reflexão e do estagiário acerca do processo de aprendizagem e futura atuação pedagógica, de forma a despertar às instituições responsáveis pela formação de professores a necessidade permanente de avaliação e possível reformulação dos seus métodos de ensino. A instituição em causa foi a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e o alvo do estudo os estagiários de Educação Física do ano letivo 2011/2012. A investigação parte da análise às respostas dos inquéritos atribuídos a cada estagiário em relação à, lecionação das aulas- principais problemas/dificuldades observados; adaptação ao funcionamento da escola; ao tipo de experiência anterior ao seu desenvolvimento, à avaliação do estagiário de acordo com grau escolar de realização; à importância do orientador cooperante na realização do estágio; às contribuições do estágio para a formação profissional; as disciplinas do currículo que mais contribuíram para a sua realização; ocorrência de satisfação com o estágio e sugestões para a sua melhoria assim como para a Formação Inicial. Os objetivos do curso são atingidos de um modo satisfatório pela maioria destes formandos. A interpretação às respostas obtidas neste estudo permitem-nos concluir que a Formação Inicial de Professores de Educação física na UTAD está adequada às adversidades da realidade escolar, assim como, das suas práticas pedagógicas. As características mais relevantes do processo ensino-aprendizagem para o sucesso no Estágio são as disciplinas de carácter prático, todavia, as disciplinas de índole social deveriam ter outro impacto no currículo do académico. Terminamos o estudo com sugestões para uma eventual melhoria da Formação Inicial destes estudantes de Educação Física. As argumentações apresentadas admitem que, tanto os ensinamentos práticos como o contato com a realidade escolar, são pouco abordados no decorrer da sua formação inicial (pré-estágio), ou seja, a teoria abordada por estes alunos, deveria ter uma maior interação e relação com a prática em si. Será então importante para a instituição reformular o currículo com o objetivo de corrigir estes factos de modo a melhorar o desenvolvimento no Estagio Curricular Supervisionado e consequente formação de professores.
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A investigação parte da análise às respostas dos inquéritos atribuídos a cada estagiário em relação à, lecionação das aulas- principais problemas/dificuldades observados; adaptação ao funcionamento da escola; ao tipo de experiência anterior ao seu desenvolvimento, à avaliação do estagiário de acordo com grau escolar de realização; à importância do orientador cooperante na realização do estágio; às contribuições do estágio para a formação profissional; as disciplinas do currículo que mais contribuíram para a sua realização; ocorrência de satisfação com o estágio e sugestões para a sua melhoria assim como para a Formação Inicial. Os objetivos do curso são atingidos de um modo satisfatório pela maioria destes formandos. A interpretação às respostas obtidas neste estudo permitem-nos concluir que a Formação Inicial de Professores de Educação física na UTAD está adequada às adversidades da realidade escolar, assim como, das suas práticas pedagógicas. As características mais relevantes do processo ensino-aprendizagem para o sucesso no Estágio são as disciplinas de carácter prático, todavia, as disciplinas de índole social deveriam ter outro impacto no currículo do académico. Terminamos o estudo com sugestões para uma eventual melhoria da Formação Inicial destes estudantes de Educação Física. As argumentações apresentadas admitem que, tanto os ensinamentos práticos como o contato com a realidade escolar, são pouco abordados no decorrer da sua formação inicial (pré-estágio), ou seja, a teoria abordada por estes alunos, deveria ter uma maior interação e relação com a prática em si. Será então importante para a instituição reformular o currículo com o objetivo de corrigir estes factos de modo a melhorar o desenvolvimento no Estagio Curricular Supervisionado e consequente formação de professores.This study aims to analyze awareness and reflection about the trainee's learning process and future pedagogical action, in order to awaken the institutions responsible for training teachers need ongoing evaluation and possible redesign of their teaching methods. The institution in question was the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD) and the target of the study of physical education trainees of the school year 2011/2012. The research part of the analysis of responses to surveys given to each trainee regarding, teaching school-principal problems / difficulties observed; adaptation to the running of the school, the type of experience prior to their development, evaluation of the trainee according to degree school achievement, the importance of guiding cooperative in making the stage; contributions to the stage for vocational training; subjects in the curriculum that most contributed to their achievement; occurrence of satisfaction with the training and suggestions for improvement so as to Initial Training. The course objectives are met in a satisfactory manner by the majority of trainees. The interpretation of the responses obtained in this study allows us to conclude that the Initial Teacher Training in Physical Education UTAD is adequate adversity of school reality, as well as their teaching practices. The most relevant features of the teaching-learning for success in Stage are the disciplines of practical character; however, the subjects should have a social impact on other academic curriculum. We ended the study with suggestions for possible improvement of the Initial Training of Physical Education students. The arguments presented admit that both practical teachings as the school contact with reality are little discussed during their initial training (pré-stage), ie, the theory raised by these students should have greater interaction and relationship with the practice itself. It will then be important to the institution reshape the curriculum in order to correct these facts in order to improve the development and consequent Supervised Internship Curriculum teacher training.2014-05-13T16:17:42Z2014-05-13T00:00:00Z2014-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/3113porSantos, José Joaquim Campos dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:49Zoai:repositorio.utad.pt:10348/3113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:52.473037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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