As políticas educativas para o sector da educação de adultos em Portugal: As novas instituições e processos educativos emergentes entre 1996-2006
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/14091 |
Resumo: | A educação de adultos constitui-se como o tema geral da investigação que agora apresentamos neste livro, e que ambiciona contribuir para aprofundar o entendimento deste sector educacional como objeto sociológico, e mais especificamente, como objeto de políticas educativas e sociais a ser estudado sociologicamente. Assim, se um dos objetivos gerais da pesquisa que suporta o livro visa, desde logo, enriquecer o debate científico da sociologia da educação ( e das ciências da educação) que, em contexto português, só recentemente se tem debruçado de forma mais sistemática sobre as especificidades da educação destinada a uma população adulta, há também um segundo objetivo geral. correlacionado com o primeiro, em que se pretende avançar hipóteses para esclarecer o recente volte face ocorrido em Portugal na agenda das políticas educativas, que seria responsável por alterar, em apenas uma década, a tradicional situação de marginalidade do sector, que de área esquecida passa a área protagonista nos discursos políticos sobre educação. |
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As políticas educativas para o sector da educação de adultos em Portugal: As novas instituições e processos educativos emergentes entre 1996-2006A educação de adultos constitui-se como o tema geral da investigação que agora apresentamos neste livro, e que ambiciona contribuir para aprofundar o entendimento deste sector educacional como objeto sociológico, e mais especificamente, como objeto de políticas educativas e sociais a ser estudado sociologicamente. Assim, se um dos objetivos gerais da pesquisa que suporta o livro visa, desde logo, enriquecer o debate científico da sociologia da educação ( e das ciências da educação) que, em contexto português, só recentemente se tem debruçado de forma mais sistemática sobre as especificidades da educação destinada a uma população adulta, há também um segundo objetivo geral. correlacionado com o primeiro, em que se pretende avançar hipóteses para esclarecer o recente volte face ocorrido em Portugal na agenda das políticas educativas, que seria responsável por alterar, em apenas uma década, a tradicional situação de marginalidade do sector, que de área esquecida passa a área protagonista nos discursos políticos sobre educação.Chiado EditoraSapientiaBarros, Rosanna2020-07-15T12:08:32Z2013-022013-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/14091por978-989-52-8538-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:26:19Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/14091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:08.902497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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