A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Rosanna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/11969
Resumo: In this article we make a reflection around conjectural conditions and supranational influences that allowed the emergence in Portugal of a new adult education and training (EFA). A discussion of the two national political programmes that stablish the XXI EFA agenda is made, mainly the i) Programa de Acao S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansao da Educacao e Formacao de Adultos, 1999-2006; and the ii) Programa (ou Iniciativa) Novas Oportunidades, 2006-2012. In both political frameworks the experiential learning is valued, and recognition of prior learning represents the basis for the EFA system. We argue this represents a step forward in terms of social justice since the adult population in this Country is low qualified but mainly sub certified in front of the experiential knowledge they have. We critical analyse, as well, the impact of the hegemonic political global paradigm of politics for statistics on the development of EFA, as far as the essence of the field is hardly compatible with the instrumental training of human resources. Finally we discuss recent evolutions of the new neoliberal governance that creates and imposes several austerities from the impact it had on the Portuguese EFA case.
id RCAP_f3c056e31893687245e0f0a2970f54d5
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/11969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridadeThe adult education and training in Portugal and the traces of a global policy in austerity timesAdult education and trainingEducação e formação de adultosReconhecimentode adquiridos experienciaisPolítica global neoliberalAusteridadeRecognition of prior learningNeoliberal global policyAusterityIn this article we make a reflection around conjectural conditions and supranational influences that allowed the emergence in Portugal of a new adult education and training (EFA). A discussion of the two national political programmes that stablish the XXI EFA agenda is made, mainly the i) Programa de Acao S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansao da Educacao e Formacao de Adultos, 1999-2006; and the ii) Programa (ou Iniciativa) Novas Oportunidades, 2006-2012. In both political frameworks the experiential learning is valued, and recognition of prior learning represents the basis for the EFA system. We argue this represents a step forward in terms of social justice since the adult population in this Country is low qualified but mainly sub certified in front of the experiential knowledge they have. We critical analyse, as well, the impact of the hegemonic political global paradigm of politics for statistics on the development of EFA, as far as the essence of the field is hardly compatible with the instrumental training of human resources. Finally we discuss recent evolutions of the new neoliberal governance that creates and imposes several austerities from the impact it had on the Portuguese EFA case.O artigo reflete acerca das condições conjunturais e influências supranacionais que permitiram a emergência de uma nova educação e formação de adultos (EFA) em Portugal. Discute-­‐se as carateristicas e lógicas subjacentes aos dois Programas políticos nacionais que conformam a agenda deste sector no início do século XXI, nomeadamente: O artigo reflete acerca das condições conjunturais e influências supranacionais que permitiram a emergência de uma nova educação e formação de adultos (EFA) em Portugal. Discute-se as carateristicas e lógicas subjacentes aos dois Programas políticos nacionais que conformam a agenda deste sector no início do século XXI, nomeadamente: o i) Programa de Ação S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansão da Educação e Formação de Adultos, 1999-2006; e o ii) Programa (ou Iniciativa) Novas Oportunidades, 2006- 2012. Em ambos os enquadramentos políticos do sector a aprendizagem experiencial dos adultos é valorizada, o que representou uma sólida ancoragem do sistema EFA na lógica do reconhecimento de adquiridos experiencias. O que no caso de Portugal tem vindo a representar um passo em frente em termos de justiça social, dado que uma muito significativa parcela da população adulta nacional é pouco escolarizada, porém é, para além disso, subcertificada face ao seu ‘saber de experiencia feito’ a que se refere Paulo Freire. Tecem-se também neste texto algumas considerações críticas acerca do impacto que o paradigma hegemónico global da política pública para as estatisticas comporta para o desenvolvimento da EFA, cuja essência humanista não se compatibiliza com a formação instrumental de recursos humanos. Por fim, problematiza-se as evoluções mais recentes da nova governação global neoliberal criadora e impositora de austeridades várias a partir do seu impacto na EFA portuguesa.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteSapientiaBarros, Rosanna2018-12-07T14:58:20Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/11969por1518-163410.15628/holos.2018.6980info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:23:53Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/11969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:24.071506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade
The adult education and training in Portugal and the traces of a global policy in austerity times
title A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade
spellingShingle A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade
Barros, Rosanna
Adult education and training
Educação e formação de adultos
Reconhecimentode adquiridos experienciais
Política global neoliberal
Austeridade
Recognition of prior learning
Neoliberal global policy
Austerity
title_short A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade
title_full A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade
title_fullStr A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade
title_full_unstemmed A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade
title_sort A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade
author Barros, Rosanna
author_facet Barros, Rosanna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Rosanna
dc.subject.por.fl_str_mv Adult education and training
Educação e formação de adultos
Reconhecimentode adquiridos experienciais
Política global neoliberal
Austeridade
Recognition of prior learning
Neoliberal global policy
Austerity
topic Adult education and training
Educação e formação de adultos
Reconhecimentode adquiridos experienciais
Política global neoliberal
Austeridade
Recognition of prior learning
Neoliberal global policy
Austerity
description In this article we make a reflection around conjectural conditions and supranational influences that allowed the emergence in Portugal of a new adult education and training (EFA). A discussion of the two national political programmes that stablish the XXI EFA agenda is made, mainly the i) Programa de Acao S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansao da Educacao e Formacao de Adultos, 1999-2006; and the ii) Programa (ou Iniciativa) Novas Oportunidades, 2006-2012. In both political frameworks the experiential learning is valued, and recognition of prior learning represents the basis for the EFA system. We argue this represents a step forward in terms of social justice since the adult population in this Country is low qualified but mainly sub certified in front of the experiential knowledge they have. We critical analyse, as well, the impact of the hegemonic political global paradigm of politics for statistics on the development of EFA, as far as the essence of the field is hardly compatible with the instrumental training of human resources. Finally we discuss recent evolutions of the new neoliberal governance that creates and imposes several austerities from the impact it had on the Portuguese EFA case.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07T14:58:20Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/11969
url http://hdl.handle.net/10400.1/11969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1518-1634
10.15628/holos.2018.6980
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133268042317824