A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/11969 |
Resumo: | In this article we make a reflection around conjectural conditions and supranational influences that allowed the emergence in Portugal of a new adult education and training (EFA). A discussion of the two national political programmes that stablish the XXI EFA agenda is made, mainly the i) Programa de Acao S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansao da Educacao e Formacao de Adultos, 1999-2006; and the ii) Programa (ou Iniciativa) Novas Oportunidades, 2006-2012. In both political frameworks the experiential learning is valued, and recognition of prior learning represents the basis for the EFA system. We argue this represents a step forward in terms of social justice since the adult population in this Country is low qualified but mainly sub certified in front of the experiential knowledge they have. We critical analyse, as well, the impact of the hegemonic political global paradigm of politics for statistics on the development of EFA, as far as the essence of the field is hardly compatible with the instrumental training of human resources. Finally we discuss recent evolutions of the new neoliberal governance that creates and imposes several austerities from the impact it had on the Portuguese EFA case. |
id |
RCAP_f3c056e31893687245e0f0a2970f54d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/11969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridadeThe adult education and training in Portugal and the traces of a global policy in austerity timesAdult education and trainingEducação e formação de adultosReconhecimentode adquiridos experienciaisPolítica global neoliberalAusteridadeRecognition of prior learningNeoliberal global policyAusterityIn this article we make a reflection around conjectural conditions and supranational influences that allowed the emergence in Portugal of a new adult education and training (EFA). A discussion of the two national political programmes that stablish the XXI EFA agenda is made, mainly the i) Programa de Acao S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansao da Educacao e Formacao de Adultos, 1999-2006; and the ii) Programa (ou Iniciativa) Novas Oportunidades, 2006-2012. In both political frameworks the experiential learning is valued, and recognition of prior learning represents the basis for the EFA system. We argue this represents a step forward in terms of social justice since the adult population in this Country is low qualified but mainly sub certified in front of the experiential knowledge they have. We critical analyse, as well, the impact of the hegemonic political global paradigm of politics for statistics on the development of EFA, as far as the essence of the field is hardly compatible with the instrumental training of human resources. Finally we discuss recent evolutions of the new neoliberal governance that creates and imposes several austerities from the impact it had on the Portuguese EFA case.O artigo reflete acerca das condições conjunturais e influências supranacionais que permitiram a emergência de uma nova educação e formação de adultos (EFA) em Portugal. Discute-‐se as carateristicas e lógicas subjacentes aos dois Programas políticos nacionais que conformam a agenda deste sector no início do século XXI, nomeadamente: O artigo reflete acerca das condições conjunturais e influências supranacionais que permitiram a emergência de uma nova educação e formação de adultos (EFA) em Portugal. Discute-se as carateristicas e lógicas subjacentes aos dois Programas políticos nacionais que conformam a agenda deste sector no início do século XXI, nomeadamente: o i) Programa de Ação S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansão da Educação e Formação de Adultos, 1999-2006; e o ii) Programa (ou Iniciativa) Novas Oportunidades, 2006- 2012. Em ambos os enquadramentos políticos do sector a aprendizagem experiencial dos adultos é valorizada, o que representou uma sólida ancoragem do sistema EFA na lógica do reconhecimento de adquiridos experiencias. O que no caso de Portugal tem vindo a representar um passo em frente em termos de justiça social, dado que uma muito significativa parcela da população adulta nacional é pouco escolarizada, porém é, para além disso, subcertificada face ao seu ‘saber de experiencia feito’ a que se refere Paulo Freire. Tecem-se também neste texto algumas considerações críticas acerca do impacto que o paradigma hegemónico global da política pública para as estatisticas comporta para o desenvolvimento da EFA, cuja essência humanista não se compatibiliza com a formação instrumental de recursos humanos. Por fim, problematiza-se as evoluções mais recentes da nova governação global neoliberal criadora e impositora de austeridades várias a partir do seu impacto na EFA portuguesa.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteSapientiaBarros, Rosanna2018-12-07T14:58:20Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/11969por1518-163410.15628/holos.2018.6980info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:23:53Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/11969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:24.071506Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade The adult education and training in Portugal and the traces of a global policy in austerity times |
title |
A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade |
spellingShingle |
A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade Barros, Rosanna Adult education and training Educação e formação de adultos Reconhecimentode adquiridos experienciais Política global neoliberal Austeridade Recognition of prior learning Neoliberal global policy Austerity |
title_short |
A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade |
title_full |
A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade |
title_fullStr |
A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade |
title_full_unstemmed |
A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade |
title_sort |
A educação de adultos em Portugal e os traços da política global em tempos de austeridade |
author |
Barros, Rosanna |
author_facet |
Barros, Rosanna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Rosanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adult education and training Educação e formação de adultos Reconhecimentode adquiridos experienciais Política global neoliberal Austeridade Recognition of prior learning Neoliberal global policy Austerity |
topic |
Adult education and training Educação e formação de adultos Reconhecimentode adquiridos experienciais Política global neoliberal Austeridade Recognition of prior learning Neoliberal global policy Austerity |
description |
In this article we make a reflection around conjectural conditions and supranational influences that allowed the emergence in Portugal of a new adult education and training (EFA). A discussion of the two national political programmes that stablish the XXI EFA agenda is made, mainly the i) Programa de Acao S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansao da Educacao e Formacao de Adultos, 1999-2006; and the ii) Programa (ou Iniciativa) Novas Oportunidades, 2006-2012. In both political frameworks the experiential learning is valued, and recognition of prior learning represents the basis for the EFA system. We argue this represents a step forward in terms of social justice since the adult population in this Country is low qualified but mainly sub certified in front of the experiential knowledge they have. We critical analyse, as well, the impact of the hegemonic political global paradigm of politics for statistics on the development of EFA, as far as the essence of the field is hardly compatible with the instrumental training of human resources. Finally we discuss recent evolutions of the new neoliberal governance that creates and imposes several austerities from the impact it had on the Portuguese EFA case. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07T14:58:20Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/11969 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/11969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1518-1634 10.15628/holos.2018.6980 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133268042317824 |