A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2544 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_652c01d391a0c78cd0abcc5636432f0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2544 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino BásicoorganizaçãotemporotinaparticipaçãoaprendizagemorganizationtimeroutineparticipationlearningRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório intitulado “A organização do tempo pedagógico – Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1.º ciclo do Ensino Básico” visa apresentar um relato da iniciação à prática profissional e uma investigação transversal realizada ao longo de dois anos no Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo do estudo foi o de identificar, através de educadores/as e professores/as dos contextos de estágio, como é planificada a organização do tempo pedagógico, identificar modelos teóricos de referência, caso existam, e compreender se a criança participa nesta organização, identificar a importância e as aprendizagens adquiridas pelas crianças através das rotinas, compreender o papel do adulto nos vários momentos ao longo do dia, bem como as estratégias de avaliação utilizadas. Neste trabalho utilizamos como método de investigação a observação direta em ambos os contextos, bem como entrevistas semiestruturadas aos/às educadores/as e professores/as cooperantes destes contextos. A análise de conteúdo dos dados obtidos nesta investigação permitiu reconhecer que, na opinião dos inquiridos, as rotinas são consideradas um elemento fundamental para a aprendizagem das crianças, tanto ao nível da autoestima, como ao da segurança e da autonomia, pois permitem à criança desenvolver um conjunto de aprendizagens favoráveis que respeitam os seus ritmos e necessidades.This essay entitled "The organization of pedagogical time - Conceptions of educators and teachers of Elementary School/ First Cycle of Basic Education” aims to present an account of the initiation to professional practice and a cross-sectional investigation carried out for two years in the Integrated Master of Pre-school Education and Elementary School/ First Cycle of Basic Education. The main purpose of the study was to identify, through educators and teachers in the contexts of the residency, the planning of the pedagogical time (how the organization of pedagogical time is planned), to identify theoretical reference models, if they exist and if so to understand if the child participates in this organization, to identify learning through routine activities and its importance, to understand the role of the adult in the various moments throughout the day as well as the evaluation strategies used. In this work the direct observation was used as the research method in both contexts as well as semi-structured interviews applied to the educators and teachers involved in these contexts. In this research, the whole data collection and also the analysis of the content allowed to recognize that in the opinion of the interviewed people routines are considered a fundamental element in the children's process of learning, not only in what concerns self-esteem, but also in terms of safety and autonomy/ self-determination, since routines allow the children to develop a set of conducive learning that respect their learning pace and needs.Luís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAndrade, Filipa Tomé Batista de2019-05-10T16:24:28Z2019-04-302019-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2544TID:202243575por202243575info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:39Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:33.859090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico Andrade, Filipa Tomé Batista de organização tempo rotina participação aprendizagem organization time routine participation learning |
title_short |
A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Andrade, Filipa Tomé Batista de |
author_facet |
Andrade, Filipa Tomé Batista de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luís, Helena Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Filipa Tomé Batista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
organização tempo rotina participação aprendizagem organization time routine participation learning |
topic |
organização tempo rotina participação aprendizagem organization time routine participation learning |
description |
Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-10T16:24:28Z 2019-04-30 2019-04-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2544 TID:202243575 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2544 |
identifier_str_mv |
TID:202243575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202243575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137035226710016 |