A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Filipa Tomé Batista de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2544
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_652c01d391a0c78cd0abcc5636432f0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2544
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino BásicoorganizaçãotemporotinaparticipaçãoaprendizagemorganizationtimeroutineparticipationlearningRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório intitulado “A organização do tempo pedagógico – Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1.º ciclo do Ensino Básico” visa apresentar um relato da iniciação à prática profissional e uma investigação transversal realizada ao longo de dois anos no Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo do estudo foi o de identificar, através de educadores/as e professores/as dos contextos de estágio, como é planificada a organização do tempo pedagógico, identificar modelos teóricos de referência, caso existam, e compreender se a criança participa nesta organização, identificar a importância e as aprendizagens adquiridas pelas crianças através das rotinas, compreender o papel do adulto nos vários momentos ao longo do dia, bem como as estratégias de avaliação utilizadas. Neste trabalho utilizamos como método de investigação a observação direta em ambos os contextos, bem como entrevistas semiestruturadas aos/às educadores/as e professores/as cooperantes destes contextos. A análise de conteúdo dos dados obtidos nesta investigação permitiu reconhecer que, na opinião dos inquiridos, as rotinas são consideradas um elemento fundamental para a aprendizagem das crianças, tanto ao nível da autoestima, como ao da segurança e da autonomia, pois permitem à criança desenvolver um conjunto de aprendizagens favoráveis que respeitam os seus ritmos e necessidades.This essay entitled "The organization of pedagogical time - Conceptions of educators and teachers of Elementary School/ First Cycle of Basic Education” aims to present an account of the initiation to professional practice and a cross-sectional investigation carried out for two years in the Integrated Master of Pre-school Education and Elementary School/ First Cycle of Basic Education. The main purpose of the study was to identify, through educators and teachers in the contexts of the residency, the planning of the pedagogical time (how the organization of pedagogical time is planned), to identify theoretical reference models, if they exist and if so to understand if the child participates in this organization, to identify learning through routine activities and its importance, to understand the role of the adult in the various moments throughout the day as well as the evaluation strategies used. In this work the direct observation was used as the research method in both contexts as well as semi-structured interviews applied to the educators and teachers involved in these contexts. In this research, the whole data collection and also the analysis of the content allowed to recognize that in the opinion of the interviewed people routines are considered a fundamental element in the children's process of learning, not only in what concerns self-esteem, but also in terms of safety and autonomy/ self-determination, since routines allow the children to develop a set of conducive learning that respect their learning pace and needs.Luís, HelenaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAndrade, Filipa Tomé Batista de2019-05-10T16:24:28Z2019-04-302019-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2544TID:202243575por202243575info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:39Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:33.859090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
title A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
Andrade, Filipa Tomé Batista de
organização
tempo
rotina
participação
aprendizagem
organization
time
routine
participation
learning
title_short A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort A organização do tempo pedagógico - Conceções dos/as educadores/as e professores/as do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Andrade, Filipa Tomé Batista de
author_facet Andrade, Filipa Tomé Batista de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Helena
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Filipa Tomé Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv organização
tempo
rotina
participação
aprendizagem
organization
time
routine
participation
learning
topic organização
tempo
rotina
participação
aprendizagem
organization
time
routine
participation
learning
description Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre na área da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-10T16:24:28Z
2019-04-30
2019-04-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2544
TID:202243575
url http://hdl.handle.net/10400.15/2544
identifier_str_mv TID:202243575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202243575
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137035226710016