As rotinas diárias enquanto promotoras do desenvolvimento da autonomia das crianças em creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jones, Adriana Rita
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37674
Resumo: O presente relatório de projeto de investigação foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo baseado em experiências e vivências realizadas ao longo dos momentos de estágio em creche e jardim de infância. A temática abordada no presente projeto centra-se na promoção da autonomia das crianças através da sua rotina diária e tem como questão de investigação “De que forma é possível desenvolver/melhorar a autonomia das crianças articulando com as suas rotinas diárias?”. A investigação foi desenvolvida segundo a metodologia investigação ação, seguindo uma abordagem qualitativa e paradigma interpretativo. Os métodos de recolha de informação apoiam-se na observação participativa, notas de campo, registos fotográficos e vídeo, análise documental e inquérito por questionário realizado às educadoras cooperantes. De acordo com as observações e as intervenções realizadas nos momentos de estágio, as mesmas serão interpretadas recorrendo a fundamentação teórica pertinente a respeito do contributo das rotinas diárias na promoção da autonomia das crianças. As intervenções tiveram como objetivo desenvolver e melhorar a autonomia de acordo com os vários momentos da rotina, de forma a promover um ambiente de independência, participação, responsabilidade e autonomia por parte das crianças, tanto em creche como em jardim de infância. Este processo de desenvolvimento e/ou melhorias implica reflexões sobre as práticas e intervenções e atenção sobre as necessidades e interesses das crianças.
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