Registo paleontológico das alterações ambientais: aplicação didáctica do uso de fósseis de foraminíferos (Lagoa dos Salgados - Sul de Portugal)
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/506 |
Resumo: | Dissertação de mest., Biologia e Geologia, Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade do Algarve, 2008 |
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Registo paleontológico das alterações ambientais: aplicação didáctica do uso de fósseis de foraminíferos (Lagoa dos Salgados - Sul de Portugal)TesesEducaçãoQualidade ambientalPaleontologiaFósseisAlgarveDissertação de mest., Biologia e Geologia, Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade do Algarve, 2008O presente estudo tem como objectivos primordiais a compilação de informação que possa ser utilizada pelos professores nas suas aulas, na abordagem de um estudo de caso, os microfósseis de foraminíferos, que permanece dispersa, fazendo uma breve reflexão sobre ela, e fornecer um contributo para o estabelecimento das linhas gerais, apresentando-se um projecto concreto, a que uma aula de campo sobre o referido tema, e sua posterior interpretação, deve obedecer. Foi escolhida como área de estudo a Lagoa dos Salgados, que se situa na parte central da Baía de Armação de Pêra, sector costeiro sul-centro do Algarve (Sul de Portugal). Pretende-se que o exemplo aqui dado possa não só ir ao encontro de objectivos de desígnio nacional no âmbito da Educação Ambiental e da Literacia Científica, mas que também tenha em conta as exigências curriculares nacionais. O objectivo deste propósito é, pois, juntar o melhor da Ciência com o melhor da Pedagogia tendo como fim último a divulgação da aplicação didáctica da utilização dos microfósseis de foraminíferos na interpretação do registo paleontológico das alterações ambientais, e a promoção de uma maior consciencialização da população portuguesa, em particular de alunos do Ensino Básico e Secundário, para a importância dos recursos naturais em geral, e dos recursos faunísticos e geológicos em particular, assim como da necessidade de os proteger para garantir um desenvolvimento sustentável. Pretende-se ainda sensibilizá-los para as principais ameaças ao património costeiro português no sentido de se tornarem agentes sensibilizadores junto da comunidade escolar e sociedade em geral.Moura, DelmindaSapientiaMonteiro, Andreia Marisa Rodrigues2011-09-07T16:04:52Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/506por37.013:5 MON*Reg Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:17Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:52.005737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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