Benefícios da expressão dramática na educação de crianças e jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana Cristina Catarino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3987
http://hdl.handle.net/20.500.12207/171
Resumo: A educação pela arte é considerada por muitos como o pilar de uma educação de qualidade.As expressões artísticas podem constituir uma importante fonte de socialização e de aprendizagem para as pessoas com e sem deficiência. Nas crianças/jovens com mais dificuldades em aprender, atividades com base nas expressões artísticas favorecem o vivenciar de experiências com os seus pares. O presente estudo pretende conhecer o contributo de práticas educativas de Expressão Dramática no desenvolvimento das crianças/ jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental –DID. A investigação realizada enquadra-se tendencialmente no modelo de Estudo de Caso, do tipo não experimental e exploratório, uma vez que se pretende recolher informação sobre os benefícios da Expressão Dramática para crianças/ jovens com DID, numa escola em que se sabia que tal prática era corrente – a Escola Básica 2,3 André de Resende em Évora. Para complementarmos este estudo recolhemos também informação na Instituição CERCIDIANA, uma vez que esta área é também utilizada. O processo de recolha de dados envolveu diferentes procedimentos: análise documental; observação naturalista; conversas informais e entrevista. Os dados recolhidos após submetidos à análise de conteúdo permitiram-nos constatar que a utilização da expressão dramática como prática educativa com alunos com DID permite-lhes adquirir competências de cariz sensório-motor, cognitivo (comunicação; criatividade; memorização; noção do tempo; mobilização da atenção) e relacionais intrapessoais (autoestima, autoconfiança) e interpessoais (principalmente no que respeita à autonomia social). Comprovámos também que alunos de turmas com alunos com DID incluídos, envolvidos em projetos que utilizavam a expressão dramática como metodologia interdisciplinar desenvolveram competências de cidadania tais como: solidariedade; respeito pela diferença; colaboração e comunicação entre todos, que gera o reconhecimento das qualidades de cada um. Por fim apresenta-se uma proposta de intervenção na área da Expressão Dramática que apela à interdisciplinaridade entre várias áreas disciplinares, entre elas o Português e as Expressões, o que envolve vários professores de turmas com alunos DID incluídos.
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