Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4593 |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo é procurar compreender de que forma se organiza a inclusão de um aluno com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário. O estudo desenvolvido assentou numa investigação de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva - Estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir de uma análise documental, de uma observação naturalista e de entrevistas semi-diretivas. Para o efeito foram realizadas entrevistas a 3 professores (2 do ensino regular, 1 de ensino especial) e à psicóloga da escola. Este estudo de caso incide sobre um aluno com Dificuldades Intelectual e Desenvolvimental que demonstra no seu dia-a-dia alguma insegurança nas suas atitudes não só com alguns professores, mas também com alguns colegas. Para terminar apresenta-se uma proposta de intervenção com o objetivo de melhorar as competências do aluno. |
id |
RCAP_f9046416056cdd6237ff5f19f82971e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4593 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundárioDificuldades intelectual desenvolvimentalInclusãoEmoçõesFormação de professoresNecessidades educativas especiaisO objetivo geral deste estudo é procurar compreender de que forma se organiza a inclusão de um aluno com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário. O estudo desenvolvido assentou numa investigação de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva - Estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir de uma análise documental, de uma observação naturalista e de entrevistas semi-diretivas. Para o efeito foram realizadas entrevistas a 3 professores (2 do ensino regular, 1 de ensino especial) e à psicóloga da escola. Este estudo de caso incide sobre um aluno com Dificuldades Intelectual e Desenvolvimental que demonstra no seu dia-a-dia alguma insegurança nas suas atitudes não só com alguns professores, mas também com alguns colegas. Para terminar apresenta-se uma proposta de intervenção com o objetivo de melhorar as competências do aluno.2018-06-15T13:28:33Z2015-09-09T00:00:00Z2015-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4593TID:201025280porHorta, Justina Maria José da Magrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:14Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:49.398974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário |
title |
Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário |
spellingShingle |
Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário Horta, Justina Maria José da Magra Dificuldades intelectual desenvolvimental Inclusão Emoções Formação de professores Necessidades educativas especiais |
title_short |
Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário |
title_full |
Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário |
title_fullStr |
Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário |
title_sort |
Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário |
author |
Horta, Justina Maria José da Magra |
author_facet |
Horta, Justina Maria José da Magra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Horta, Justina Maria José da Magra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades intelectual desenvolvimental Inclusão Emoções Formação de professores Necessidades educativas especiais |
topic |
Dificuldades intelectual desenvolvimental Inclusão Emoções Formação de professores Necessidades educativas especiais |
description |
O objetivo geral deste estudo é procurar compreender de que forma se organiza a inclusão de um aluno com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário. O estudo desenvolvido assentou numa investigação de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva - Estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir de uma análise documental, de uma observação naturalista e de entrevistas semi-diretivas. Para o efeito foram realizadas entrevistas a 3 professores (2 do ensino regular, 1 de ensino especial) e à psicóloga da escola. Este estudo de caso incide sobre um aluno com Dificuldades Intelectual e Desenvolvimental que demonstra no seu dia-a-dia alguma insegurança nas suas atitudes não só com alguns professores, mas também com alguns colegas. Para terminar apresenta-se uma proposta de intervenção com o objetivo de melhorar as competências do aluno. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-09T00:00:00Z 2015-09-09 2018-06-15T13:28:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4593 TID:201025280 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4593 |
identifier_str_mv |
TID:201025280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129861363597312 |