Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horta, Justina Maria José da Magra
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4593
Resumo: O objetivo geral deste estudo é procurar compreender de que forma se organiza a inclusão de um aluno com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário. O estudo desenvolvido assentou numa investigação de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva - Estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir de uma análise documental, de uma observação naturalista e de entrevistas semi-diretivas. Para o efeito foram realizadas entrevistas a 3 professores (2 do ensino regular, 1 de ensino especial) e à psicóloga da escola. Este estudo de caso incide sobre um aluno com Dificuldades Intelectual e Desenvolvimental que demonstra no seu dia-a-dia alguma insegurança nas suas atitudes não só com alguns professores, mas também com alguns colegas. Para terminar apresenta-se uma proposta de intervenção com o objetivo de melhorar as competências do aluno.
id RCAP_f9046416056cdd6237ff5f19f82971e6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundárioDificuldades intelectual desenvolvimentalInclusãoEmoçõesFormação de professoresNecessidades educativas especiaisO objetivo geral deste estudo é procurar compreender de que forma se organiza a inclusão de um aluno com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário. O estudo desenvolvido assentou numa investigação de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva - Estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir de uma análise documental, de uma observação naturalista e de entrevistas semi-diretivas. Para o efeito foram realizadas entrevistas a 3 professores (2 do ensino regular, 1 de ensino especial) e à psicóloga da escola. Este estudo de caso incide sobre um aluno com Dificuldades Intelectual e Desenvolvimental que demonstra no seu dia-a-dia alguma insegurança nas suas atitudes não só com alguns professores, mas também com alguns colegas. Para terminar apresenta-se uma proposta de intervenção com o objetivo de melhorar as competências do aluno.2018-06-15T13:28:33Z2015-09-09T00:00:00Z2015-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4593TID:201025280porHorta, Justina Maria José da Magrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:14Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:49.398974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário
title Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário
spellingShingle Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário
Horta, Justina Maria José da Magra
Dificuldades intelectual desenvolvimental
Inclusão
Emoções
Formação de professores
Necessidades educativas especiais
title_short Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário
title_full Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário
title_fullStr Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário
title_full_unstemmed Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário
title_sort Inclusão de um aluno com dificuldades intelectual e desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário
author Horta, Justina Maria José da Magra
author_facet Horta, Justina Maria José da Magra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horta, Justina Maria José da Magra
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades intelectual desenvolvimental
Inclusão
Emoções
Formação de professores
Necessidades educativas especiais
topic Dificuldades intelectual desenvolvimental
Inclusão
Emoções
Formação de professores
Necessidades educativas especiais
description O objetivo geral deste estudo é procurar compreender de que forma se organiza a inclusão de um aluno com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental numa turma regular no ensino secundário. O estudo desenvolvido assentou numa investigação de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva - Estudo de caso. A recolha de dados foi feita a partir de uma análise documental, de uma observação naturalista e de entrevistas semi-diretivas. Para o efeito foram realizadas entrevistas a 3 professores (2 do ensino regular, 1 de ensino especial) e à psicóloga da escola. Este estudo de caso incide sobre um aluno com Dificuldades Intelectual e Desenvolvimental que demonstra no seu dia-a-dia alguma insegurança nas suas atitudes não só com alguns professores, mas também com alguns colegas. Para terminar apresenta-se uma proposta de intervenção com o objetivo de melhorar as competências do aluno.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-09T00:00:00Z
2015-09-09
2018-06-15T13:28:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4593
TID:201025280
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4593
identifier_str_mv TID:201025280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129861363597312