Agressão entre pares (bullying) e vitimação em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meque, Maria de Lourdes Rosinha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1697
Resumo: O bullying é um problema sério e actual e que ainda carece de investigação. Foram objectivos do presente estudo a comparação entre géneros da prevalência de bullying, tanto nas vítimas como nos agressores, o tipo de bullying e os lugares na escola onde ocorre; e a avaliação caracterização das crianças do 2º Ciclo face ao bullying. Uma amostra de 204 crianças, 102 rapazes, com idade média de 10.75 (DP=.82) e 102 raparigas, com idade média de 10.62 (DP=.69), preencheu individualmente o protocolo composto por: Questionário de Bullying; Questionário de agressividade; Teste de Realização Motivacional para Jovens de Denver; e Inventário de ajustamento de Weinberger. Os resultados confirmaram existir mais agressores rapazes que raparigas; que estes são mais vítimas de bullying directo físico; que o local da escola mais referido para a ocorrência de bullying é o recreio; que as vítimas apresentam mais agressividade, mas não mais mal-estar psicológico; e que nas vítimas, quanto maior é a agressividade mais elevado é o mal-estar psicológico. Palavras-
id RCAP_6550bf36a161d6321c82695e6181901c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1697
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Agressão entre pares (bullying) e vitimação em contexto escolarPSICOLOGIABULLYINGMESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIASVIOLÊNCIA ESCOLARMEIO ESCOLARPSYCHOLOGYBULLYINGSCHOOL ENVIRONMENTSCHOOL VIOLENCEO bullying é um problema sério e actual e que ainda carece de investigação. Foram objectivos do presente estudo a comparação entre géneros da prevalência de bullying, tanto nas vítimas como nos agressores, o tipo de bullying e os lugares na escola onde ocorre; e a avaliação caracterização das crianças do 2º Ciclo face ao bullying. Uma amostra de 204 crianças, 102 rapazes, com idade média de 10.75 (DP=.82) e 102 raparigas, com idade média de 10.62 (DP=.69), preencheu individualmente o protocolo composto por: Questionário de Bullying; Questionário de agressividade; Teste de Realização Motivacional para Jovens de Denver; e Inventário de ajustamento de Weinberger. Os resultados confirmaram existir mais agressores rapazes que raparigas; que estes são mais vítimas de bullying directo físico; que o local da escola mais referido para a ocorrência de bullying é o recreio; que as vítimas apresentam mais agressividade, mas não mais mal-estar psicológico; e que nas vítimas, quanto maior é a agressividade mais elevado é o mal-estar psicológico. Palavras-Bullying is serious and current problem, and further studies are needed. The objectives of this study were to compare gender prevalence of bullying in both, victims and aggressors, the type of bullying and school places where it occurs; and the characterization of children of the 2nd cycle. A sample of 204 children, 102 boys, mean age of 10.75 (SD =. 82) and 102 girls, mean age 10.62 (SD =. 69), completed the protocol individually composed of Bullying Questionnaire; Questionnaire aggression; Motivational Achievement Test for Young Denver; and inventory adjustment Weinberger. The results confirmed there are more boys than girls aggressors, that boys are more direct victims of physical bullying, the local school more noted for the occurrence of bullying is the playground, that victims present more aggression, but not more psychological stress and for the victims, the greater the aggression, the higher the psychological distress.2012-02-20T20:59:30Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1697porMeque, Maria de Lourdes Rosinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:41Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:13.456787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Agressão entre pares (bullying) e vitimação em contexto escolar
title Agressão entre pares (bullying) e vitimação em contexto escolar
spellingShingle Agressão entre pares (bullying) e vitimação em contexto escolar
Meque, Maria de Lourdes Rosinha
PSICOLOGIA
BULLYING
MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS
VIOLÊNCIA ESCOLAR
MEIO ESCOLAR
PSYCHOLOGY
BULLYING
SCHOOL ENVIRONMENT
SCHOOL VIOLENCE
title_short Agressão entre pares (bullying) e vitimação em contexto escolar
title_full Agressão entre pares (bullying) e vitimação em contexto escolar
title_fullStr Agressão entre pares (bullying) e vitimação em contexto escolar
title_full_unstemmed Agressão entre pares (bullying) e vitimação em contexto escolar
title_sort Agressão entre pares (bullying) e vitimação em contexto escolar
author Meque, Maria de Lourdes Rosinha
author_facet Meque, Maria de Lourdes Rosinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meque, Maria de Lourdes Rosinha
dc.subject.por.fl_str_mv PSICOLOGIA
BULLYING
MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS
VIOLÊNCIA ESCOLAR
MEIO ESCOLAR
PSYCHOLOGY
BULLYING
SCHOOL ENVIRONMENT
SCHOOL VIOLENCE
topic PSICOLOGIA
BULLYING
MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS
VIOLÊNCIA ESCOLAR
MEIO ESCOLAR
PSYCHOLOGY
BULLYING
SCHOOL ENVIRONMENT
SCHOOL VIOLENCE
description O bullying é um problema sério e actual e que ainda carece de investigação. Foram objectivos do presente estudo a comparação entre géneros da prevalência de bullying, tanto nas vítimas como nos agressores, o tipo de bullying e os lugares na escola onde ocorre; e a avaliação caracterização das crianças do 2º Ciclo face ao bullying. Uma amostra de 204 crianças, 102 rapazes, com idade média de 10.75 (DP=.82) e 102 raparigas, com idade média de 10.62 (DP=.69), preencheu individualmente o protocolo composto por: Questionário de Bullying; Questionário de agressividade; Teste de Realização Motivacional para Jovens de Denver; e Inventário de ajustamento de Weinberger. Os resultados confirmaram existir mais agressores rapazes que raparigas; que estes são mais vítimas de bullying directo físico; que o local da escola mais referido para a ocorrência de bullying é o recreio; que as vítimas apresentam mais agressividade, mas não mais mal-estar psicológico; e que nas vítimas, quanto maior é a agressividade mais elevado é o mal-estar psicológico. Palavras-
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-02-20T20:59:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1697
url http://hdl.handle.net/10437/1697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131239234404352