A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/10933 |
Resumo: | oferta escassa nos serviços de saneamento básico, bem como a eliminação inadequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são, historicamente, impasses que o Brasil enfrenta. O objetivo deste estudo é analisar e avaliar o processo ensino e aprendizagem de educando, em relação à abordagem das condições de oferta de saneamento básico e eliminação, de forma imprópria, dos RSU. O público-alvo é composto por 36 discentes: 21 mulheres e 14 homens matriculados no Curso Técnico de Hospedagem integrado ao Ensino Médio (CTHIEM) do Instituto Federal Fluminense, campus de Cabo Frio (IFF-CF). Utilizou-se como estratégia de ensino, o uso das metodologias ativas (MA), a fim de sensibilizar os participantes sobre os agravos ambientais. Investiu-se em uma abordagem pedagógica baseada em situações-problema, além de aplicar um questionário elaborado com 5 questões objetivas, formulado pelo aplicativo Quizizz, onde os participantes, após a experenciação obtiveram uma média de 93,33% de respostas corretas (DP: ±6,97; EP: ±2,95). |
id |
RCAP_6553568d2b5896289f9b0ac1790b064b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/10933 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)Metodologias ativasQuizizzSaneamento básicoResíduos Sólidos Urbanos (RSU)Dinâmicas pedagógicasTIC e educaçãooferta escassa nos serviços de saneamento básico, bem como a eliminação inadequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são, historicamente, impasses que o Brasil enfrenta. O objetivo deste estudo é analisar e avaliar o processo ensino e aprendizagem de educando, em relação à abordagem das condições de oferta de saneamento básico e eliminação, de forma imprópria, dos RSU. O público-alvo é composto por 36 discentes: 21 mulheres e 14 homens matriculados no Curso Técnico de Hospedagem integrado ao Ensino Médio (CTHIEM) do Instituto Federal Fluminense, campus de Cabo Frio (IFF-CF). Utilizou-se como estratégia de ensino, o uso das metodologias ativas (MA), a fim de sensibilizar os participantes sobre os agravos ambientais. Investiu-se em uma abordagem pedagógica baseada em situações-problema, além de aplicar um questionário elaborado com 5 questões objetivas, formulado pelo aplicativo Quizizz, onde os participantes, após a experenciação obtiveram uma média de 93,33% de respostas corretas (DP: ±6,97; EP: ±2,95).Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea)Repositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPereira, ReginaGouveia, Luis BorgesPimenta Dinis, MA2022-04-04T09:13:14Z2022-04-01T00:00:00Z2022-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10933porPereira, R.; Gouveia, L. e Dinis, M. (2022). A Educação Ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea). São Paulo. V. 17, n. 2, pp 153-168. ISSN: 1981-1764. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.129221981-176410.34024/revbea.2022.v17.12922info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:10:13Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:41.660931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ) |
title |
A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ) |
spellingShingle |
A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ) Pereira, Regina Metodologias ativas Quizizz Saneamento básico Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) Dinâmicas pedagógicas TIC e educação |
title_short |
A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ) |
title_full |
A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ) |
title_fullStr |
A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ) |
title_full_unstemmed |
A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ) |
title_sort |
A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ) |
author |
Pereira, Regina |
author_facet |
Pereira, Regina Gouveia, Luis Borges Pimenta Dinis, MA |
author_role |
author |
author2 |
Gouveia, Luis Borges Pimenta Dinis, MA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Regina Gouveia, Luis Borges Pimenta Dinis, MA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias ativas Quizizz Saneamento básico Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) Dinâmicas pedagógicas TIC e educação |
topic |
Metodologias ativas Quizizz Saneamento básico Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) Dinâmicas pedagógicas TIC e educação |
description |
oferta escassa nos serviços de saneamento básico, bem como a eliminação inadequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são, historicamente, impasses que o Brasil enfrenta. O objetivo deste estudo é analisar e avaliar o processo ensino e aprendizagem de educando, em relação à abordagem das condições de oferta de saneamento básico e eliminação, de forma imprópria, dos RSU. O público-alvo é composto por 36 discentes: 21 mulheres e 14 homens matriculados no Curso Técnico de Hospedagem integrado ao Ensino Médio (CTHIEM) do Instituto Federal Fluminense, campus de Cabo Frio (IFF-CF). Utilizou-se como estratégia de ensino, o uso das metodologias ativas (MA), a fim de sensibilizar os participantes sobre os agravos ambientais. Investiu-se em uma abordagem pedagógica baseada em situações-problema, além de aplicar um questionário elaborado com 5 questões objetivas, formulado pelo aplicativo Quizizz, onde os participantes, após a experenciação obtiveram uma média de 93,33% de respostas corretas (DP: ±6,97; EP: ±2,95). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-04T09:13:14Z 2022-04-01T00:00:00Z 2022-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/10933 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/10933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, R.; Gouveia, L. e Dinis, M. (2022). A Educação Ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea). São Paulo. V. 17, n. 2, pp 153-168. ISSN: 1981-1764. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12922 1981-1764 10.34024/revbea.2022.v17.12922 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130343651934208 |