A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Regina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gouveia, Luis Borges, Pimenta Dinis, MA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/10933
Resumo: oferta escassa nos serviços de saneamento básico, bem como a eliminação inadequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são, historicamente, impasses que o Brasil enfrenta. O objetivo deste estudo é analisar e avaliar o processo ensino e aprendizagem de educando, em relação à abordagem das condições de oferta de saneamento básico e eliminação, de forma imprópria, dos RSU. O público-alvo é composto por 36 discentes: 21 mulheres e 14 homens matriculados no Curso Técnico de Hospedagem integrado ao Ensino Médio (CTHIEM) do Instituto Federal Fluminense, campus de Cabo Frio (IFF-CF). Utilizou-se como estratégia de ensino, o uso das metodologias ativas (MA), a fim de sensibilizar os participantes sobre os agravos ambientais. Investiu-se em uma abordagem pedagógica baseada em situações-problema, além de aplicar um questionário elaborado com 5 questões objetivas, formulado pelo aplicativo Quizizz, onde os participantes, após a experenciação obtiveram uma média de 93,33% de respostas corretas (DP: ±6,97; EP: ±2,95).
id RCAP_6553568d2b5896289f9b0ac1790b064b
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/10933
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)Metodologias ativasQuizizzSaneamento básicoResíduos Sólidos Urbanos (RSU)Dinâmicas pedagógicasTIC e educaçãooferta escassa nos serviços de saneamento básico, bem como a eliminação inadequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são, historicamente, impasses que o Brasil enfrenta. O objetivo deste estudo é analisar e avaliar o processo ensino e aprendizagem de educando, em relação à abordagem das condições de oferta de saneamento básico e eliminação, de forma imprópria, dos RSU. O público-alvo é composto por 36 discentes: 21 mulheres e 14 homens matriculados no Curso Técnico de Hospedagem integrado ao Ensino Médio (CTHIEM) do Instituto Federal Fluminense, campus de Cabo Frio (IFF-CF). Utilizou-se como estratégia de ensino, o uso das metodologias ativas (MA), a fim de sensibilizar os participantes sobre os agravos ambientais. Investiu-se em uma abordagem pedagógica baseada em situações-problema, além de aplicar um questionário elaborado com 5 questões objetivas, formulado pelo aplicativo Quizizz, onde os participantes, após a experenciação obtiveram uma média de 93,33% de respostas corretas (DP: ±6,97; EP: ±2,95).Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea)Repositório Institucional da Universidade Fernando PessoaPereira, ReginaGouveia, Luis BorgesPimenta Dinis, MA2022-04-04T09:13:14Z2022-04-01T00:00:00Z2022-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/10933porPereira, R.; Gouveia, L. e Dinis, M. (2022). A Educação Ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea). São Paulo. V. 17, n. 2, pp 153-168. ISSN: 1981-1764. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.129221981-176410.34024/revbea.2022.v17.12922info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:10:13Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/10933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:41.660931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)
title A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)
spellingShingle A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)
Pereira, Regina
Metodologias ativas
Quizizz
Saneamento básico
Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)
Dinâmicas pedagógicas
TIC e educação
title_short A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)
title_full A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)
title_fullStr A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)
title_full_unstemmed A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)
title_sort A educação ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ)
author Pereira, Regina
author_facet Pereira, Regina
Gouveia, Luis Borges
Pimenta Dinis, MA
author_role author
author2 Gouveia, Luis Borges
Pimenta Dinis, MA
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Regina
Gouveia, Luis Borges
Pimenta Dinis, MA
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
Quizizz
Saneamento básico
Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)
Dinâmicas pedagógicas
TIC e educação
topic Metodologias ativas
Quizizz
Saneamento básico
Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)
Dinâmicas pedagógicas
TIC e educação
description oferta escassa nos serviços de saneamento básico, bem como a eliminação inadequada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são, historicamente, impasses que o Brasil enfrenta. O objetivo deste estudo é analisar e avaliar o processo ensino e aprendizagem de educando, em relação à abordagem das condições de oferta de saneamento básico e eliminação, de forma imprópria, dos RSU. O público-alvo é composto por 36 discentes: 21 mulheres e 14 homens matriculados no Curso Técnico de Hospedagem integrado ao Ensino Médio (CTHIEM) do Instituto Federal Fluminense, campus de Cabo Frio (IFF-CF). Utilizou-se como estratégia de ensino, o uso das metodologias ativas (MA), a fim de sensibilizar os participantes sobre os agravos ambientais. Investiu-se em uma abordagem pedagógica baseada em situações-problema, além de aplicar um questionário elaborado com 5 questões objetivas, formulado pelo aplicativo Quizizz, onde os participantes, após a experenciação obtiveram uma média de 93,33% de respostas corretas (DP: ±6,97; EP: ±2,95).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-04T09:13:14Z
2022-04-01T00:00:00Z
2022-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/10933
url http://hdl.handle.net/10284/10933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, R.; Gouveia, L. e Dinis, M. (2022). A Educação Ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo frio (RJ). Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea). São Paulo. V. 17, n. 2, pp 153-168. ISSN: 1981-1764. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12922
1981-1764
10.34024/revbea.2022.v17.12922
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea)
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130343651934208