Prosumers e a sua influência no setor turístico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1918 |
Resumo: | RESUMO O comportamento do consumidor é alvo de estudos seculares, sendo que este tem vindo a sofrer bastantes alterações. Atualmente a maior mudança no comportamento dos consumidores deve-se à evolução tecnológica aliada à emergente participação do individuo nos mercados online e nas media sociais. O consumidor passou a ser parte integrante nas decisões de produção empresariais, dando o seu contributo através de insights valiosos que as empresas têm que ter em conta. Assim, tem crescendo este usuário, consumidor e produtor, estando muitas vezes associado ao mundo virtual e ligado às novas tecnologias, tornando-se assim o principal influenciador dos restantes consumidores, neste “palco” com uma audiência quase intangível. Este consumidor tem influências nos mais variados mercados e o turístico não é exceção. Hoje em dia este indivíduo procura autonomia no processo de decisão de compra podendo colocar em risco toda uma estrutura de mercado pré-estabelecida ao longo de gerações. Surgiu então, a necessidade de estudar quem são estes novos consumidores e que tipos de influência podem ter nos mercados e nas empresas. Será analisada mais precisamente a influência que estes consumidores têm no sector do Turismo, visto se tratar uma área de interesse para o estudo do comportamento do consumidor que se encontra em constante evolução e mudança face às evoluções tecnológicas. Pretende-se identificar onde e como as empresas se devem posicionar de forma a irem ao encontro das necessidades de um consumidor cada vez mais crítico e bem informado. O estudo levado a cabo foi suportado pela realização de questionários aleatórios sendo estes depois analisados para evidenciar que fatores levaram os consumidores a evoluir para prosumers. Após a análise efetuada identificou-se que a crescente vontade em opinar sobre produtos e serviços adquiridos, aliada a um consumo ativo das novas tecnologias despertou para participação dos indivíduos nas plataformas online dando o mote para a partilha bidirecional de informações entre redes de consumidores. Tais fatores vieram juntar-se ao desejo, por parte dos consumidores de serviços e produtos turísticos, em criar o seu próprio pacote de viagens com base nas suas necessidades e seus desejos, o que se mostrou ser influenciado pela partilha de opiniões e experiências dos outros consumidores. ABSTRACT The consumer’s behavior has been the subject of secular studies, and it has had several changes. Currently the biggest change in consumer behavior is caused due to the technological developments coupled with the emerging participation of individual in online markets and social media. The consumer has become an integral part of the production business decisions, giving his contribution through valuable insights that companies have to take into account. Though, this user is growing, as a consumer and a producer, and he is often associated with the virtual world and new technologies, becoming the main influencer of other consumers, in this stage with an almost intangible audience. This consumer has influences in various markets and the touristic is no exception. Today this individual seeks autonomy in purchasing decisions; putting at risk the entire structure of the pre-established market, built over generations. Then came the need to study who are these new consumers and what kind of influence can they have on markets and companies. This project will analyze, more precisely, the influence that these consumers have in the tourism sector, since this is an area of interest for the study of consumer behavior which is constantly evolving and changing due to technological developments. The objective of this work is to identify where and how companies should position themselves, in order to meet the needs of a consumer that is critical and well informed. The study presented was supported by questionnaires replies, which were further analyzed to show what factors have led consumers to evolve into prosumers. After the analysis carried out, it was identified that the growing willingness to opine on products and services purchased, together with an active consumption of new technologies has awakened to the participation of individuals in online platforms giving the tone for the two-way sharing of information between networks of consumers. These factors were added to the desire of consumers of tourism products and services, to create their own travel package based on their needs and desires, which proved to be influenced by shared opinions and experiences of others consumers. |
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Hoje em dia este indivíduo procura autonomia no processo de decisão de compra podendo colocar em risco toda uma estrutura de mercado pré-estabelecida ao longo de gerações. Surgiu então, a necessidade de estudar quem são estes novos consumidores e que tipos de influência podem ter nos mercados e nas empresas. Será analisada mais precisamente a influência que estes consumidores têm no sector do Turismo, visto se tratar uma área de interesse para o estudo do comportamento do consumidor que se encontra em constante evolução e mudança face às evoluções tecnológicas. Pretende-se identificar onde e como as empresas se devem posicionar de forma a irem ao encontro das necessidades de um consumidor cada vez mais crítico e bem informado. O estudo levado a cabo foi suportado pela realização de questionários aleatórios sendo estes depois analisados para evidenciar que fatores levaram os consumidores a evoluir para prosumers. Após a análise efetuada identificou-se que a crescente vontade em opinar sobre produtos e serviços adquiridos, aliada a um consumo ativo das novas tecnologias despertou para participação dos indivíduos nas plataformas online dando o mote para a partilha bidirecional de informações entre redes de consumidores. Tais fatores vieram juntar-se ao desejo, por parte dos consumidores de serviços e produtos turísticos, em criar o seu próprio pacote de viagens com base nas suas necessidades e seus desejos, o que se mostrou ser influenciado pela partilha de opiniões e experiências dos outros consumidores. ABSTRACT The consumer’s behavior has been the subject of secular studies, and it has had several changes. Currently the biggest change in consumer behavior is caused due to the technological developments coupled with the emerging participation of individual in online markets and social media. The consumer has become an integral part of the production business decisions, giving his contribution through valuable insights that companies have to take into account. Though, this user is growing, as a consumer and a producer, and he is often associated with the virtual world and new technologies, becoming the main influencer of other consumers, in this stage with an almost intangible audience. This consumer has influences in various markets and the touristic is no exception. Today this individual seeks autonomy in purchasing decisions; putting at risk the entire structure of the pre-established market, built over generations. Then came the need to study who are these new consumers and what kind of influence can they have on markets and companies. This project will analyze, more precisely, the influence that these consumers have in the tourism sector, since this is an area of interest for the study of consumer behavior which is constantly evolving and changing due to technological developments. The objective of this work is to identify where and how companies should position themselves, in order to meet the needs of a consumer that is critical and well informed. The study presented was supported by questionnaires replies, which were further analyzed to show what factors have led consumers to evolve into prosumers. After the analysis carried out, it was identified that the growing willingness to opine on products and services purchased, together with an active consumption of new technologies has awakened to the participation of individuals in online platforms giving the tone for the two-way sharing of information between networks of consumers. These factors were added to the desire of consumers of tourism products and services, to create their own travel package based on their needs and desires, which proved to be influenced by shared opinions and experiences of others consumers.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuSeabra, CláudiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRibeiro, Luís Henrique Madeira2013-11-20T14:37:58Z2012-052012-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1918porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:12Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:12.343290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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