Tendências sobre as comunidades virtuais da perspectiva dos prosumers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Marcelo Jacques
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gonçalves, Manuela Albornoz, Oliveira, Marta Olívia Rovedder de, Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210482
Resumo: O desenvolvimento de tecnologias de comunicação e de informação, tais como a Internet, revolucionou as formas de comunicação de maneira jamais vista. Uma das principais evidências desse fato é que as pessoas se aproximam, formando grupos de relacionamento online conhecidos por comunidades virtuais. Este artigo tem como propósito identificar as tendências quanto ao futuro das comunidades virtuais a partir da perspectiva de um perfil de usuário específico – os prosumers. Para tanto, foram realizadas combinações de diferentes técnicas qualitativas, envolvendo a utilização de imagens, entrevistas em profundidade, técnicas projetivas e, ainda, análise de cenários. Os resultados obtidos sugerem que as tendências de uso e participação das comunidades virtuais, do ponto de vista dos prosumers, estão vinculadas a cenários mais inovadores: de maior participação ativa dos usuários, maior envolvimento das pessoas, adoção de novas tecnologias e formas de acesso, entre outros. Além disso, demonstram a importância de sua consideração dentro das políticas de marketing e a influência que terão no futuro sobre os consumidores e sobre o processo de prosumption.
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spelling Fonseca, Marcelo JacquesGonçalves, Manuela AlbornozOliveira, Marta Olívia Rovedder deTinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo2020-06-20T03:41:19Z20081676-5648http://hdl.handle.net/10183/210482001110776O desenvolvimento de tecnologias de comunicação e de informação, tais como a Internet, revolucionou as formas de comunicação de maneira jamais vista. Uma das principais evidências desse fato é que as pessoas se aproximam, formando grupos de relacionamento online conhecidos por comunidades virtuais. Este artigo tem como propósito identificar as tendências quanto ao futuro das comunidades virtuais a partir da perspectiva de um perfil de usuário específico – os prosumers. Para tanto, foram realizadas combinações de diferentes técnicas qualitativas, envolvendo a utilização de imagens, entrevistas em profundidade, técnicas projetivas e, ainda, análise de cenários. Os resultados obtidos sugerem que as tendências de uso e participação das comunidades virtuais, do ponto de vista dos prosumers, estão vinculadas a cenários mais inovadores: de maior participação ativa dos usuários, maior envolvimento das pessoas, adoção de novas tecnologias e formas de acesso, entre outros. Além disso, demonstram a importância de sua consideração dentro das políticas de marketing e a influência que terão no futuro sobre os consumidores e sobre o processo de prosumption.The development of communication and information technologies, like the Internet, has revolutionized forms of communication in a way never seen before. One of the main evidences of this fact is that people are joining together, forming online relationship groups known as virtual communities. The purpose of this paper is to identify the trends as to the future of virtual communities from the perspective of a specific user profile, the prosumer. To do so, combinations of different qualitative techniques were used, involving images, in-depth interviews, projective techniques and scenario analysis. The results obtained suggest that the use and participation trends of virtual communities, from the point of view of prosumers, are linked to more innovative scenarios, where there is a greater active participation by users, more involvement of people, the adoption of new technologies and forms of access. Furthermore, they show how important it is to consider them in marketing policies and the influence they will have in the future on consumers and on the prosumption process .application/pdfporRAE - eletrônica. Vol. 7, n. 2 (jul/dez 2008)Comunidades virtuaisProssumidorTecnologiaComportamento do consumidorComunicaçãoVirtual communitiesProsumersTechnologyConsumer behaviorCommunicationTendências sobre as comunidades virtuais da perspectiva dos prosumersTendencias sobre las comunidades virtuales en la perspectiva de los prosumers Trends in virtual communities from the perspective of presumers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110776.pdf.txt001110776.pdf.txtExtracted Texttext/plain73746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210482/2/001110776.pdf.txt3993b462d8e49e69c5d4d407ea5c419aMD52ORIGINAL001110776.pdfTexto completoapplication/pdf263200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210482/1/001110776.pdf2dccfa87f1ca2df5b43ebd214351af36MD5110183/2104822020-06-21 03:36:24.584024oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210482Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-21T06:36:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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