Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/49133 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_6555c381624ee96bb988782e2361b76f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/49133 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinarDesenhoGeometriaComunicação visualEnsino básico (3º Ciclo)Aprendizagem colaborativaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório resulta da implementação de uma unidade didática numa turma de 30 alunos do 7.º ano de escolaridade do Ensino Básico, no Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa, realizada no decorrer da Iniciação à Prática Pedagógica, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Os conteúdos abordados nas práticas educativas inserem-se no programa da disciplina de Educação Visual do 3.º Ciclo, realizando-se de acordo com os domínios de referência Técnica T7, Representação R7, Discurso D7 e Projeto P7, presentes nas Metas-Curriculares, definidas pela Direção-Geral da Educação. A didática foi implementada de acordo com três eixos: contextualização, através de referências da história da arte contemporânea e em exemplos de ilustradores como Bernardo P. Carvalho; familiarização, através da manipulação de recursos didáticos; e conceção, através da criação de ilustrações baseadas na obra de Luis Sepúlveda, História de Um Caracol Que Descobriu a Importância da Lentidão (2013), produzidas em grupos de trabalho, e cujo resultado fosse passível de ser exposto na escola. Ao longo da investigação foi seguido um paradigma interpretativo, que considerou a realidade como resultado da interpretação do observador e que se baseou em métodos qualitativos e, em alguns casos, quantitativos. O observador, foi aqui, simultaneamente, professor e investigador, ou seja, apresentou os conteúdos à turma mantendo uma atitude analítica, não só em relação aos alunos, mas também em relação a si mesmo, numa autorreflexão permanente. Desta forma, O trabalho apresentado centrou-se num estudo de caso que se caracteriza como uma investigação-ação, no âmbito de uma investigação em educação. A escolha deste tema para o relatório surgiu após a leitura crítica dos conteúdos e objetivos da disciplina de Educação Visual, no que se referem ao estudo dos traçados geométricos planos, nomeadamente no entendimento da geometria como organização da forma, na identificação de formas geométricas, no envolvimento natural ou criado pelo Homem, e na utilização de traçados geométricos simples na resolução de problemas práticos. Dos resultados obtidos foi possível concluir que os alunos conseguiram resultados bastante satisfatórios nesta unidade didática, que tiveram como mote as obras estudadas na disciplina de Língua Portuguesa, e os conteúdos de geometria plana, também abordados na disciplina de Matemática. Neste projeto de ilustração, através da convocação de diferentes saberes disciplinares, os alunos puderam descobrir a geometria e a literatura enquanto áreas do conhecimento a explorar através da linguagem plástica e, nesta interdisciplinaridade, construir aprendizagens significativas.This report results from the implementation of a didactic unit in a class of 30 students from the 7th year of elementary schooling, at Colégio de Santa Doroteia, in Lisbon, carried out during the Introduction to Pedagogical Practice, from the Master in Visual Arts Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education. The contents covered in the educational practices are part of the program of the Visual Education discipline of the 3rd Cycle, carried out according to the reference domains Technique T7, Representation R7, Discourse D7 and Project P7, present in the Curriculum Goals, defined by the Directorate-General for Education. The didactics were implemented according to three axes: contextualization, through references in the history of contemporary art and in examples from illustrators such as Bernardo P. Carvalho; familiarization, through the manipulation of teaching resources; conception, through the creation of illustrations based on the work of Luis Sepúlveda, The Story of a Snail Who Discovered the Importance of Being Slow (2013), produced in work groups, and the result of which could be exposed at school. Throughout the investigation, an interpretive paradigm was followed, which considered reality as result of the observer's interpretation and which was based on qualitative and, in some cases, quantitative methods. The observer was here, simultaneously, teacher and researcher, that is, he presented the contents to the class while maintaining an analytical attitude, not only in relation to the students, but also in relation to himself, in a permanent self-reflection. In this way, the work presented was centered on a case study that is characterized as an action-research, within the scope of an investigation in education. The choice of this theme for the report came after a critical reading of the contents and objectives of the discipline of Visual Education, with regards to the study of flat geometric outlines, namely in the understanding of geometry as organization of form, in the identification of geometric forms, in natural or man made involvement, and the use of simple geometric outlines to solve practical problems. From the results obtained, it was possible to conclude that the students achieved quite satisfactory results in this didactic unit, whose motto was the works studied in the discipline of Portuguese Language, and the contents of flat geometry, also addressed in the discipline of Mathematics. In this illustration project, through the call for different disciplinary knowledge, students were able to discover geometry and literature as areas of knowledge to be explored through plastic language and, in this interdisciplinarity, to build meaningful learning.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Pedro Miguel Carvalho Duarte dos2021-07-26T15:55:00Z20202021-02-012020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:51.231909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar |
title |
Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar |
spellingShingle |
Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar Santos, Pedro Miguel Carvalho Duarte dos Desenho Geometria Comunicação visual Ensino básico (3º Ciclo) Aprendizagem colaborativa Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar |
title_full |
Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar |
title_fullStr |
Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar |
title_sort |
Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar |
author |
Santos, Pedro Miguel Carvalho Duarte dos |
author_facet |
Santos, Pedro Miguel Carvalho Duarte dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Pedro Miguel Carvalho Duarte dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Geometria Comunicação visual Ensino básico (3º Ciclo) Aprendizagem colaborativa Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Desenho Geometria Comunicação visual Ensino básico (3º Ciclo) Aprendizagem colaborativa Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-07-26T15:55:00Z 2021-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/49133 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/49133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134556480077824 |