Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro Miguel Carvalho Duarte dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/49133
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_6555c381624ee96bb988782e2361b76f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/49133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinarDesenhoGeometriaComunicação visualEnsino básico (3º Ciclo)Aprendizagem colaborativaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório resulta da implementação de uma unidade didática numa turma de 30 alunos do 7.º ano de escolaridade do Ensino Básico, no Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa, realizada no decorrer da Iniciação à Prática Pedagógica, do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Os conteúdos abordados nas práticas educativas inserem-se no programa da disciplina de Educação Visual do 3.º Ciclo, realizando-se de acordo com os domínios de referência Técnica T7, Representação R7, Discurso D7 e Projeto P7, presentes nas Metas-Curriculares, definidas pela Direção-Geral da Educação. A didática foi implementada de acordo com três eixos: contextualização, através de referências da história da arte contemporânea e em exemplos de ilustradores como Bernardo P. Carvalho; familiarização, através da manipulação de recursos didáticos; e conceção, através da criação de ilustrações baseadas na obra de Luis Sepúlveda, História de Um Caracol Que Descobriu a Importância da Lentidão (2013), produzidas em grupos de trabalho, e cujo resultado fosse passível de ser exposto na escola. Ao longo da investigação foi seguido um paradigma interpretativo, que considerou a realidade como resultado da interpretação do observador e que se baseou em métodos qualitativos e, em alguns casos, quantitativos. O observador, foi aqui, simultaneamente, professor e investigador, ou seja, apresentou os conteúdos à turma mantendo uma atitude analítica, não só em relação aos alunos, mas também em relação a si mesmo, numa autorreflexão permanente. Desta forma, O trabalho apresentado centrou-se num estudo de caso que se caracteriza como uma investigação-ação, no âmbito de uma investigação em educação. A escolha deste tema para o relatório surgiu após a leitura crítica dos conteúdos e objetivos da disciplina de Educação Visual, no que se referem ao estudo dos traçados geométricos planos, nomeadamente no entendimento da geometria como organização da forma, na identificação de formas geométricas, no envolvimento natural ou criado pelo Homem, e na utilização de traçados geométricos simples na resolução de problemas práticos. Dos resultados obtidos foi possível concluir que os alunos conseguiram resultados bastante satisfatórios nesta unidade didática, que tiveram como mote as obras estudadas na disciplina de Língua Portuguesa, e os conteúdos de geometria plana, também abordados na disciplina de Matemática. Neste projeto de ilustração, através da convocação de diferentes saberes disciplinares, os alunos puderam descobrir a geometria e a literatura enquanto áreas do conhecimento a explorar através da linguagem plástica e, nesta interdisciplinaridade, construir aprendizagens significativas.This report results from the implementation of a didactic unit in a class of 30 students from the 7th year of elementary schooling, at Colégio de Santa Doroteia, in Lisbon, carried out during the Introduction to Pedagogical Practice, from the Master in Visual Arts Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education. The contents covered in the educational practices are part of the program of the Visual Education discipline of the 3rd Cycle, carried out according to the reference domains Technique T7, Representation R7, Discourse D7 and Project P7, present in the Curriculum Goals, defined by the Directorate-General for Education. The didactics were implemented according to three axes: contextualization, through references in the history of contemporary art and in examples from illustrators such as Bernardo P. Carvalho; familiarization, through the manipulation of teaching resources; conception, through the creation of illustrations based on the work of Luis Sepúlveda, The Story of a Snail Who Discovered the Importance of Being Slow (2013), produced in work groups, and the result of which could be exposed at school. Throughout the investigation, an interpretive paradigm was followed, which considered reality as result of the observer's interpretation and which was based on qualitative and, in some cases, quantitative methods. The observer was here, simultaneously, teacher and researcher, that is, he presented the contents to the class while maintaining an analytical attitude, not only in relation to the students, but also in relation to himself, in a permanent self-reflection. In this way, the work presented was centered on a case study that is characterized as an action-research, within the scope of an investigation in education. The choice of this theme for the report came after a critical reading of the contents and objectives of the discipline of Visual Education, with regards to the study of flat geometric outlines, namely in the understanding of geometry as organization of form, in the identification of geometric forms, in natural or man made involvement, and the use of simple geometric outlines to solve practical problems. From the results obtained, it was possible to conclude that the students achieved quite satisfactory results in this didactic unit, whose motto was the works studied in the discipline of Portuguese Language, and the contents of flat geometry, also addressed in the discipline of Mathematics. In this illustration project, through the call for different disciplinary knowledge, students were able to discover geometry and literature as areas of knowledge to be explored through plastic language and, in this interdisciplinarity, to build meaningful learning.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Pedro Miguel Carvalho Duarte dos2021-07-26T15:55:00Z20202021-02-012020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:51.231909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar
title Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar
spellingShingle Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar
Santos, Pedro Miguel Carvalho Duarte dos
Desenho
Geometria
Comunicação visual
Ensino básico (3º Ciclo)
Aprendizagem colaborativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar
title_full Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar
title_fullStr Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar
title_full_unstemmed Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar
title_sort Formas imaginadas - As figuras geométricas planas na ilustração de narrativas : uma proposta interdisciplinar
author Santos, Pedro Miguel Carvalho Duarte dos
author_facet Santos, Pedro Miguel Carvalho Duarte dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pedro Miguel Carvalho Duarte dos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Geometria
Comunicação visual
Ensino básico (3º Ciclo)
Aprendizagem colaborativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Geometria
Comunicação visual
Ensino básico (3º Ciclo)
Aprendizagem colaborativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-07-26T15:55:00Z
2021-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/49133
url http://hdl.handle.net/10451/49133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134556480077824