Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Teresa Maria Freitas do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/49142
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_ad4f5869813cd4a19f490c142b31528a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/49142
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humanaDesenhoPercepção visualEducação visualRetratoDesenho de figuraRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais centra-se sobre a planificação, concretização e análise de um projeto pedagógico realizado na Escola Secundária de Caneças. No âmbito da disciplina de Desenho A, durante o 2.º semestre do ano letivo 2019/2020, numa turma de 11.º ano do Curso Geral de Artes Visuais. Uma característica que distingue este projeto de outros semelhantes é que foi construído de forma partilhada com outra mestranda, colega de licenciatura e mestrado que concordou realizar o estágio na mesma turma e também criar um projeto pedagógico conjunto, visto que os nossos temas se complementam. O objetivo da presente investigação assume duas vertentes fundamentais. A primeira que se debruça sobre a análise da perceção visual, sendo esta entendida como a coordenação mão-visão e também o processamento mental de imagem, e como esta afeta o rigor no desenho e a segunda incidirá em exercícios práticos e conhecimentos teóricos com o objetivo de desenvolver a capacidade de representação de figura humana por parte dos alunos. Sendo possível afirmar que o projeto foca as aprendizagens de uma turma, e a progressão das suas capacidades de desenho, no decorrer da implementação desta unidade didática, que teve como objetivo central o aperfeiçoamento da capacidade de desenho dos alunos. O projeto da outra colega tem o mesmo ponto central, mas, enquanto que o presente projeto aborda um desenho mais rigoroso, o da minha colega foca-se no desenho gestual e de expressão. Dito isto, e com um total de sete aulas lecionadas, de 90 + 45 minutos cada. As aulas debruçaram-se sobre temas como o desenho de observação, desenho gestual, desenho cego, Block-In, ilustração, retrato e desenho de figura humana, com um conjunto de temáticas que tiveram como objetivo proporcionar a abertura de horizontes nos alunos.This Supervised Teaching Practice report of the Master in Teaching of Visual Arts reflects on the planning, implementation, and analysis of a pedagogical project carried out at the Escola Secundária de Caneças. Within the discipline of Drawing A, during the 2nd semester of the academic year 2019/2020, in a class of 11th year of the General Course of Visual Arts. A characteristic that distinguishes this project from other similar ones is that it was done in partnership with another teacher who was also implementing her own Teaching Practice report, Diana Andrade, a graduate and master colleague agreed to carry out the internship in the same class and also create a joint pedagogical project since our themes complement each other. The objective of the present investigation assumes two fundamental aspects. The first focuses on the analysis of visual perception, which is understood as hand-vision coordination and also mental image processing, and how it affects rigor in drawing and the second will focus on practical exercises and theoretical knowledge to develop students' ability to represent a human figure. It is possible to affirm that the project focuses on the learning of a class, and the progression of their drawing skills, during the implementation of this didactic unit, where the central objective is the improvement of the drawing ability of the students. Diana's project has the same central point, but while my project addresses a more rigorous design, Diana focuses on gestural and expression design. That said, and with a total of seven classes taught, 90 + 45 minutes each. The classes focused on themes such as observation drawing, gesture drawing, blind drawing, Block in, illustration, Portrait, and drawing of Human Figure. An amalgamation of themes that aimed to open horizons in students.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaVale, Teresa Maria Freitas do2021-07-27T09:24:15Z20202020-12-022020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49142Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:51.473408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana
title Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana
spellingShingle Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana
Vale, Teresa Maria Freitas do
Desenho
Percepção visual
Educação visual
Retrato
Desenho de figura
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana
title_full Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana
title_fullStr Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana
title_full_unstemmed Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana
title_sort Inteligência visual : o papel da perceção visual no rigor do desenho e retrato e figura humana
author Vale, Teresa Maria Freitas do
author_facet Vale, Teresa Maria Freitas do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Teresa Maria Freitas do
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Percepção visual
Educação visual
Retrato
Desenho de figura
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Percepção visual
Educação visual
Retrato
Desenho de figura
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-12-02
2020-01-01T00:00:00Z
2021-07-27T09:24:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/49142
url http://hdl.handle.net/10451/49142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134556487417856