A estratégia na gestão da Marca: caso de estudo dos clubes desportivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arroteia, Nuno Filipe Paulino
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4611
Resumo: A presente dissertação, realizada no âmbito do curso de Mestrado em Gestão de Operações, tem como objectivo principal identificar as principais fontes de valor para a Marca de clubes de futebol, e desenvolver uma metodologia de avaliação da sua força. De facto a gestão da Marca tem actualmente uma grande importância para os clubes de futebol preocupados em inovar e desenvolver as suas actividades comerciais e desportivas. O estudo realizado, de natureza exploratória, permite a elaboração de um modelo de análise da força da Marca de um clube de futebol elaborado a partir da utilização e recurso a um conjunto de indicadores relacionados com este sector de actividade. Trata-se de uma temática que não tem sido objecto de uma densa pesquisa científica, sendo esta tese uma das pioneiras neste campo de investigação. A metodologia seguida tem em consideração a especificidade deste sector de actividade sendo aplicada ao estudo do caso de um clube de futebol português, e compreendeu duas etapas principais: - a primeira, procedeu ao levantamento das questões relacionadas com a identificação e a gestão da Marca e atendeu aos processos da sua valorização, num contexto europeu, o mais adequado à análise que nos propomos realizar; - a segunda, é consagrada ao estudo de caso, o Sport Clube Beira Mar, permitindo, a partir do estudo deste caso e dos resultados obtidos propor diversas medidas de gestão conducentes ao fortalecimento da sua Marca. Embora tendo presente um conjunto de limitações que decorrem da especificidade do sector em análise, da ausência de estudos semelhantes e das dificuldades inerentes à recolha e tratamento de indicadores, pensamos com este estudo dar um contributo para a construção do conhecimento nesta área de pesquisa.
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