Mobile marketing no desporto: a importância das aplicações móveis nos clubes de futebol: o caso F. C. Porto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24826 |
Resumo: | Nos tempos que correm, o uso de dispositivos móveis está na base de tudo e de toda a rotina dos seus utilizadores. Cada vez mais são implementadas nas empresas, estratégias de marketing que envolvam o uso de smartphones. Desta forma, o mobile marketing tem vindo a tornar-se cada vez mais impresciendível. No caso das marcas, estas começam a ver o mobile marketing como um ponto chave em captar a atenção diária do seu público e, no que toca ao desporto, este não tem vindo a ser exceção. Esta dissertação visa perceber se existe alguma relação entre as aplicações móveis dos clubes de futebol e a lealdade dos respetivos adeptos e quais são os fatores que as relacionam. Para além disso, este estudo pretende entender os fatores que levam ao uso regular de aplicações móveis e a importância que o típico consumidor lhes dá. Desta forma, foi realizado um estudo de caso sobre o Futebol Clube do Porto, devido ao seu mobile marketing desportivo pioneiro. Foram analisadas duas das três aplicações que o clube possui Para esta investigação foi, então, utilizada uma metodologia quantitativa sob a forma de um questionário. A amostra de investigação consituiu-se por 382 inquiridos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos anos, aos quais possuem aplicações móveis e são adeptos de desporto, mais concretamente futebol e o Futebol Clube do Porto. Os resultados da investigação revelam que existe, efetivamente, uma correlação entre a lealdade para com o clube e as aplicações móveis do Futebol Clube do Porto, sendo que existem fatores primordais para a aquisição dessa mesma lealdade. O estudo e investigação contribuiram para explorar e conhecer de forma mais aprofundada o mobile marketing no desporto, tentando perceber de que forma as equipas desportivas poderão interagir ainda mais com os seus adeptos. |
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Mobile marketing no desporto: a importância das aplicações móveis nos clubes de futebol: o caso F. C. PortoMobile marketingMarketing desportivoFutebol Clube do PortoAplicações móveisMobile marketingMobile appsSports marketingGestãoNos tempos que correm, o uso de dispositivos móveis está na base de tudo e de toda a rotina dos seus utilizadores. Cada vez mais são implementadas nas empresas, estratégias de marketing que envolvam o uso de smartphones. Desta forma, o mobile marketing tem vindo a tornar-se cada vez mais impresciendível. No caso das marcas, estas começam a ver o mobile marketing como um ponto chave em captar a atenção diária do seu público e, no que toca ao desporto, este não tem vindo a ser exceção. Esta dissertação visa perceber se existe alguma relação entre as aplicações móveis dos clubes de futebol e a lealdade dos respetivos adeptos e quais são os fatores que as relacionam. Para além disso, este estudo pretende entender os fatores que levam ao uso regular de aplicações móveis e a importância que o típico consumidor lhes dá. Desta forma, foi realizado um estudo de caso sobre o Futebol Clube do Porto, devido ao seu mobile marketing desportivo pioneiro. Foram analisadas duas das três aplicações que o clube possui Para esta investigação foi, então, utilizada uma metodologia quantitativa sob a forma de um questionário. A amostra de investigação consituiu-se por 382 inquiridos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos anos, aos quais possuem aplicações móveis e são adeptos de desporto, mais concretamente futebol e o Futebol Clube do Porto. Os resultados da investigação revelam que existe, efetivamente, uma correlação entre a lealdade para com o clube e as aplicações móveis do Futebol Clube do Porto, sendo que existem fatores primordais para a aquisição dessa mesma lealdade. O estudo e investigação contribuiram para explorar e conhecer de forma mais aprofundada o mobile marketing no desporto, tentando perceber de que forma as equipas desportivas poderão interagir ainda mais com os seus adeptos.In this day and age, the use of mobile devices is at the heart of everything and every user's routine. More and more companies are implementing marketing strategies that involve the use of smartphones. In this way, mobile marketing has become more and more important. In the case of brands, they are beginning to see mobile marketing as a key point in capturing the daily attention of their audience and, when it comes to sport, this has been no exception. The below dissertation aims to understand whether there is any relationship between the mobile applications of football clubs and the loyalty of their fans and what factors link them. In addition, this study aims to understand the factors that lead to the regular use of mobile applications and the importance that the typical consumer perceives. A case study was therefore carried out on “Futebol Clube do Porto”, due to its pioneering sports mobile marketing. Two of the club's three applications were analyzed. For this research, a quantitative methodology was used in the form of a questionnaire. The research sample consisted of 382 respondents, aged between 18 and 65, who have mobile applications and are sports fans, specifically football and “Futebol Clube do Porto”. The results of the research reveal the clear correlation between loyalty to the club and Futebol Clube do Porto's mobile applications, and that there are primary factors for acquiring this loyalty. The study and research contributed to exploring and gaining a deeper understanding of mobile marketing in sport, trying to understand how sports teams can interact even more with their fans.Sousa, Jorge Remondes deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Ana Filipa Brandão2024-01-30T09:34:22Z2023-11-222023-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24826TID:203490819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:48:27Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:11.034223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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