A internacionalização e a cultura: o caso do setor de mobiliário português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/37869 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo explorar o processo de internacionalização do setor de mobiliário português. Foram, dessa forma, definidas três questões de investigação principais: como se processa a internacionalização no setor de mobiliário português, qual a influência da cultura no processo de internacionalização das empresas do setor e quais as perspetivas futuras para a internacionalização do setor em Portugal. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, tendo-se utilizado para a recolha de dados um inquérito por questionário, que obteve vinte e seis respostas válidas, e entrevistas aprofundadas, com quatro empresas do setor que apresentam um elevado nível de internacionalização. Concluiu-se que a cultura impacta o processo de internacionalização destas empresas, principalmente a nível da escolha de mercado e da adaptação do produto às características do consumidor dos diferentes mercados. Há, ainda, uma influência da cultura nos motivos e nas barreiras à internacionalização, mas não muito relevante. Os resultados deste estudo contribuem, essencialmente, para um melhor entendimento académico de como se processa a internacionalização nas empresas do setor. Assim, a gestão destas empresas ganha um novo conhecimento sobre este processo, o que lhes permite um planeamento mais cuidadoso da sua estratégia de internacionalização. |
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A internacionalização e a cultura: o caso do setor de mobiliário portuguêsInternacionalizaçãoCulturaSetor mobiliário portuguêsModos de entradaMotivosBarreirasSeleção de paísesAdaptação de produtosEsta dissertação tem como objetivo explorar o processo de internacionalização do setor de mobiliário português. Foram, dessa forma, definidas três questões de investigação principais: como se processa a internacionalização no setor de mobiliário português, qual a influência da cultura no processo de internacionalização das empresas do setor e quais as perspetivas futuras para a internacionalização do setor em Portugal. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, tendo-se utilizado para a recolha de dados um inquérito por questionário, que obteve vinte e seis respostas válidas, e entrevistas aprofundadas, com quatro empresas do setor que apresentam um elevado nível de internacionalização. Concluiu-se que a cultura impacta o processo de internacionalização destas empresas, principalmente a nível da escolha de mercado e da adaptação do produto às características do consumidor dos diferentes mercados. Há, ainda, uma influência da cultura nos motivos e nas barreiras à internacionalização, mas não muito relevante. Os resultados deste estudo contribuem, essencialmente, para um melhor entendimento académico de como se processa a internacionalização nas empresas do setor. Assim, a gestão destas empresas ganha um novo conhecimento sobre este processo, o que lhes permite um planeamento mais cuidadoso da sua estratégia de internacionalização.This dissertation aims to explore the internationalization process of the Portuguese furniture sector. Thus, three main research questions were defined: how internationalization takes place in the Portuguese furniture sector, what is the influence of culture on the internationalization process of companies in this sector, and what are the future prospects for the internationalization of this sector in Portugal. The methodology used is qualitative in nature, having used for data collection a questionnaire survey, which obtained twenty-six valid responses, and in-depth interviews with four companies in the Portuguese furniture sector that have a high level of internationalization. It was concluded that culture impacts the internationalization process of these companies, mainly at the level of market choice and product adaptation (to the characteristics of the consumer in different markets). There is also an influence of culture on the reasons and barriers to internationalization, but this influence is not very significant. The results of this study contribute essentially to a better academic understanding of how internationalization occurs in companies in this sector. Thus, the management of these companies gains new knowledge about this process, which allows them to plan their internationalization strategy more carefully.2023-05-25T09:32:55Z2022-12-09T00:00:00Z2022-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37869porLeal, Gisela Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:12:23Zoai:ria.ua.pt:10773/37869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:05.038270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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