A internacionalização e a cultura: o caso do setor de mobiliário português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Gisela Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37869
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo explorar o processo de internacionalização do setor de mobiliário português. Foram, dessa forma, definidas três questões de investigação principais: como se processa a internacionalização no setor de mobiliário português, qual a influência da cultura no processo de internacionalização das empresas do setor e quais as perspetivas futuras para a internacionalização do setor em Portugal. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, tendo-se utilizado para a recolha de dados um inquérito por questionário, que obteve vinte e seis respostas válidas, e entrevistas aprofundadas, com quatro empresas do setor que apresentam um elevado nível de internacionalização. Concluiu-se que a cultura impacta o processo de internacionalização destas empresas, principalmente a nível da escolha de mercado e da adaptação do produto às características do consumidor dos diferentes mercados. Há, ainda, uma influência da cultura nos motivos e nas barreiras à internacionalização, mas não muito relevante. Os resultados deste estudo contribuem, essencialmente, para um melhor entendimento académico de como se processa a internacionalização nas empresas do setor. Assim, a gestão destas empresas ganha um novo conhecimento sobre este processo, o que lhes permite um planeamento mais cuidadoso da sua estratégia de internacionalização.
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