Processo de internacionalização na indústria do calçado português: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/49602 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais |
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Processo de internacionalização na indústria do calçado português: estudo de casoThe internationalization process in the footwear industry: study casePMEInternacionalizaçãoIndústria do calçadoModos de entradaDificuldadesMotivosSMEsInternationalizationFootwear industryEntry modesDifficultiesMotivesCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Negócios InternacionaisO setor do calçado português faz parte de uma das maiores indústrias da economia nacional, sendo constituído principalmente por Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que apostam maioritariamente na exportação dos seus produtos para os mercados internacionais. O processo de internacionalização surge da necessidade de comercialização dos produtos de uma empresa num mercado externo, principalmente devido à concorrência no mercado interno. A estes processos de internacionalização para os mercados externos estão atribuídos diferentes motivos, nomeadamente a situação do mercado interno, os incentivos e apoios financeiros, o aumento da concorrência, entre outros. Assim, serão aqui refletidos os motivos que levaram as empresas que fazem parte do grupo de estudo, a internacionalizarem os seus produtos e marcas. Neste caso serão analisadas empresas de calçado situadas em Felgueiras, um dos maiores clusters de calçado em Portugal, que estejam internacionalizadas em vários mercados externos, para fazer uma comparação dos motivos que levaram à sua internacionalização, os fatores presentes na seleção de mercados e será discutido o futuro do setor do calçado. Estas empresas, embora sejam todas PMEs, possuem diferentes dimensões e capacidade de comercialização dos seus produtos.The Portuguese footwear sector is part of one of the largest industries of the national economy. It consists mainly of Small and Medium-sized Enterprises (SMEs), which invest mainly in the export of their products to international markets. The process of internationalization arises from the need to market the products of a company in an external market, mainly due to the competition in the domestic market. To these processes of internationalization for external markets are attributed different reasons, namely the condition of the internal market, incentives and financial support, the increase of competition, among others. Thus, it will be reflected here the reasons that led the companies, that are part of the study group, to internationalize their products and brands. In this case, footwear companies located in Felgueiras, one of the largest clusters of footwear in Portugal, which are internationalized in several external markets, will be analyzed to make a comparison of the reasons that led to their internationalization, the factors present in the markets selection and the future of the footwear sector will also be discussed. Although these companies are all SMEs, they have different sizes and capacity to market their products.Carballo-Cruz, FranciscoUniversidade do MinhoMartins, Mariana Filipa da Costa Barreto20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49602por201828685info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:48.233466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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