Inovação em embalagens para exportar e comercializar Mel Biológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Filipa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1089
Resumo: Este é o momento certo para se ser atrevido, apostar nos excessos, desejar máximo, e criar o verdadeiramente inesperado. O presente projeto visa a criação e apresentação de uma embalagem de mel português, para comercializar na Europa, em especial na Alemanha, embalagem esta que se pretende inovadora e atrativa. Para este projeto foi realizada uma parceria com uma produtora de mel, Montesino, empresa localizada em Bragança, Portugal. Mais do que um estudo sobre a apicultura e os hábitos de consumo de mel, a presente tese visa documentar todo o processo de desenvolvimento e criação de uma embalagem de mel biológico, tendo em vista a sua comercialização na Alemanha. A embalagem aqui proposta é composta por quatro acondicionamentos individuais de mel biológico. Por forma a atingir o objetivo a que me proponho neste projeto, foram conjugados dados referentes à apicultura em Portugal com os dados referentes aos consumos de mel na Europa, com maior incidência nos consumos na Alemanha. O mel não é apenas um líquido delicioso que estimula o paladar e abre o apetite. O seu sabor e aroma únicos e distintivos, criaram ao longo dos anos as mais variadas formas de apresentação. Esta investigação pretende, mais concretamente, observar a influência que o design tem na criação de uma “camada de valor” sobre um produto, de modo a que este, através do design da embalagem tenha impacto no mercado. Pretende-se compreender até que ponto a embalagem/carcaça/exterior influência o valor de um produto com o mesmo conteúdo. Trata-se de um produto biológico de alta qualidade, ao qual deve corresponder um preço adequado, que não coincidente com o custo para o produtor. A perspetiva deste projeto é o de desenvolver uma embalagem exterior com os seus frascos individuais de mel e a respetiva rotulagem, com o objetivo de corresponder às necessidades do mercado, como um produto pioneiro e que leve a comercialização de mel biológico português a um diferente nível de qualidade e valor. Este trabalho contribuirá, ou humildemente tentará contribuir, para aumentar a exportação de mel biológico para mercados estrangeiros, mais especificamente na Alemanha, desenvolvido em parceria com um produtor de mel e, assim, apoiando a economia local.
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