Simão da Veiga(1878-1963) : retrospectiva da vida e da obra do pintor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria de Lurdes Pascoal Reis Vacas de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13569
Resumo: Com formação parisiense, Simão da Veiga (1878-1963) foi um pintor naturalista. O retrato, os animais, as paisagens alentejanas e ribatejanas e a pintura de costumes foram os temas que dominaram o seu percurso artístico. Apesar de ter sido um pintor profíquo, a sua obra manteve-se quase desconhecida do público em geral, já que muitos dos seus quadros pertencem a colecções privadas, logo não divulgadas. Também a historiografia se tem mantido lacónica em relação a este autor, sendo pouco o que se escreveu e comentou acerca da sua obra pictórica. No entanto, tem-se assistido gradualmente a uma redescoberta do seu trabalho e a uma crescente valorização das suas telas, que vão surgindo em casas de coleccionadores, em espaços públicos, e em leilões de arte, ocasionalmente. A tarefa que nos propomos realizar será, precisamente, a reconstituição e divulgação da obra de Simão da Veiga, ao longo dos seus 84 anos de vida. Desvendar o pintor, compreendê-lo, seguir o seu percurso de artista, tentar perceber onde se inspirou, mostrar e estudar o legado de pintura que nos deixou, serão alguns dos passos para a concretização dessa difícil tarefa. Em simultâneo, pretende-se valorizar o espólio do pintor que for recolhido (pesquisa e inventariação da obra com criação de fichas técnicas das telas) num objectivo delineado de classificar para valorizar, proteger e salvaguardar o conjunto da obra assim reconstituída; ABSTRACT:Trained in Paris, Simão da Veiga (1878-1963) was a naturalist painter. Portraits, animals, landscapes of Alentejo and Ribatejo and people’s ways of life were the themes that dominated his artistic career. Although he was a very productive artist, his work remained almost unknown, as many of his paintings belong to private collections, not available to the general public. Also, historiography has remained laconic to this author, and little has been written and said about his pictorial work. However, there has been a gradual interest in his work and a growing appreciation of his painting. Nowadays it can be seen in collector’s homes, public spaces, and occasionally in art auctions. The goal of this dissertation is the restoration and dissemination of the work of Simão da Veiga, during his 84 years of live: uncovering the painter, understanding him, following his path as an artist, trying to understand what was the object of his inspiration, displaying and studying the legacy of painting he has left us, are some of the steps to achieve this difficult task. Classifying in order to valorize, protect, and maintaining the whole of the authors work (throw researching and filling as well as creating datasheets) in also the object of concern in this work.
id RCAP_657152968a314f4db6d2217a836fa70d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13569
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Simão da Veiga(1878-1963) : retrospectiva da vida e da obra do pintorCom formação parisiense, Simão da Veiga (1878-1963) foi um pintor naturalista. O retrato, os animais, as paisagens alentejanas e ribatejanas e a pintura de costumes foram os temas que dominaram o seu percurso artístico. Apesar de ter sido um pintor profíquo, a sua obra manteve-se quase desconhecida do público em geral, já que muitos dos seus quadros pertencem a colecções privadas, logo não divulgadas. Também a historiografia se tem mantido lacónica em relação a este autor, sendo pouco o que se escreveu e comentou acerca da sua obra pictórica. No entanto, tem-se assistido gradualmente a uma redescoberta do seu trabalho e a uma crescente valorização das suas telas, que vão surgindo em casas de coleccionadores, em espaços públicos, e em leilões de arte, ocasionalmente. A tarefa que nos propomos realizar será, precisamente, a reconstituição e divulgação da obra de Simão da Veiga, ao longo dos seus 84 anos de vida. Desvendar o pintor, compreendê-lo, seguir o seu percurso de artista, tentar perceber onde se inspirou, mostrar e estudar o legado de pintura que nos deixou, serão alguns dos passos para a concretização dessa difícil tarefa. Em simultâneo, pretende-se valorizar o espólio do pintor que for recolhido (pesquisa e inventariação da obra com criação de fichas técnicas das telas) num objectivo delineado de classificar para valorizar, proteger e salvaguardar o conjunto da obra assim reconstituída; ABSTRACT:Trained in Paris, Simão da Veiga (1878-1963) was a naturalist painter. Portraits, animals, landscapes of Alentejo and Ribatejo and people’s ways of life were the themes that dominated his artistic career. Although he was a very productive artist, his work remained almost unknown, as many of his paintings belong to private collections, not available to the general public. Also, historiography has remained laconic to this author, and little has been written and said about his pictorial work. However, there has been a gradual interest in his work and a growing appreciation of his painting. Nowadays it can be seen in collector’s homes, public spaces, and occasionally in art auctions. The goal of this dissertation is the restoration and dissemination of the work of Simão da Veiga, during his 84 years of live: uncovering the painter, understanding him, following his path as an artist, trying to understand what was the object of his inspiration, displaying and studying the legacy of painting he has left us, are some of the steps to achieve this difficult task. Classifying in order to valorize, protect, and maintaining the whole of the authors work (throw researching and filling as well as creating datasheets) in also the object of concern in this work.Universidade de Évora2015-03-24T18:08:36Z2015-03-242010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13569http://hdl.handle.net/10174/13569porDepartamento de Históriateses@bib.uevora.pt735Carvalho, Maria de Lurdes Pascoal Reis Vacas deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:00.818211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Simão da Veiga(1878-1963) : retrospectiva da vida e da obra do pintor
title Simão da Veiga(1878-1963) : retrospectiva da vida e da obra do pintor
spellingShingle Simão da Veiga(1878-1963) : retrospectiva da vida e da obra do pintor
Carvalho, Maria de Lurdes Pascoal Reis Vacas de
title_short Simão da Veiga(1878-1963) : retrospectiva da vida e da obra do pintor
title_full Simão da Veiga(1878-1963) : retrospectiva da vida e da obra do pintor
title_fullStr Simão da Veiga(1878-1963) : retrospectiva da vida e da obra do pintor
title_full_unstemmed Simão da Veiga(1878-1963) : retrospectiva da vida e da obra do pintor
title_sort Simão da Veiga(1878-1963) : retrospectiva da vida e da obra do pintor
author Carvalho, Maria de Lurdes Pascoal Reis Vacas de
author_facet Carvalho, Maria de Lurdes Pascoal Reis Vacas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria de Lurdes Pascoal Reis Vacas de
description Com formação parisiense, Simão da Veiga (1878-1963) foi um pintor naturalista. O retrato, os animais, as paisagens alentejanas e ribatejanas e a pintura de costumes foram os temas que dominaram o seu percurso artístico. Apesar de ter sido um pintor profíquo, a sua obra manteve-se quase desconhecida do público em geral, já que muitos dos seus quadros pertencem a colecções privadas, logo não divulgadas. Também a historiografia se tem mantido lacónica em relação a este autor, sendo pouco o que se escreveu e comentou acerca da sua obra pictórica. No entanto, tem-se assistido gradualmente a uma redescoberta do seu trabalho e a uma crescente valorização das suas telas, que vão surgindo em casas de coleccionadores, em espaços públicos, e em leilões de arte, ocasionalmente. A tarefa que nos propomos realizar será, precisamente, a reconstituição e divulgação da obra de Simão da Veiga, ao longo dos seus 84 anos de vida. Desvendar o pintor, compreendê-lo, seguir o seu percurso de artista, tentar perceber onde se inspirou, mostrar e estudar o legado de pintura que nos deixou, serão alguns dos passos para a concretização dessa difícil tarefa. Em simultâneo, pretende-se valorizar o espólio do pintor que for recolhido (pesquisa e inventariação da obra com criação de fichas técnicas das telas) num objectivo delineado de classificar para valorizar, proteger e salvaguardar o conjunto da obra assim reconstituída; ABSTRACT:Trained in Paris, Simão da Veiga (1878-1963) was a naturalist painter. Portraits, animals, landscapes of Alentejo and Ribatejo and people’s ways of life were the themes that dominated his artistic career. Although he was a very productive artist, his work remained almost unknown, as many of his paintings belong to private collections, not available to the general public. Also, historiography has remained laconic to this author, and little has been written and said about his pictorial work. However, there has been a gradual interest in his work and a growing appreciation of his painting. Nowadays it can be seen in collector’s homes, public spaces, and occasionally in art auctions. The goal of this dissertation is the restoration and dissemination of the work of Simão da Veiga, during his 84 years of live: uncovering the painter, understanding him, following his path as an artist, trying to understand what was the object of his inspiration, displaying and studying the legacy of painting he has left us, are some of the steps to achieve this difficult task. Classifying in order to valorize, protect, and maintaining the whole of the authors work (throw researching and filling as well as creating datasheets) in also the object of concern in this work.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2015-03-24T18:08:36Z
2015-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13569
http://hdl.handle.net/10174/13569
url http://hdl.handle.net/10174/13569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de História
teses@bib.uevora.pt
735
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136554792255488