Ser e Estar no ensino de português língua estrangeira/língua segunda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27852 |
Resumo: | O presente Relatório pretende fazer uma análise dos dois verbos copulativos ser e estar no contexto do ensino de português como língua estrangeira/língua segunda (PLE/L2). Procuramos saber as dificuldades dos aprendentes estrangeiros sobre estes dois verbos, fazendo principalmente uma comparação entre o português, o inglês e o chinês. A partir dessas dificuldades, desenvolve-se uma análise destes verbos e das diferentes construções gramaticais em que participam, seguindo a perspetiva da Linguística Cognitiva. Na segunda parte do trabalho, é feita uma aplicação didática do presente tema no ensino da gramática do PLE/L2. |
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Ser e Estar no ensino de português língua estrangeira/língua segundaSerEstarEnsinoPortuguês língua estrangeiraGramáticaTeachingPortuguese as a foreign languageGrammarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório pretende fazer uma análise dos dois verbos copulativos ser e estar no contexto do ensino de português como língua estrangeira/língua segunda (PLE/L2). Procuramos saber as dificuldades dos aprendentes estrangeiros sobre estes dois verbos, fazendo principalmente uma comparação entre o português, o inglês e o chinês. A partir dessas dificuldades, desenvolve-se uma análise destes verbos e das diferentes construções gramaticais em que participam, seguindo a perspetiva da Linguística Cognitiva. Na segunda parte do trabalho, é feita uma aplicação didática do presente tema no ensino da gramática do PLE/L2.This report aims to present an analysis of two verbs in Portuguese, ser and estar, in the context of teaching Portuguese as a foreign language / second language (PFL/SL). We seek to understand the difficulties that foreign learners encounter regarding these two verbs through a comparison between Portuguese, English and Chinese. Based on the result, we develop, following the Cognitive Linguistics perspective, an analysis of these verbs and the different grammatical constructions in which they participate. In the second part of the report, we present a didactic application of the present theme in the grammar teaching of PFL/SL.Silva, Augusto Soares daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMei, I Cheang2019-07-01T09:29:23Z2019-06-1820192019-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27852TID:202257843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:16.772004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente Relatório pretende fazer uma análise dos dois verbos copulativos ser e estar no contexto do ensino de português como língua estrangeira/língua segunda (PLE/L2). Procuramos saber as dificuldades dos aprendentes estrangeiros sobre estes dois verbos, fazendo principalmente uma comparação entre o português, o inglês e o chinês. A partir dessas dificuldades, desenvolve-se uma análise destes verbos e das diferentes construções gramaticais em que participam, seguindo a perspetiva da Linguística Cognitiva. Na segunda parte do trabalho, é feita uma aplicação didática do presente tema no ensino da gramática do PLE/L2. |
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