Ser e Estar no ensino de português língua estrangeira/língua segunda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mei, I Cheang
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27852
Resumo: O presente Relatório pretende fazer uma análise dos dois verbos copulativos ser e estar no contexto do ensino de português como língua estrangeira/língua segunda (PLE/L2). Procuramos saber as dificuldades dos aprendentes estrangeiros sobre estes dois verbos, fazendo principalmente uma comparação entre o português, o inglês e o chinês. A partir dessas dificuldades, desenvolve-se uma análise destes verbos e das diferentes construções gramaticais em que participam, seguindo a perspetiva da Linguística Cognitiva. Na segunda parte do trabalho, é feita uma aplicação didática do presente tema no ensino da gramática do PLE/L2.
id RCAP_65858d48001e889e9e17f1c4329aecfc
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27852
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser e Estar no ensino de português língua estrangeira/língua segundaSerEstarEnsinoPortuguês língua estrangeiraGramáticaTeachingPortuguese as a foreign languageGrammarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório pretende fazer uma análise dos dois verbos copulativos ser e estar no contexto do ensino de português como língua estrangeira/língua segunda (PLE/L2). Procuramos saber as dificuldades dos aprendentes estrangeiros sobre estes dois verbos, fazendo principalmente uma comparação entre o português, o inglês e o chinês. A partir dessas dificuldades, desenvolve-se uma análise destes verbos e das diferentes construções gramaticais em que participam, seguindo a perspetiva da Linguística Cognitiva. Na segunda parte do trabalho, é feita uma aplicação didática do presente tema no ensino da gramática do PLE/L2.This report aims to present an analysis of two verbs in Portuguese, ser and estar, in the context of teaching Portuguese as a foreign language / second language (PFL/SL). We seek to understand the difficulties that foreign learners encounter regarding these two verbs through a comparison between Portuguese, English and Chinese. Based on the result, we develop, following the Cognitive Linguistics perspective, an analysis of these verbs and the different grammatical constructions in which they participate. In the second part of the report, we present a didactic application of the present theme in the grammar teaching of PFL/SL.Silva, Augusto Soares daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMei, I Cheang2019-07-01T09:29:23Z2019-06-1820192019-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27852TID:202257843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:16.772004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser e Estar no ensino de português língua estrangeira/língua segunda
title Ser e Estar no ensino de português língua estrangeira/língua segunda
spellingShingle Ser e Estar no ensino de português língua estrangeira/língua segunda
Mei, I Cheang
Ser
Estar
Ensino
Português língua estrangeira
Gramática
Teaching
Portuguese as a foreign language
Grammar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ser e Estar no ensino de português língua estrangeira/língua segunda
title_full Ser e Estar no ensino de português língua estrangeira/língua segunda
title_fullStr Ser e Estar no ensino de português língua estrangeira/língua segunda
title_full_unstemmed Ser e Estar no ensino de português língua estrangeira/língua segunda
title_sort Ser e Estar no ensino de português língua estrangeira/língua segunda
author Mei, I Cheang
author_facet Mei, I Cheang
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Augusto Soares da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mei, I Cheang
dc.subject.por.fl_str_mv Ser
Estar
Ensino
Português língua estrangeira
Gramática
Teaching
Portuguese as a foreign language
Grammar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ser
Estar
Ensino
Português língua estrangeira
Gramática
Teaching
Portuguese as a foreign language
Grammar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório pretende fazer uma análise dos dois verbos copulativos ser e estar no contexto do ensino de português como língua estrangeira/língua segunda (PLE/L2). Procuramos saber as dificuldades dos aprendentes estrangeiros sobre estes dois verbos, fazendo principalmente uma comparação entre o português, o inglês e o chinês. A partir dessas dificuldades, desenvolve-se uma análise destes verbos e das diferentes construções gramaticais em que participam, seguindo a perspetiva da Linguística Cognitiva. Na segunda parte do trabalho, é feita uma aplicação didática do presente tema no ensino da gramática do PLE/L2.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01T09:29:23Z
2019-06-18
2019
2019-06-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27852
TID:202257843
url http://hdl.handle.net/10400.14/27852
identifier_str_mv TID:202257843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131927417978880