A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19606 |
Resumo: | This article, especially designed for foreign language teachers and undergraduate students of Arts (languages), aims at developing a critical consideration of the pedagogical practices adopted for the teaching of grammar through the Communicative Approach in particular. The issues treated in this work were organized into two sections. In the first one, a brief historic-theoretical-practical discussion was developed for the purposes of issue contextualization, taking into consideration the traditional and communicative methods with special focus on the Communicative Approach. In the second section, a brief overview of the approaches that rule the current teaching practices of languages is provided. The ideas presented and discussed here are grounded on the works of Widdowson (1991), Silveira (1999), Lamb Fenner & Corbari (2006), Almeida (2011), Santos & Almeida Filho (2012), among others. |
id |
UFC-7_e6dc3a804398ae96f902ef71b89f1796 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/19606 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão críticaAbordagem comunicativaLíngua estrangeiraGramáticaCommunicative approachForeign languageGrammarThis article, especially designed for foreign language teachers and undergraduate students of Arts (languages), aims at developing a critical consideration of the pedagogical practices adopted for the teaching of grammar through the Communicative Approach in particular. The issues treated in this work were organized into two sections. In the first one, a brief historic-theoretical-practical discussion was developed for the purposes of issue contextualization, taking into consideration the traditional and communicative methods with special focus on the Communicative Approach. In the second section, a brief overview of the approaches that rule the current teaching practices of languages is provided. The ideas presented and discussed here are grounded on the works of Widdowson (1991), Silveira (1999), Lamb Fenner & Corbari (2006), Almeida (2011), Santos & Almeida Filho (2012), among others.O presente trabalho, especialmente elaborado para professores de línguas estrangeiras e graduandos do Curso de Letras de qualquer habilitação, objetiva empreender uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas adotadas para o ensino de gramática notadamente na Abordagem Comunicativa (AC). Para tanto, o artigo foi organizado conforme descrito a seguir: na primeira parte, empreendemos, para fins de contextualização, uma breve reflexão históricoteórico-prática do ensino-aprendizagem da gramática, contemplando os métodos tradicionais e comunicativos com destaque para a AC e na segunda parte, realizamos uma reflexão sobre o ensino de LE na AC, apresentando um panorama sucinto das abordagens que regem o ensino de línguas na atualidade. Para fundamentar este trabalho, foram considerados os estudos investigativos de Widdowson (1991), Silveira (1999), Lamb Fenner & Corbari (2006), Almeida (2011), Santos & Almeida Filho (2012), entre outros.Encontro sobre gramática: saberes e fazeres2016-09-16T23:25:22Z2016-09-16T23:25:22Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica. In:ENCONTRO DE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., 2012, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD, 2012, p. 11-25.2316-9583http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19606Vasconcelos, Maria Manolisa Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T15:14:24Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19606Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:48.602563Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica |
title |
A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica |
spellingShingle |
A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica Vasconcelos, Maria Manolisa Nogueira Abordagem comunicativa Língua estrangeira Gramática Communicative approach Foreign language Grammar |
title_short |
A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica |
title_full |
A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica |
title_fullStr |
A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica |
title_full_unstemmed |
A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica |
title_sort |
A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica |
author |
Vasconcelos, Maria Manolisa Nogueira |
author_facet |
Vasconcelos, Maria Manolisa Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Maria Manolisa Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem comunicativa Língua estrangeira Gramática Communicative approach Foreign language Grammar |
topic |
Abordagem comunicativa Língua estrangeira Gramática Communicative approach Foreign language Grammar |
description |
This article, especially designed for foreign language teachers and undergraduate students of Arts (languages), aims at developing a critical consideration of the pedagogical practices adopted for the teaching of grammar through the Communicative Approach in particular. The issues treated in this work were organized into two sections. In the first one, a brief historic-theoretical-practical discussion was developed for the purposes of issue contextualization, taking into consideration the traditional and communicative methods with special focus on the Communicative Approach. In the second section, a brief overview of the approaches that rule the current teaching practices of languages is provided. The ideas presented and discussed here are grounded on the works of Widdowson (1991), Silveira (1999), Lamb Fenner & Corbari (2006), Almeida (2011), Santos & Almeida Filho (2012), among others. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2016-09-16T23:25:22Z 2016-09-16T23:25:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica. In:ENCONTRO DE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., 2012, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD, 2012, p. 11-25. 2316-9583 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19606 |
identifier_str_mv |
VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A gramática e a abordagem comunicativa para o ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras: uma reflexão crítica. In:ENCONTRO DE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., 2012, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD, 2012, p. 11-25. 2316-9583 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Encontro sobre gramática: saberes e fazeres |
publisher.none.fl_str_mv |
Encontro sobre gramática: saberes e fazeres |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028735839895552 |