Reflexos e conflitos culturais na obra Amor e dedinhos de pé, de Henrique de Senna Fernandes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30811 |
Resumo: | Regressando à China em 1999, Macau, como região administrativa especial, celebrou seu 20.º aniversário de retorno em 2019. Segundo as descrições nas obras de Henrique de Senna Fernandes, nas ruas de Macau, frequentemente, veem-se pessoas com rostos da Europa Ocidental que falam fluentemente cantonês. Eles não são os portugueses que vivem em Macau como a maioria das pessoas pensa. Essas pessoas são os Macaenses. Os Macaenses, ou seja, «os filhos da terra», que têm um nome mais formal, «Habitantes de Ascendência Portuguesa», são o melhor resultado da combinação de culturas orientais e ocidentais em Macau. Através de uma introdução que incide sobre a presença dos macaenses na história de Macau, seguida ,uma reflexão sobre a língua portuguesa, como testemunho de integração e o seu impacto cultural na região, pretendeu-se neste estudo fazer uma análise atenta de uma obra de Henrique de Senna Fernandes, tendo em conta o fenómeno da fusão e do conflito cultural em Macau, ao nível da alimentação, casamento, educação e outros aspetos relevantes. |
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