Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merino, Francisco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.14591/aniki.v10n1.957
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.957
Resumo: A emergência da Realidade Virtual (RV) e o seu progressivo refinamento como modalidade de expressão imersiva permitiram o desenvolvimento de formatos híbridos, como a Realidade Virtual Cinematográfica – o objecto deste estudo – que combina os modos de representação narrativos da RV e do cinema. Partindo do pressuposto que os esquemas percetivos e os processos de narração estão intimamente vinculados ao meio, iremos proceder a uma análise comparativa que pretende identificar as simetrias e diferenças no modo como RV e o cinema contam histórias. A nossa atenção focar-se-á, sobretudo, nas divergências funcionais e ontológicas entre o processo de contar uma história e a experiência de a viver num ambiente virtual, recorrendo a categorias e conceitos extraídos da narratologia, dos estudos fílmicos e dos novos meios com o propósito de contribuir para uma teoria geral da narração em RV e de melhor compreender o vínculo desta à linguagem cinematográfica.
id RCAP_658b874977f0747018eabed4c231a0b4
oai_identifier_str oai:aim.org.pt/ojs/:article/957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuaisCinematic Virtual Reality: Telling or Living Stories in Virtual EnvironmentsNarrationimmersionVirtual RealitycinemastorylivingNarraçãoimersãoRealidade VirtualcinemastorylivingA emergência da Realidade Virtual (RV) e o seu progressivo refinamento como modalidade de expressão imersiva permitiram o desenvolvimento de formatos híbridos, como a Realidade Virtual Cinematográfica – o objecto deste estudo – que combina os modos de representação narrativos da RV e do cinema. Partindo do pressuposto que os esquemas percetivos e os processos de narração estão intimamente vinculados ao meio, iremos proceder a uma análise comparativa que pretende identificar as simetrias e diferenças no modo como RV e o cinema contam histórias. A nossa atenção focar-se-á, sobretudo, nas divergências funcionais e ontológicas entre o processo de contar uma história e a experiência de a viver num ambiente virtual, recorrendo a categorias e conceitos extraídos da narratologia, dos estudos fílmicos e dos novos meios com o propósito de contribuir para uma teoria geral da narração em RV e de melhor compreender o vínculo desta à linguagem cinematográfica.The emergence of Virtual Reality (VR) and its progressive refinement as a modality of immersive expression has promoted the development of hybrid formats, such as Cinematic Virtual Reality – our object of study – that combines the modes of narrative representation of the two media. Assuming that the perceptual schemes and the processes of narration are closely linked to the medium, we will carry out a comparative analysis that aims to identify the symmetries and differences in the way VR and cinema tell stories. Our attention will be focused, above all, on the functional and ontological divergences between the process of telling a story and the experience of living it in a virtual environment, using categories and concepts extracted from narratology, film studies and new media with the purpose of contributing to a general theory of narration in VR and to a broader understanding of its links to the cinematographic language.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2023-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.957https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.957Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 1 (2023): Immersion and Expanded Spectatorships; 159-186Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 1 (2023): Imersão e Experiências de Recepção Expandidas ; 159-1862183-175010.14591/aniki.v10n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/957http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/957/507Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMerino, Francisco2024-01-26T02:03:36Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:25.496994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuais
Cinematic Virtual Reality: Telling or Living Stories in Virtual Environments
title Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuais
spellingShingle Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuais
Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuais
Merino, Francisco
Narration
immersion
Virtual Reality
cinema
storyliving
Narração
imersão
Realidade Virtual
cinema
storyliving
Merino, Francisco
Narration
immersion
Virtual Reality
cinema
storyliving
Narração
imersão
Realidade Virtual
cinema
storyliving
title_short Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuais
title_full Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuais
title_fullStr Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuais
Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuais
title_full_unstemmed Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuais
Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuais
title_sort Realidade Virtual Cinematográfica: Contar ou viver histórias em ambientes virtuais
author Merino, Francisco
author_facet Merino, Francisco
Merino, Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Merino, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Narration
immersion
Virtual Reality
cinema
storyliving
Narração
imersão
Realidade Virtual
cinema
storyliving
topic Narration
immersion
Virtual Reality
cinema
storyliving
Narração
imersão
Realidade Virtual
cinema
storyliving
description A emergência da Realidade Virtual (RV) e o seu progressivo refinamento como modalidade de expressão imersiva permitiram o desenvolvimento de formatos híbridos, como a Realidade Virtual Cinematográfica – o objecto deste estudo – que combina os modos de representação narrativos da RV e do cinema. Partindo do pressuposto que os esquemas percetivos e os processos de narração estão intimamente vinculados ao meio, iremos proceder a uma análise comparativa que pretende identificar as simetrias e diferenças no modo como RV e o cinema contam histórias. A nossa atenção focar-se-á, sobretudo, nas divergências funcionais e ontológicas entre o processo de contar uma história e a experiência de a viver num ambiente virtual, recorrendo a categorias e conceitos extraídos da narratologia, dos estudos fílmicos e dos novos meios com o propósito de contribuir para uma teoria geral da narração em RV e de melhor compreender o vínculo desta à linguagem cinematográfica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.957
https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.957
url https://doi.org/10.14591/aniki.v10n1.957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/957
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/957/507
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
dc.source.none.fl_str_mv Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 1 (2023): Immersion and Expanded Spectatorships; 159-186
Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 1 (2023): Imersão e Experiências de Recepção Expandidas ; 159-186
2183-1750
10.14591/aniki.v10n1
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822183369589391360
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14591/aniki.v10n1.957