Ser criativo em ciências naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/20045 |
Resumo: | O presente relatório investigativo foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste contexto, dinamizaram-se quatro tarefas promotoras da criatividade em geral, realizadas nas aulas de Ciências Naturais por 16 participantes. No trabalho questionou-se a possibilidade de se usarem testes de avaliação da criatividade do tipo Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP) para aferir os conhecimentos dos participantes no tópico "A célula-unidade básica de vida" e também a eficácia das estratégias didáticas usadas na unidade de ensino. Trata-se de uma investigação qualitativa de carácter interpretativo, em que os dados foram recolhidos através de observação direta, notas de campo e registos dos participantes. Verificou-se que os participantes realizaram com entusiasmo as tarefas gerais de estimulação da criatividade quando os registos a efetuar eram desenhos, tendo demonstrado dificuldades nos registos escritos. Em relação aos testes TCT-DP, aplicados após três intervenções didáticas diferenciadas, observou-se que era possível identificar elementos nos desenhos que eram representativos de conhecimento relacionado com a constituição/forma/função de uma célula animal ou vegetal, realçando a potencialidade deste tipo de testes neste contexto. Entende-se que a promoção da criatividade é possível, associada a contextos de Ciências Naturais específicos, mediante a prática regular de tarefas vocacionadas para o efeito. As constantes mudanças e desafios a que atualmente somos submetidos no contexto laboral obrigam a que estejamos todos dotados de formas criativas de pensamento que ajudam na adaptação a novos contextos ou situações (Almeida & Nogueira, 2010), factos que não podem ser ignorados no processo educativo e nas reformas curriculares. |
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