Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Pedro Marinho Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20758
Resumo: A criatividade é hoje um tema em pleno debate no meio académico pela sua importância na sociedade atual. No entanto, apenas nos últimos anos se começou a discutir largamente a importância de implementar e desenvolver a criatividade nas escolas, no sentido de potenciar as competências do pensamento criativo nos alunos. Neste relatório de estágio são apresentadas algumas perspetivas e abordagens sobre a criatividade, na sua relação com o ensino, partindo do conceito inicial de competência. O presente estudo pretendeu ainda aferir o impacto e a eficácia de estratégias didático-pedagógicas conducentes ao desenvolvimento de competências de pensamento criativo nos alunos. Para o efeito, foi avaliado e comparado o potencial criativo de dois grupos de estudo, constituídos por alunos do 10º ano de escolaridade, tendo sido recolhida uma amostra por conveniência constituída por 45 sujeitos, com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos (M = 15.69 anos), (DP = 0.66). Foi utilizada como medida de avaliação o Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP) de Urban e Jellen (1996). Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o grupo experimental e o grupo de controlo para o total do TCT-DP, sendo que os sujeitos do grupo experimental apresentam resultados médios superiores de criatividade.
id RCAP_b3de33d56c1cd13d6a40a53cbd399fc7
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20758
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagemCriatividadeCompetênciaEnsinoCurrículoTCT-DPPensamento divergenteCreativityCompetenceTeachingCurriculumDivergent thinkingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA criatividade é hoje um tema em pleno debate no meio académico pela sua importância na sociedade atual. No entanto, apenas nos últimos anos se começou a discutir largamente a importância de implementar e desenvolver a criatividade nas escolas, no sentido de potenciar as competências do pensamento criativo nos alunos. Neste relatório de estágio são apresentadas algumas perspetivas e abordagens sobre a criatividade, na sua relação com o ensino, partindo do conceito inicial de competência. O presente estudo pretendeu ainda aferir o impacto e a eficácia de estratégias didático-pedagógicas conducentes ao desenvolvimento de competências de pensamento criativo nos alunos. Para o efeito, foi avaliado e comparado o potencial criativo de dois grupos de estudo, constituídos por alunos do 10º ano de escolaridade, tendo sido recolhida uma amostra por conveniência constituída por 45 sujeitos, com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos (M = 15.69 anos), (DP = 0.66). Foi utilizada como medida de avaliação o Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP) de Urban e Jellen (1996). Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o grupo experimental e o grupo de controlo para o total do TCT-DP, sendo que os sujeitos do grupo experimental apresentam resultados médios superiores de criatividade.Creativity is now a subject that entangles a full debate in academia for its importance in today's society. However, only in recent years did we begin to widely discuss the importance of implementing and developing creativity in schools in order to enhance the skills of creative thinking in students. This internship report presents some perspectives and approaches to creativity, in its relation with education, starting from the initial concept of competence. The present study aimed to further assess the impact and effectiveness of didactic and pedagogical strategies that lead to the development of creative thinking skills in students. To this end, we evaluated and compared the creative potential of two study groups, consisting of students on the 10th grade; we collected a convenience sample consisting of 45 subjects, aged between 15 and 18 (M = 15.69 years old) (SD = 0.66). The Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP) was used as an evaluation measurement by Urban & Jellen (1996). It was found that there were statistically significant differences between the experimental group and the control group for the total TCT-DP, with the subjects in the experimental group presenting higher average scores of creativity.Palhinha, Maria Helena CardosoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, Pedro Marinho Gonçalves2016-09-23T14:41:55Z201220122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20758TID:201676540porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:40:22Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:11.631838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem
title Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem
spellingShingle Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem
Teixeira, Pedro Marinho Gonçalves
Criatividade
Competência
Ensino
Currículo
TCT-DP
Pensamento divergente
Creativity
Competence
Teaching
Curriculum
Divergent thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem
title_full Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem
title_fullStr Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem
title_full_unstemmed Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem
title_sort Ensaio para o ensino da diversidade : a criatividade como fator de aprendizagem
author Teixeira, Pedro Marinho Gonçalves
author_facet Teixeira, Pedro Marinho Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palhinha, Maria Helena Cardoso
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Pedro Marinho Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Competência
Ensino
Currículo
TCT-DP
Pensamento divergente
Creativity
Competence
Teaching
Curriculum
Divergent thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criatividade
Competência
Ensino
Currículo
TCT-DP
Pensamento divergente
Creativity
Competence
Teaching
Curriculum
Divergent thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A criatividade é hoje um tema em pleno debate no meio académico pela sua importância na sociedade atual. No entanto, apenas nos últimos anos se começou a discutir largamente a importância de implementar e desenvolver a criatividade nas escolas, no sentido de potenciar as competências do pensamento criativo nos alunos. Neste relatório de estágio são apresentadas algumas perspetivas e abordagens sobre a criatividade, na sua relação com o ensino, partindo do conceito inicial de competência. O presente estudo pretendeu ainda aferir o impacto e a eficácia de estratégias didático-pedagógicas conducentes ao desenvolvimento de competências de pensamento criativo nos alunos. Para o efeito, foi avaliado e comparado o potencial criativo de dois grupos de estudo, constituídos por alunos do 10º ano de escolaridade, tendo sido recolhida uma amostra por conveniência constituída por 45 sujeitos, com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos (M = 15.69 anos), (DP = 0.66). Foi utilizada como medida de avaliação o Test for Creative Thinking - Drawing Production (TCT-DP) de Urban e Jellen (1996). Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o grupo experimental e o grupo de controlo para o total do TCT-DP, sendo que os sujeitos do grupo experimental apresentam resultados médios superiores de criatividade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2012-01-01T00:00:00Z
2016-09-23T14:41:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20758
TID:201676540
url http://hdl.handle.net/10400.14/20758
identifier_str_mv TID:201676540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131857772609536