Representação mental no desenho de crianças cegas: Estudo de três casos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4099 |
Resumo: | O nosso estudo pretende perceber se as crianças cegas têm capacidade de representação mental pelo desenho, tal como as crianças normo-visuais, através de um estudo de três casos de crianças cegas: uma criança com cegueira adquirida de doze anos; uma criança com cegueira congénita de onze anos; e uma criança também com cegueira congénita de sete anos de idade. Para avaliar estas capacidades de representação mental utilizou-se como principal instrumento o desenho. Os desenhos foram realizados em três fases distintas, onde foram pedidos vários desenhos. A capacidade de representação mental correcta pelo desenho de um dado objecto foi avaliada consoante o número de detalhes identificativos presentes no desenho desse mesmo objecto. Concluiu-se que somente as duas crianças mais velhas (cegueira adquirida e congénita) demonstraram ter capacidade de representação mental através dos desenhos pedidos, tal como as crianças normo-visuais. |
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Representação mental no desenho de crianças cegas: Estudo de três casosRepresentação mentalDesenhoCrianças cegasCegueira congénita e adquiridaMental representationDrawingBlind childrenCongenital and acquired blindnessPsicologia ClínicaO nosso estudo pretende perceber se as crianças cegas têm capacidade de representação mental pelo desenho, tal como as crianças normo-visuais, através de um estudo de três casos de crianças cegas: uma criança com cegueira adquirida de doze anos; uma criança com cegueira congénita de onze anos; e uma criança também com cegueira congénita de sete anos de idade. Para avaliar estas capacidades de representação mental utilizou-se como principal instrumento o desenho. Os desenhos foram realizados em três fases distintas, onde foram pedidos vários desenhos. A capacidade de representação mental correcta pelo desenho de um dado objecto foi avaliada consoante o número de detalhes identificativos presentes no desenho desse mesmo objecto. Concluiu-se que somente as duas crianças mais velhas (cegueira adquirida e congénita) demonstraram ter capacidade de representação mental através dos desenhos pedidos, tal como as crianças normo-visuais.ABSTRACT: Our study pretends to realize if blind children have mental representation capabilities by drawing, just like sighted children, through a study of three blind children: one child with acquired blindness at the age of twelve; one child with congenital blindness at the age of eleven; and one child also with congenital blindness at the age of seven. Drawing was used as primary tool to evaluate mental representation capabilities. Drawings were made in three distinct phases, where several drawings were asked to children. Correct mental representation capability by drawing of a certain object was evaluated by the number of identity details present on the drawing of that object. The conclusion was that only the older children (acquired and congenital blindness) demonstrated to have mental representation capabilities through the asked drawings, just like sighted children.Salgueiro, Emílio Eduardo GuerraRepositório do ISPASantos, Filipa Campos Mateiro2015-11-21T16:57:43Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:51Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:55.833187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O nosso estudo pretende perceber se as crianças cegas têm capacidade de representação mental pelo desenho, tal como as crianças normo-visuais, através de um estudo de três casos de crianças cegas: uma criança com cegueira adquirida de doze anos; uma criança com cegueira congénita de onze anos; e uma criança também com cegueira congénita de sete anos de idade. Para avaliar estas capacidades de representação mental utilizou-se como principal instrumento o desenho. Os desenhos foram realizados em três fases distintas, onde foram pedidos vários desenhos. A capacidade de representação mental correcta pelo desenho de um dado objecto foi avaliada consoante o número de detalhes identificativos presentes no desenho desse mesmo objecto. Concluiu-se que somente as duas crianças mais velhas (cegueira adquirida e congénita) demonstraram ter capacidade de representação mental através dos desenhos pedidos, tal como as crianças normo-visuais. |
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